Liturgia Diária da Palavra,26-07-2019, 6ª-feira, XVI Semana do Tempo Comum. S. JOAQUIM E SANT’ANA – PAIS DE MARIA. Voz: repórter Paulo Maciel - Colatina. Cor dos paramentos litúrgicos: Branca. (Prefácio Comum dos Santos - Ofício da Memória). 1ª Leitura: Leitura do Livro do Eclesiástico (Eclo: 44,1.10-15): “A descendência deles mantém-se fiel às alianças, e, graças a eles, também os seus filhos. Sua descendência permanece para sempre, e sua glória jamais se apagará.”. Salmo Responsorial (Sl 132,11.13-14.17-18 (R: Lc 1,32a): “R: O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, Davi.”. Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 13,16-17): " 'Muitos profetas e justos desejavam ver o que vedes, e não viram, desejavam ouvir o que ouvis, e não ouviram'".
Fonte: www.novaalianca.com.br . TEXTO, edição, filmagem e narração: repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel, de Colatina/ES, para seus endereços na web: paulo roberto maciel (canal no youtube), reporterpaulomaciel.blogspot.com e facebook.com/paulomacieldaradio (25/07/2019)
SANTO DO DIA 26 DE JULHO :S. JOAQUIM E SANT’ANA – PAIS DE MARIA (Fonte: www.a12.com )-Segundo antiquíssima tradição da Igreja, hoje comemoramos a festa de São Joaquim e Santa Ana, pais de Maria Santíssima e avós de Jesu. O casal já estava com idade avançada e ainda não tinha filhos e a esterilidade causava sofrimento e vergonha, pois para o judeu não ter filhos era sinal da maldição divina.Mas Ana e Joaquim não desistiram. Rezaram muito até que, quando já estavam quase perdendo a esperança, Ana engravidou.
Do amor e da fé do casal nasceu Maria, que iria gerar o Filho de Deus. A santidade de Maria atesta para nós a santidade de seus pais, pois pelos frutos conhecemos as árvores. Maria, ao nascer, não só tirou dos ombros dos pais o peso de uma vida estéril, mas ainda recompensou-os pela fé, ao ser escolhida no futuro para ser a Mãe do Filho de Deus.
Maria recebeu no lar formado por seus pais todo o tesouro das tradições da Casa de Davi que passavam de uma geração para outra; foi no lar que aprendeu a dirigir-se a Deus com imensa piedade; foi no lar que conheceu as profecias relativas à chegada do Messias.
São Joaquim e Santa Ana, pais Maria, foram, no seu tempo e nas circunstâncias históricas concretas, um elo precioso do projeto da salvação da humanidade.
Reflexão:
O Papa João Paulo II ensina que São Joaquim e Santa Ana são “uma
fonte constante de inspiração na vida cotidiana, na vida familiar e
social”. E exorta: “Transmiti mutuamente de geração em geração, junto
com a oração, todo o patrimônio da vida cristã”. Que hoje possamos
pensar na nossa família, rezar por ela e pedir a Deus que nos ajude a
manter unidos todos nossos familiares.
Oração:
Senhora Sant'Ana, fostes chamada por Deus a colaborar na salvação
do mundo. Seguindo os caminhos da Providência Divina, recebeste São
Joaquim por Esposo. Deste vosso matrimônio, vivido em santidade, nasceu
Maria Santíssima, que seria a Mãe de Jesus Cristo. Alcançai-nos a
alegria de viver fielmente na Igreja de Cristo, guiados sempre pelo
Espírito Santo, para que um dia, após as alegrias e sofrimentos desta
vida, mereçamos também nós chegar a casa do Pai. Por Cristo osso Senhor.
Amém! Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário