O impresso "O Dia do Senhor - Celebração Dominical da Palavra de Deus", da Diocese de Colatina/ES, é utilizado nas celebrações da Palavra em igrejas de sua jurisdição. Ano A - XXX - Nº 1802. 7º DOMINGO DO TEMPO COMUM. 23/02/2020. "Amai vossos inimigos ". Cor verde. Ano Jubilar Missionário. 1ª Leitura: Leitura do Livro do Levítico (Lv 19, 1-2.17-18). Salmo Responsorial: (Sl 102) (103), 1-2.3-4.8.10.12-13 (R: 1a8b) ): "Bendize ó minh’alma, ao Senhor, pois Ele é bondoso e compassivo!" (bis). 2ª Leitura: Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios (1Cor 3, 16-23). Evangelho: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 5, 38-48). INSTRUÇÕES PARA A CELEBRAÇÃO: "Preparar cartazes em forma de corações com as frases bíblicas escritas bem legíveis: Amai vossos inimigos - Fazei o bem aos que vos odeiam - Orai por aqueles que vos maltratam e perseguem. (Mt 5,44) Colocá-los em destaque na porta da Igreja. Preparar com antecedência a recordação da vida. Para dar início à celebração, cantar de forma orante o canto de ambientação."
- O documento traz a reflexão da Liturgia da Palavra no item 'Meditando a Palavra de Deus", onde diz: "O centro da liturgia de hoje gira em torno da perfeição que recorda a criatura humana feita à imagem e semelhança de Deus. O Evangelho estabelece para a sociedade da época a perfeição do amor. O próprio Deus é esse amor e Ele não deixa de olhar com misericórdia para todo aquele que peca. Esse ensinamento mostra que o amor é muito mais forte que a vingança contra quem fez o mal. Nutrir o rancor, o ódio, a raiva é ir contra Deus que sempre veio ao encontro da humanidade com o coração misericordioso. A Lei do amor é a justiça que o Senhor quer que seja cumprida. Amar os inimigos e rezar pelos que nos perseguem torna-nos filhos de Deus Pai que está nos céus. O Pai nos ama tanto que não nos trata como merecíamos pelas nossas atitudes mesquinhas e hipócritas. Seu amor sempre nos aproxima e por isso somos chamados e exortados pelo Senhor Jesus a ser perfeitos como o Pai Celeste é perfeito. É um amor incondicional que transforma a nossa sociedade e faz a justiça acontecer em nosso meio. Amor que nos faz entender o coração daquele que se encontra nas trevas e nos impulsiona para o perdão, tão necessário em nossos dias. Na primeira leitura deste domingo, estamos no coração do Levítico e do chamado código da santidade. A intenção é demonstrar de que forma as pessoas podem se relacionar com Deus que libertou seu povo da escravidão do Egito. Como ser santo àsemelhança da santidade de Deus. A santidade consiste no comportamento responsável e adulto em relação ao próximo, que inicia por libertar o coração do ódio e se traduz em corresponsabilidade no bem, a fim de evitar e afastar o mal e culminar no amor gratuito e desinteressado. Deus libertou o povo do ódio do Faraó, educou-o no deserto e mostrou-lhe amor, conduzindo-o à liberdade e à vida. Na Carta de Paulo aos Coríntios, a comunidade é tida como lugar onde se encontra Deus e se presta culto a Ele. Os conflitos comunitários são superados pelo discernimento das funções de suas lideranças. Elas pertencem à comunidade e estão a serviço delas, a fim de que descubra e proclame quem é seu verdadeiro dono: Cristo que pertence a Deus. Os líderes não são donos da comunidade, almejar isso significa destruir o templo de Deus. Jesus havia anunciado a destruição do Templo de Jerusalém porque aí se instalara uma religião e um modo de entender a sociedade contrastante com o projeto de Deus. A liturgia de hoje nos leva a compreender como estamos longe da compreensão do que seja a verdadeira santidade. Admiramos os testemunhos heroicos daqueles que foram elevados à glória dos altares, mas ainda não conseguimos chegar a compreender que a santidade é também uma realidade comunitária, na qual a ajuda mútua nos leva a sermos mais humanos e fraternos, mais justos e pacíficos, ou seja, mais santos. Vivamos, cada vez mais, a santidade em nossas comunidades."
--Animador(a) - "...Neste dia em que fazemos memória da Páscoa do Senhor, somos chamados a sermos santos como Deus é Santo. Cada cristão recebeu este dom! Tornar-se-á santo e o será, na medida em que, com o auxílio de Deus, fizer frutificar a graça que o Batismo lhe conferiu...."
---Catequese Litúrgica: "Celebração Dominical da Palavra de Deus - A Igreja sempre venerou as divinas Escrituras como o próprio Corpo do Senhor, não deixando nunca, sobretudo na Sagrada Liturgia, de tomar da mesa quer da Palavra de Deus, quer do Corpo de Cristo e distribuir aos fiéis o Pão da Vida” (DV, n 21). As celebrações sagradas da Palavra de Deus são da máxima utilidade para vida, quer dos indivíduos, quer das comunidades, no sentido de fomentar o espírito e a vida espiritual, despertar neles um amor mais intenso à Palavra de Deus, realizar celebrações mais frutuosas, quer da Eucaristia, quer dos outros sacramentos”. Guia Litúrgico Pastoral - Edições CNBB
Leituras da Semana:2ª feira: Tg 3,13-18; Sl 18; Mc 9,14-29. 3ª feira: Tg 4,1-10; Sl 54; Mc 9,30-37. 4ª feira: Jl 2,12-18; Sl 50; 2Cor 5,20-6,2; Mt 6,1-6.16-18. 5ª feira: Dt 30,15-20; Sl 1; Lc 9,22-25. 6ª feira: Is 58,1-9a; Sl 50; Mt 9,14-15. Sábado: Is 58, 9b-14; Sl 85; Lc 5,27-32. Domingo: Gn 2,7-9; 3,1-7; Sl 50; Rm 5,12-19; Rm 5,12.17-19; Mt 4,1-11.
- Fonte: ImpressoODiadoSenhordaDiocesedeColatina. SERVIÇO: "O DIA DO SENHOR" (DIOCESE DE COLATINA). CÚRIA DIOCESANA DE COLATINA. Rua Santa Maria, 350, Edifício João Paulo II, CEP 29700-200 - COLATINA/ES. Telefone (0xx27) 2102-5000. E-mail: diadosenhor@diocesedecolatina.org.br - site: www.diocesedecolatina.org.br - site do Santuário Nossa Senhora da Saúde (Ibiraçu/ES): www.maedasaude.org.br .- TEXTO, PESQUISA, FILMAGEM E NARRAÇÃO: REPÓRTER, RADIALISTA E BLOGUEIRO PAULO MACIEL, DE COLATINA/ES, PARA OS ENDEREÇOS DA WEB: paulo roberto maciel (canal no youtube), reporterpaulomaciel.blogspot.com e facebook.com/paulomacieldaradio (22-02-2020)
Nenhum comentário:
Postar um comentário