quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

CONFIRA CINCO DICAS SIMPLES PARA PREVENIR O CÂNCER DE PELE

Especialistas alertam para cuidados mais intensos no verão
Estamos no verão, e junto com o sol e o calor chega a campanha Dezembro Laranja, que busca engajar homens e mulheres no combate contra o câncer de pele.

De acordo com uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), seis milhões de brasileiros adultos não se protegem do Sol, e 106 milhões se expõem aos raios ultravioletas de propósito e sem a proteção adequada. Uma das principais consequências desses atos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é a estimativa de 17 milhões de novos casos de câncer de pele no mundo até 2030.

Os hábitos citados na pesquisa da SBD, de acordo com o rádio-oncologista Nivaldo Kiister, são facilitadores do desenvolvimento da doença. “Devemos evitar a exposição solar nos momentos mais quentes do dia, especialmente entre às 10h e às 16h. Se for realmente necessário sair nesses horários, use óculos escuros e não deixe de lado o protetor solar. Atitudes simples como essas podem fazer toda a diferença”, afirma Kiister.

Segundo a dermatologista do Hospital Metropolitano Manoela Sarmento, o protetor solar não deve ser usado apenas no verão. “O tempo quente e a campanha Dezembro Laranja ajudam as pessoas a mudarem a forma de se protegerem contra o câncer de pele. Porém, é importante que esses cuidados sejam tomados durante todo o ano. Também devemos observar nosso corpo, procurando por pintas, sinais e manchas, e analisando se mudaram de cor ou de tamanho”, explica.

Manoela deixa ainda um alerta. “Evitar o bronzeamento artificial também é importante”, diz. De acordo com a médica, a exposição intensa aos raios UVB e UVA aumenta gradativamente o risco de as células da pele serem alteradas, o que pode facilitar o desenvolvimento do câncer.

Para prevenir o problema, a dermatologista sugere cinco hábitos que podem ser incluídos no dia a dia:
1-    Evitar o sol em excesso, principalmente entre 10h e 16h;
2-    Reaplicar o protetor solar a cada duas horas, mesmo com o tempo nublado ou em ambiente fechado;
3-    Além do protetor solar, usar roupas cumpridas para resguardar braços, pernas e colo.
4-    Aderir ao uso de bonés ou chapéus e óculos de sol, para impedir que os raios ultravioletas atinjam os olhos;
5-    Na piscina ou na praia, é recomendável utilizar barracas feitas de algodão ou de lona, pois elas absorvem 50% da radiação solar, o que ajuda a manter a pele protegida. (11-12-17). POSTADO POR REPÓRTER, radialista e blogueiro Paulo Maciel, de Colatina/ES, nos sites facebook.com/paulomacieldaradio e reporterpaulomaciel.blogspot.com (14-12-2017)


Descrição: cid:image001.png@01D3726D.8CDF6A10

Nenhum comentário: