terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

REPERCUSSÕES SOBRE A PARALISAÇÃO DA PM NO ES

O presidente da Associação dos Oficiais Militares do Espírito Santo, major Rogério Fernandes Lima, informou, em entrevista na manhã desta terça-feira (7-2-2017) ao telejornal Bom Dia ES (TV Gazeta), que já recebeu a notificação da Justiça sobre a multa diária de R$ 100 mil, caso a paralisação das atividades da Polícia Militar permaneça. Mas o oficial eximiu de culpa as associações, dizendo que são "os familiares dos policiais" que os impedem de trabalhar.

A respeito do pedido de reajuste salarial, ele disse que os policiais capixabas são os que menos ganham no país. O major Rogério revelou também que o salário inicial da PM é de R$ 2.640 enquanto no resto do país é superior a 3 mil. 
Defendendo seus colegas, disse ainda que a Constituição os proíbe de fazer greve (por ser serviço "essencial" de proteção à sociedade) e de se sindicalizar (por isso eles não tem sindicatos e sim associações) e que "não existe greve branca", mas, sim, o movimento das mulheres dos policiais. 
Secretário de Segurança
"Precisamos priorizar a segurança do cidadão capixaba", disse o secretário estadual de Segurança, André Garcia, à TV Vitória. "Tem uma câmara permanente de discussão e negociação com os servidores públicos", garantiu o secretário, a respeito do diálogo do Governo Estadual com o funcionalismo. E criticou as lideranças policiais envolvidas: "Há uma forte incitação para que esse movimento continue". Sobre a reivindicação de tropas feita ao Governo Federal, Garcia afiançou que: "Temos em mãos 1200 homens (Exército e Força Nacional), para atuar na Grande Vitória e no interior" (nos municípios em que não for conseguida a volta dos policiais às ruas). 
Ele elogiou o trabalho feito pelos policiais civis e guardas municipais, neste momento atípico da segurança pública no estado do Espírito Santo. E tornou a dizer que já há também policiais militares retomando suas atividades. "Onde tem PMs trabalhando, não haverá Exército e nem Força Nacional", explicou. Revelou que o telefone 190 está recebendo as denúncias da população, a respeito de crimes praticados nessa oportunidade. Outra afirmação dele é que os manifestantes são passíveis de serem criminalizados, no caso de "responsabilização penal por desobediência a ordem judicial e obstrução do serviço público."

Manchetes
Já os jornais capixabas estampam manchetes "explosivas" em suas capas, nesta terça-feira, como: "FAROESTE CAPIXABA"; "DEMOROU! EXÉRCITO NAS RUAS"; "65 MORTES: É O NÚMERO DE ASSASSINATOS DESDE O INÍCIO DA GREVE"; EXECUÇÕES NO MEIO DA RUA: SEM POLICIAMENTO, CRIMINOSOS ATERRORIZARAM A GRANDE VITÓRIA".
Texto e pesquisa: Repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel para os sites facebook.com/paulomacieldaradio ereporterpaulomaciel.blogspot.com (7-2-2017)

Nenhum comentário: