quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

LITURGIA.20/0/2/2020,5ªf.:VI Semana Comum.Sto.Eleutério.Voz: Paulo Maciel - Colatina/ES

--POSTADO NO BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com , NO CANAL DO YOUTUBE paulo roberto maciel E NA REDE SOCIAL www.facebook.com/paulomacieldaradio 

--Liturgia Diária da Palavra. 20/02/2020, Quinta-feira da VI SEMANA DO TEMPO COMUM. Santo do dia: Santo Eleutério. Cor: verde. Rito: Ofício do Dia. 1ª Leitura: Leitura da Carta de São Tiago (Tg 2,1-9): "...se cumpris a lei régia, conforme a Escritura: 'Amarás o teu próximo como a ti mesmo', estais agindo bem. Mas se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado e a Lei vos acusa como transgressores." Salmo Responsorial: (Sl 34,2-3.4-5.6-7 (R: 7a)): "R: Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido." Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos (Mc 8,27-33): "Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia padecer muito , ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias". Fonte: www.novaalianca.com.br .

Edição, filmagem e narração: repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel, de Colatina/ES, para seus endereços na web: paulo roberto maciel (canal no youtube), reporterpaulomaciel.blogspot.com e www.facebook.com/paulomacieldaradio (19/02/2020)
--SANTO DO DIA 20 DE FEVEREIRO DE 2020: SANTO ELEUTÉRIO. (Fonte: www.a12.com ): -
O nome de Santo Eleutério significa "libertador". Assim Eleutério, ao viver inteiramente para Cristo conseguiu ser instrumento de libertação de erros e pecados para muitos. Viveu por volta do ano 470, em Tournai, região onde hoje está a Bélgica.
Conta-nos a história que, quando menino, ele ouviu a profecia de que seria um bispo. Eleutério respondeu o chamado vocacional e entrou para a formação que o encaminhou ao sacerdócio e mais tarde à ordenação episcopal. Eleito como primeiro bispo de Tournai, Santo Eleutério foi um grande desbravador da fé que deu o seu sangue por amor ao rebanho.
Santo Eleutério trabalhou arduamente para organizar a construção de igrejas, incentivar vocações, formar o clero, enfim, tudo o necessário para lidar com a recém-nascida diocese. Grande pacificador, Santo Eleutério conviveu em meio a grandes conflitos. Por isso, ao lidar com um povo de índole guerreira, teve que esforçar-se para levar a paz de Cristo para tantos corações. Promoveu uma sólida evangelização a fim de que o Evangelho fosse entendido como um estilo de vida para o povo.
Zeloso, perseverante e homem de oração, combateu as heresias e batalhou para o resgate de muitos pagãos. Santo Eleutério doou a vida em favor do povo. Foi martirizado em 532.  
Reflexão: Santo Eleutério, de caráter bem formado e no exercício prático do sagrado magistério, fez a obra da redenção ser conhecida pelo povo. Cristo morreu para a salvação de todos os homens. Não devemos, portanto, julgar os mais ricos, os pobres, e nem mesmo os pecadores. Devemos condenar as más atitudes, os maus exemplos, mas nunca condenar aqueles que praticam tais danos, pois Deus é fiel e justo e só a ele cabe o julgamento. Nossa missão aqui na terra é praticar boas obras e, com nosso exemplo, quem sabe, converter quem pratica a iniqüidade. Cristo não veio para salvar os justos, e sim os pecadores. Portanto, enquanto navegamos no mar da vida, tenhamos a consciência que estamos todos na mesma embarcação implorando a misericórdia do Senhor.
Oração: Amado Pai, Deus Uno e Trino, que escolhestes São Eleutério para o pastoreio dos fiéis, ajudai-nos a descobrir e viver nossa vocação, dedicando nossa vida ao serviço dos mais necessitados. Pedimos isso em nome de Cristo, nosso Senhor. Amém. Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

Nenhum comentário: