sábado, 12 de março de 2016

Casa da Cultura de Colatina tem exposição fotográfica do Espírito Santo


Até no dia 15 de abril os colatinenses podem visitar a exposição fotográficaUm Olhar sobre o Espírito Santo do Início do Século XX”, de Eutychio D´Oliver, um dos autores de uma das mais interessantes coleções de fotografia da época. Foi aberta ontem, às 18 horas, na Casa da Cultura, e ficará até no dia 15 de abril, nas segundas, terças e quartas-feiras das 8 às 20 horas, e nas quintas e sextas-feiras, das 8 às 18 horas, com entrada franca.
São mais 40 fotos de um dos dois mais importantes fotógrafos que registraram o Estado nos dois últimos séculos. No acervo exposto, que mostra fotos de diversos municípios capixabas, duas destacam Colatina. Eutychio foi o autor das primeiras  fotografias da primeira estação ferroviária de Colatina (Estrada de Ferro Vitória a Minas), construída em 1908, no centro da cidade (site estações ferroviárias.com.br), além de dezenas de outras vistas urbanas do Espírito Santo do início do século passado.
A curadoria da exposição é do professor de Fotografia do Centro de Artes da Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo) e pesquisador do campo da História da Fotografia, Paulo Barros, que está publicando um livro sobre dois fotógrafos com origens no Morro do Chapéu (BA), José Florêncio de Oliver e seu sobrinho Eutychio de Oliver Vasconcellos, que atuaram no Espírito Santo no final do século XIX e início do século XX. O acervo encontra-se atualmente no Instituto do Patrimônio Histórico Nacional do Espírito Santo (Iphan).
A exposição é realizada com recurso do Funcultura e Governo do Estado do Espírito Santo.O apoio é da Prefeitura de Colatina. A Casa da Cultura está aberta a ações artísticas e educativas. Está localizada à Rua Santa Maria, 292, Centro, Colatina/ES. Informações no (27) 99903-0280 e 3177-7867 e ainda pelo culturacolatinapmc@gmail.com    11/03/2016 - Fonte: www.colatina.es.gov.br

Nenhum comentário: