terça-feira, 30 de maio de 2017

EXAMES E AÇÕES EDUCATIVAS E CULTURAIS NO DIA MUNDIAL SEM TABACO NO ES

O Dia Mundial Sem tabaco é comemorado nesta quarta-feira (31-5-2017) Para marcar a data, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realiza, desde o início de maio, uma série de atividades para alertar a população sobre os riscos do tabagismo.
Entre as atividades está a exposição “Controle do Tabaco no Brasil – uma trajetória”, que acontece, na sexta-feira (2-6-2017), na sede da secretaria, em Vitória. Na programação também haverá aferição da pressão e demonstrações da Altina ("filha" do Alcatrão com a Nicotina), que simula o impacto do tabagismo no corpo humano.
Desta segunda-feira (29) até quarta-feira (31), a Sesa também fará uma exposição guiada, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), durante todo o dia. Na quarta a programação será no saguão da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger). Nesses locais, além da exposição, os participantes também terão a chance de aferir a pressão arterial e tirar dúvidas sobre o tabagismo.
De acordo com dados do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), baseado em números de 2015, o Brasil tem 10,4% de fumantes entre a população maior de 18 anos, sendo 12,8% entre os homens e 8,3% entre as mulheres. Em Vitória, a prevalência de fumantes entre os maiores de 18 anos é de 7,9%. Os dados do ano passado serão divulgados na quarta.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que o tabagismo é causador de pelo menos 12 tipos de cânceres: Leucemia mielóide aguda, bexiga, pâncreas, fígado, colo de útero, esôfago, rins, laringe (cordas vocais), pulmão, cavidade oral (boca), faringe (pescoço) e estômago.
O instituto ainda estima que cerca de 320 homens e 160 mulheres no Espírito Santo sejam diagnosticados com de algum tipo de câncer provocado pelo tabagismo (traquéia, brônquio ou pulmão).
Em 2011, o Inca registrou 147.072 mortes relacionadas ao consumo de produtos de tabaco no Brasil. Além das mortes, foram registrados 157.126 infartos agudos do miocárdio, 75.663 acidentes vasculares cerebrais, e 63.753 diagnósticos de câncer.
Segundo a referência técnica em tabagismo da Sesa, Kátia Guerzet Teixeira, houve redução no número de fumantes no Estado. Para ela, esse fator está relacionado as campanhas de combate ao fumo realizadas pelo governo.
“Acredito a redução está relacionada com ao fortalecimento das ações do programa, com divulgação dos malefícios do tabaco através das campanhas educativas nas datas pontuais, nas ações legislativas com proibição de fumar em locais fechados, advertências sanitárias nos maços de cigarros dentre outras e no apoio a cessação dos indivíduos que querem deixar de fumar”, disse.  
Kátia ressaltou que muitos estudos evidenciam que o consumo de derivados do tabaco (cigarro, charuto, narguilé) causa cerca de 50 doenças diferentes, principalmente as cardiovasculares (infarto, angina), o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas (enfisema e bronquite).
“As doenças cardiovasculares e o câncer são as principais causas de morte por doença no Brasil. Entre os tipos principais tipos de cânceres, o que mais mata é o de pulmão. O tabagismo ainda pode causar impotência no homem, complicações na gravidez, aneurismas arteriais, úlcera do aparelho digestivo”, destacou.
Kátia disse que para quem deseja abandonar o cigarro, deve procurar uma unidade de saúde que oferecem o tratamento para receber as orientações necessárias e iniciar acompanhamento com os especialistas.
Dados
- De acordo com dados da Vigitel, o Brasil tem 10,4% de fumantes entre a população maior de 18 anos, sendo 12,8% entre os homens e 8,3% entre as mulheres.
- Em Vitória, a prevalência de fumantes entre os maiores de 18 anos é de 7,9%.
- Para este ano, o Inca estima que 320 homens e 160 mulheres desenvolvam cânceres de traquéia, brônquio e pulmão no Espírito Santo.
- O tabagismo é causador de pelo menos 12 tipos de cânceres: Leucemia mielóide aguda, bexiga, pâncreas, fígado, colo de útero, esôfago, rins, laringe (cordas vocais), pulmão, cavidade oral (boca), faringe (pescoço) e estômago.
- Em 2011 foram registrados 147.072 mortes relacionadas ao consumo de produtos de tabaco no Brasil. (29-5-2017). FONTE: Site do GovernoES. POSTADO TAMBÉM NOS SITES facebook.com/paulomacieldaradio e reporterpaulomaciel.blogspot.com (30-5-2017)

Nenhum comentário: