terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

ES EM ALERTA: EXÉRCITO NAS RUAS DA GRANDE VITÓRIA E EXPECTATIVA SOBRE VOLTA DA NORMALIDADE

O Exército já começou a atuar nas ruas de cidades do estado do Espírito Santo, em patrulhamento; o ministro da Defesa, Raul Jungman, chegou a Vitória; a Força Nacional de Segurança foi liberada, mas há ainda uma incognita sobre o que vai ocorrer nesta terça-feira (7-2-2017), principalmente na região metropolitana. Jungman disse que as forças de segurança estarão nas ruas para "assegurar a paz e a tranquilidade". 
Pelas primeiras informações da madrugada, não haverá expediente em muitos setores públicos de municípios da Grande Vitória, como unidades de saúde e escolas. Ainda na Grande Vitória, os rodoviários (motoristas de ônibus do transporte público) pararam as atividades na tarde de segunda-feira, alegando "falta de segurança" e os sindicatos só garantiam o retorno após restabelecida a segurança. 
Sobre a "greve branca" dos PMs, o secretário estadual de Segurança, André Garcia, advertiu que "A sociedade não pode ser refém de uma pauta corporativa". O novo comandante da PM, coronel Nylton Rodrigues, disse que reconhecia as reivindicações dos policiais, mas "não se pode deixar a população à mercê de bandidos". 
O governador em exercício César Colnago (que assumiu o cargo após internação do governador Paulo Hargung no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo/SP) afirmou - a respeito do pedido de aumento salarial - que "não posso prometer aquilo que eu não tenho", referindo-se a problemas com a falta de recursos dos cofres públicos. 
Um dirigente da associação de oficiais da PM falou à imprensa - sobre a multa diária de R$ 100 mil estipulada pela Justiça se o movimento continuar - que "não somos nós que organizamos e como seremos penalizados?". Uma mulher de PM no movimento, disse que "enquanto não houver acordo" elas não sairão dos batalhões e companhias. 
Em Colatina/ES, os ônibus pararam de circular no meio da noite de segunda-feira, mas na madrugada desta terça já voltaram às ruas. Várias atividades foram suspensas na tarde e noite de segunda-feira. Um bom número de lojas do comércio fechou as portas no meio da tarde e muitos boatos correram entre as pessoas a respeito de supostos roubos e furtos. 
Vinte pessoas foram detidas em Linhares, para averiguações, devido a fatores de desordem pública e outros. Houve funcionamento parcial de comércio e outras atividades. Aulas estão suspensas na rede municipal em alguns municípios da região norte capixaba. 
Texto e pesquisa: Repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel para os sites facebook.com/paulomacieldaradio e reporterpaulomaciel.blogspot.com (7-2-2017)

Nenhum comentário: