quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

FORÇAS ARMADAS E FORÇA NACIONAL DE SEGURANÇA NO ES

AÇÃO DE FORÇAS ARMADAS E FORÇA NACIONAL AINDA É PARCIAL
Segundo informações de um general do Exército, que está no Espírito Santo, o esquema de segurança alternativo, ocasionado pela "greve branca" dos policiais militares (desde sábado, 4-2-2017), contará com homens da Força Nacional de Segurança, do Exército, Marinha e Aeronáutica. 
RIGOR
Nem todos os convocados chegaram ao estado, mas estão sendo aguardados. Seriam 200 membros da Força Nacional, 1.100 homens do Exército e da Marinha e 150 da Força Aérea (Aeronáutica). Ele advertiu que essa atuação execepcional das Forças Armadas exige muita "sensibilidade", mas "seremos intolerantes" com qualquer situação que coloque em risco a integridade da tropa e sua autoridade, à ordem pública e desrespeito.
VEÍCULOS RECUPERADOS
"Pedimos a compreensão e cooperação das pessoas", solicitou o general, em relação a possíveis abordagens feitas por homens das Forças Armadas. Na terça-feira (7-2-2017), soldados do Exército prenderam criminosos e recuperaram vários caminhões roubados, na Rodovia do Contorno, na Grande Vitória.
FUZILEIROS NAVAIS
Um oficial da Marinha do Brasil informou que 240 fuzileiros navais (que atuaram no Haiti e na segurança da Copa do Mundo) já chegaram à Escola de Aprendizes Marinheiros do Espírito Santo (Eames), em Vila Velha, e estão reconhecendo áreas do estado onde atuarão em ações de repreensão à violência. Esses soldados têm autorização e mandato para efetuar a prisão de criminosos e levá-los para as dependências do 38º Batalhão de Infantaria (órgão do Exército) ou delegacias. 


GUERRA
(Vale explicar que as Forças Armadas são preparadas precipuamente para situações de defesa do país e em caso de guerra entre nações, e não especificamente para a manutenção da segurança pública).
Conforme um noticiarista da manhã da TV Vitória, virão também para o Espírito Santo homens que participaram de ações contra o tráfico de drogas no Morro do Alemão e favela da Rocinha (Rio de Janeiro/RJ).
SEPULTAMENTO DE POLICIAL
O corpo do policial civil Mário Marcelo de Albuquerque ("investigador Marcelinho") está sendo velado na manhã desta quarta-feira (8-2-2017), e o sepultamento será às 17h, no cemitério Jardim da Paz, no município da Serra. "Marcelinho" foi morto por criminosos ao vir para a região noroeste cumprir diligências. A morte ocorreu na região do distrito de Baunilha, em Colatina, nesta terça-feira (7-2-2017).
NO CIODES (TELEFONE 190), há homens especialmente designados para receber as denúncias e informações da população em geral.
TEXTO, FOTO E PESQUISA: Repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel, para os sites facebook.com/paulomacieldaradio e reporterpaulomaciel.blogspot.com (8-2-2017)

Nenhum comentário: