domingo, 3 de maio de 2015

Dom Wladimir já é o bispo empossado da Diocese de Colatina/ES


Texto e fotos: Paulo R. Maciel para o blog www.reporterpaulomaciel.blogspot.com

Com a participação maciça de fiéis, padres, diáconos e religiosos de suas paróquias em dezessete cidades, além de autoridades convidadas, foi realizada no sábado (02/05/2015), às 17h, na Catedral do Sagrado Coração de Jesus, a Celebração Eucarística de Posse de Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias na Diocese de Colatina. Ele passa a ser o terceiro bispo da Diocese, sendo antecedido por Dom Geraldo Lyrio Rocha (ex-presidente da CNBB) e Dom Décio Sossai Zandonade (agora bispo Emérito), que também se fizeram presentes à cerimônia. O arcebispo da Arquidiocese de Vitória, Dom Luís Mancilha Vilela, foi quem fez a abertura da celebração. O chanceler da Diocese, padre Ernandes Samuel Fantin fez a leitura dos atos oficiais da posse, como o ofício da Nunciatura Apostólica do Brasil. O padre Paulo Bosi Dal’Bó fez a saudação ao novo bispo em nome das paróquias. Dom Joaquim Wladimir assume no ano em que a Diocese comemora o seu jubileu de 25 anos, festividade que tem como tema “Contemplar, Celebrar, Reencantar”. O novo líder católico da Diocese de Colatina lembrou o Papa Francisco, para pregar o princípio da unidade, quando “bispos e padres reúnem a Igreja em torno da Eucaristia, indo ao encontro dos pobres e marginalizados”. O bispo, que é natural do estado de São Paulo, se colocou à disposição de todos: “Vim para servir”. Disse também que nessa função deve ser “inquieto, vigilante, repleto de coragem e humildade.” Estiveram presentes também autoridades ligadas aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, como o governador Paulo Hartung, o prefeito Leonardo Deptulski, o juiz Jocy Zanotelli, vereadores, entre outros convidados.  

O brasão heráldico de Dom Joaquim Wladimir tem a cor branca e sombreamento preto, carregando em si o Lema Episcopal, ou seja, o lema que traçará o caráter do trabalho pastoral do bispo. O lema, no caso, foi tirado do Evangelho de São Lucas, capítulo 1, versículo 38, que diz: "Fiat Mihi secundum Verbuum Tuum" ("Faça-se em mim segundo a Vossa Palavra"). A cor é branca para simbolizar a reta intenção em promover, ensinar e viver este propósito, segundo informação do bispo Dom Mauro Lorian, OSB.
A Diocese de Colatina foi instalada em 15 de julho de 1990 e é composta por 31 paróquias instaladas em dezessete municípios, onde há oitocentas comunidades. Calcula-se em 612 mil habitantes a população da região, que conta com 43 padres. Ao fim da celebração vários fiéis procuraram seu novo pastor para cumprimenta-lo e posar para fotografias. Dom Geraldo, que foi o primeiro bispo de Colatina, também foi muito solicitado.


Nenhum comentário: