quarta-feira, 6 de maio de 2015

Paulo Maciel Comenta

Texto: Paulo R. Maciel para o blog WWW.REPORTERPAULOMACIEL.BLOGSPOT.COM

Observei por ocasião da posse do novo bispo da Diocese de Colatina/ES, Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, (02/05/2015), que o padre Ernandes Samuel Fantin, que acumula o título de chanceler, explicou muito bem, em reportagem da TV Sim-Colatina, o significado dos símbolos contidos na logomarca diocesana. Tem o círculo (que significa o infinito, a universalidade), a cor vermelha (do sangue de Jesus derramado por todos nós), a cruz (simbolizando a crucificação de Jesus Cristo), que está fincada na água (que representa o rio Doce e a água do batismo), o báculo (cajado do pastor da Igreja, que é o bispo, condutor do rebanho), a planta com três folhas (representando a agricultura e a Santíssima Trindade), a estrela (que vem a ser a Estrela da Manhã, ou Nossa Senhora da Saúde, madrinha e padroeira da Diocese) e as montanhas (que estão presentes em toda a região da Diocese).  
...
Pedi e recebi a bênção de Dom Geraldo Lyrio Rocha, após a celebração de posse de Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, na Catedral do Sagrado Coração de Jesus. Dom Geraldo foi o primeiro bispo da Diocese de Colatina, responsável pela sua instalação (1990) e onde ficou por doze anos (2002). Fiz muitas entrevistas com ele nesse período em que dedicou seu tempo de episcopado à região capixaba. Depois foi presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e hoje é arcebispo metropolitano de Mariana/MG. A Diocese de Colatina foi instalada há 25 anos, compreendendo dezessete municípios das regiões norte e noroeste do estado do Espírito Santo. O segundo bispo, Dom Décio Sossai Zandonade, tomou posse em 2003. Em 2014 renunciou ao cargo por problemas de saúde, tornando-se bispo emérito, e deve fixar-se em Ibiraçu/ES, que também faz parte do bispado. Dom Décio, que pretende colaborar com o novo bispo Dom Wladimir, disse que a Diocese de Colatina é ainda muito jovem “dentro do contexto da Igreja”, e que dessa fase em diante deverá receber um novo brilho. Ele lembrou que o Brasil todo passou a conhecê-la pela Cordis Paramentos, responsável pela confecção da vestimenta do Papa Francisco em sua visita a Aparecida/SP, por ocasião da viagem ao Brasil para Jornada Mundial da Juventude (2013) no Rio de Janeiro/RJ. Dom Wladimir informou à Imprensa que vai dar continuidade ao Projeto Pastoral que já está pronto até 2016 e pretende corresponder à boa receptividade de todos.   
...
A jornalista Miriam Leitão disse que o Brasil não fez acordo com os Estados Unidos, relegando o mercado norte-americano a segundo plano. Quando acontece uma crise de retração como agora, o país todo sente a falta que faz aquele imenso mercado comprador. Eu também acho isso. O Brasil ainda precisa aprender muito com os Estados Unidos para sair dessa pasmaceira, dessa lengalenga repetida há vários anos de “país emergente”.
...
No dia 14 de junho será realizada a 3ª Corrida Santa Lúcia, em Vitória/ES, com saída do Centro e chegada na Praia de Camburi. O percurso é de oito quilômetros, com largada às 7h30min. Segundo divulgação da Farmácia Santa Lúcia, as inscrições são limitadas e podem ser feitas no seu site. Um funcionário da farmácia em Colatina/ES me informou que no site são obtidas todas as informações, inclusive sobre o kit para a corrida.
...
Dois veteranos cantores, Luís Vieira e Agnaldo Timóteo, participaram do quadro “Jogo das 3 Pistas” do Programa Sílvio Santos, no domingo (03/05/2015). Me recordo que entrevistei Timóteo quando veio a Colatina para um show, há uns dez anos. Além da música, ele se destaca pelas opiniões contundentes, tendo sido vereador e deputado no Rio e em São Paulo. 
...
Vejo no dia a dia que a boa memória não é o forte de muita gente. Por isso fiquei atento a entrevista de uma médica na TV, quando falou sobre o processo de cognição, ou seja, o fortalecimento da memória. Entre outras coisas, ela disse que é bom para a memória consumir produtos com ômega 3 (peixes, por exemplo), tomate, chia, linhaça, gema de ovo e manter, acima de tudo, uma alimentação saudável. É também interessante ler e fazer palavras cruzadas, para exercitar a mente. Já quanto ao Mal de Alzheimer (tipo de demência que afeta idosos), explicou que é algo que precisa ser analisado mais profundamente por um profissional da área, levando-se em conta os sinais e um contexto específico. É uma doença que se manifesta por volta da faixa etária dos 60 anos.     
... 
Um show dedicado ao trabalhador da indústria será realizado em Colatina no dia dezesseis de maio (sábado), no Clube Itajubi, em Maria das Graças, a partir das 18h30min. A atração nacional será a festiva cantora e atriz paraibana Elba Ramalho. Mais informações no site do Sesi. Os ingressos são limitados.
...
O Shopping Moda Brasil, de Colatina, tem atraído compradores de roupas de diversas partes do país. Segundo lojistas, as excursões de compras são originárias de várias cidades espírito-santenses e também dos estados da Bahia, Minas Gerais, Sergipe, entre outros. Os visitantes encontram uma infinidade de produtos de confecções negociados no atacado, com destaque para os lançamentos, a excelente qualidade, o bom atendimento, a beleza das atendentes e as modernas instalações. A atual coleção é a de inverno. A moda plus size também faz parte do catálogo do shopping colatinense.     
...
A TV brasileira ainda mantem nomes de veteranos em seus quadros. E o melhor: fazendo sucesso. O mais consagrado deles, sem dúvida alguma, é o do animador e empresário Sílvio Santos. Com 84 anos e dono da sua própria emissora, mostra jovialidade nos palcos, além de extrapolada irreverência que lhe causa constrangimentos algumas vezes. Outro destaque é o também animador, imitador e cantor Raul Gil, que está com 77 anos. No âmbito do saudosismo, a TV ainda lembra das cantoras e apresentadoras Hebe Camargo (que morreu com 83 anos) e Inezita Barroso (que se foi aos 90 anos) e Chico Anysio (falecido aos 80). Hoje tem ainda no mercado a culinarista e apresentadora Palmirinha Onofre (83), que demonstra fôlego invejável para sua idade; os locutores e narradores Léo Batista (82) e Joseval Peixoto (76); as atrizes Fernanda Montenegro (85) e Nathália Thimberg (85); o ator, humorista e diretor Carlos Alberto de Nóbrega (79); e, correndo por fora, um pouco distantes dos holofotes, o locutor Cid Moreira (87), o casal de atores Glória Menezes (80) e Tarcísio Meira (79) e o ator Lima Duarte (85).
...
Por falar em longevidade, vale dizer que o jornalista e empresário Roberto Marinho (que morreu aos 98 anos) começou com 60 anos de idade o seu projeto de implantação da Rede Globo de Televisão. E veja só em que grande meio de comunicação ele a transformou. Seu terceiro casamento aconteceu quanto tinha quase 90 anos.
...
Muitas vezes o homem ama uma pessoa, mas sente desejo, atração também por outras. Quando não se contém, acaba traindo o cônjuge, a pessoa amada. E é aí que as coisas se complicam, pois nem toda mulher entende a separação entre os sentimentos de amor e desejo que muitos homens conseguem fazer... E sem se sentir culpados.
...
A apresentadora Débora Moraes, do programa "Ronda" (TV Tribuna/SBT), sobre o descaso de alguns médicos com seus pacientes: “Médicos, olhem para o nosso olho, olhem o juramento que vocês fizeram...” E ainda, sobre a prisão do assassino do radialista Antário Filho, somente muitos anos depois: “A Justiça tarda mas não falha, mas... como demora!!!”   
...
Observo pelas ruas das cidades do Espírito Santo que falta muito ainda para o reaproveitamento de resíduos sólidos na reciclagem. A gente vê muita coisa que poderia muito bem ser reciclada. Em grandes cidades, até os resíduos de construção (entulho) são transformados e voltam para o canteiro de obras por preços mais módicos.
...
Deus quer nos dar o céu, mas quer também que cada um se esmere por merecê-lo.///Você que não tem pai ou mãe, não se desespere. Você não é órfão na eternidade, pois tem o Pai, o Filho (Jesus) e o Espírito Santo. E a mãe: Nossa Senhora.///O alimento é para o corpo físico o que a oração é para a alma e o espírito.

Nenhum comentário: