quarta-feira, 27 de maio de 2015

Espírito Santo: Cultura faz audiência pública para discutir editais para 2015

Web Ales
A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) realiza, nesta quinta-feira (28/05/2015), a partir das 14 horas, audiência pública para debater sobre os editais de cultura abertos em 2015 pelo Governo do Estado e políticas públicas na área. O encontro, que será promovido no plenário Dirceu Cardoso, contará com a participação de representantes de diversos segmentos da classe artística, como Amanda Brommonschenkel, do Fórum Livre da Cultura Capixaba, que comporá a mesa. A presença do secretário estadual da pasta, João Gualberto Vasconcellos, não foi confirmada.

Os editais de cultura têm provocado debates na classe artística do Estado. No fim do mês de abril, após a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) apresentar cortes no orçamento dos Editais Funcultura 2015 e explicar que parte do orçamento dos editais viria da iniciativa particular, nesse caso, do Instituto Sincades, artistas de várias áreas e setores criativos se reuniram em uma série de protestos que culminou com a ocupação da Secult (#OcupaSecult). 

Depois da ocupação, os artistas se organizaram num Fórum Livre da Cultura Capixaba, que vem desde então debatendo a questão dos editais e de Políticas Públicas de Cultura do Estado.

De acordo com o presidente da Comissão de Cultura da Casa, deputado Marcos Bruno (PRTB), a reunião extraordinária foi uma demanda da própria comunidade da cultural capixaba e de membros da “#OcupaSecult”. “A Assembleia está abrindo esse espaço para que a sociedade civil exponha a sua insatisfação e para que os participantes possam tirar algumas diretrizes para a categoria”, ressaltou o parlamentar. 

Marcos Bonn, com informações de Priscilla Huapaya/Web Ales
(Reprodução autorizada mediante citação da Web Ales)

Nenhum comentário: