terça-feira, 9 de julho de 2019

DEVOLUÇÃO DE R$ 48,9 MILHÕES A CONSUMIDORES DA SANTA MARIA (DISTRIBUIDORA DE ENERGIA NO NORTE DO ES)

DEVOLUÇÃO DE CRÉDITOS AOS CONSUMIDORES SERÁ...NO PRAZO... DE 40 MESES
A partir deste mês de julho de 2019, consumidores de energia elétrica atendidos pela Empresa Luz e Força Santa Maria (ELFSM), em 11 municípios do Noroeste do Espírito Santo, receberão créditos referentes à cobrança de ICMS na base de cálculo do PIS e da Cofins. O valor estimado é de R$ 48,9 milhões, num período de aproximadamente 40 meses. A devolução será mediante crédito nas contas de energia elétrica.
A ELFSM, ao longo dos anos, juntamente com as demais concessionárias de energia elétrica do país, incluiu o ICMS na base de cálculo do PIS e da Cofins nas faturas de energia elétrica de seus consumidores, seguindo procedimento obrigatório determinado pela Receita Federal do Brasil.
“Na defesa dos interesses de seus consumidores, a Santa Maria ingressou em juízo no ano de 2016, pleiteando a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da Cofins, bem como a recuperação dos valores pagos a mais nos últimos cinco anos nas contas de energia elétrica. Após superar as diversas fases processuais, obtivemos êxito nessa demanda, não incluindo mais, desde maio, o ICMS na base de cálculo do PIS e da Cofins, reduzindo, assim, os valores dos tributos e, por consequência, da fatura de energia elétrica”, afirmou o assessor de diretoria da Santa Maria, Henrique Coutinho.
A devolução dos créditos aos consumidores terá início em julho de 2019 e será feita no prazo estimado de 40 meses, conforme compensação dos tributos devidos mensalmente à Receita Federal. 
O valor da restituição aos consumidores, consolidado por CPF ou CNPJ, poderá ser consultado através do portal www.elfsm.com.br ou do aplicativo da Santa Maria.
.(27/06/2019). Fonte: ELFSM. 
MANCHETE ADAPTADA E TEXTO POSTADO POR: REPÓRTER, RADIALISTA E BLOGUEIRO PAULO MACIEL, DE COLATINA/ES, PARA SEUS ENDEREÇOS NA WEB: reporterpaulomaciel.blogspot.com e facebook.com/paulomacieldaradio (09/07/2019)
OUTRAS NOTAS DA ELFSM:

Ouvidoria da Empresa Luz e Força Santa Maria é eleita a melhor do Brasil

A Ouvidoria da Empresa Luz e Força Santa Maria foi premiada como a melhor do Brasil que atende entre 100 mil e 1 milhão de unidades consumidoras. O reconhecimento ocorreu na segunda edição do prêmio criado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para destacar as melhores ouvidorias das distribuidoras de energia elétrica do País. A divulgação do resultado e a premiação ocorreram no dia 15 de maio, em Vitória.
A Santa Maria é bicampeã na premiação, já que no ano passado também foi premiada. Com a conquista, a Aneel reconheceu o tratamento adequado dispensado às manifestações de seus consumidores, contribuindo para uma mobilização nacional em favor do fortalecimento da atividade e incentivando melhorias no tratamento das demandas recebidas.
Em agradecimento, o ouvidor da Santa Maria, Alexsandre Ferreira, destacou a união da empresa para alcançar mais uma premiação. “Conseguimos construir um ambiente dentro da Santa Maria que prioriza a resolução das demandas apresentadas pelos nossos clientes.”, afirmou. (16/05/2019
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Santa Maria conquista premiação nacional

Na noite de quarta-feira (03/07/2019), foi realizada em Brasília a 21ª edição do Prêmio Abradee, realizada pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica. A Empresa Luz e Força Santa Maria conquistou o 3° lugar na Categoria Avaliação Pelo Cliente para empresas com menos de 500 mil consumidores.
O objetivo da premiação é reconhecer as melhores empresas de distribuição do país por seu desempenho e melhores práticas ao longo do último ano. A cerimônia foi realizada no auditório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), e contou com a participação dos representantes das principais empresas de distribuição de energia elétrica, de entidades do setor elétrico e membros do poder executivo.
O Prêmio Abradee, que já ultrapassa duas décadas desde sua primeira edição, é realizado em parceria com o Instituto Ethos, o Instituto Innovare de Pesquisa, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), parceiros independentes e de alta reputação junto ao mercado, conferindo ao Prêmio a credibilidade de suas marcas e a confiabilidade de suas avaliações. Tem como objetivo fomentar e incentivar as melhores práticas entre as empresas de distribuição de energia, na busca permanente pela melhoria da qualidade na prestação do serviço público de energia elétrica à sociedade brasileira. (4/07/2019)


 

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