domingo, 28 de junho de 2015

ES: Pastoral da Sobriedade participa da Semana Nacional sobre Drogas

Texto: Paulo R. Maciel para o blog WWW.REPORTERPAULOMACIEL.BLOGSPOT.COM

Representante do Governo do Estado admite que o problema da drogadição pode estar relacionado com a falta de “espiritualidade” e despreparo das famílias e escolas. Disse ainda que não há sintonia entre as esferas federal, estadual e municipais.
          Dom Décio Sossai Zandonade      
Estive participando de um seminário da Semana Nacional sobre Drogas em Ibiraçu/ES, onde vários temas foram abordados para os cerca de cem jovens e adultos inscritos. O evento contou com palestras do bispo emérito da Diocese de Colatina/ES, dom Décio Sossai Zandonade, e do padre Roberto Marcelino, representantes da Igreja Católica. Os dois enfocaram sobre a necessidade de disseminar o amor cristão para dirimir os problemas dos dependentes químicos, incentivando os agentes da Pastoral da Sobriedade e das casas de recuperação nesse sentido. Houve testemunhos impactantes para os presentes, como os de várias pessoas que superaram os vícios do alcoolismo e da drogadição com a ajuda da Igreja. Dois agentes da pastoral (que também são dirigentes de uma casa de recuperação do Rio de Janeiro/RJ) falaram de suas experiências como dependentes recuperados e da “força do amor e da fé em Jesus Cristo” para superar todos os problemas vividos em suas famílias. Os eventos dos quais participei foram programados para o sábado e domingo (27 e 28/06/2015) no Instituto Espírito Santo de Inovação Social (Iesis).
                                             Gilson Giuberti (coordenador estadual)
Representando o Governo do Estado, discursou o médico e psiquiatra Gilson Giuberti (coordenador estadual da área), que admitiu haver falta de entrosamento entre as ações desenvolvidas nas esferas federal, estadual e municipais. Disse que hoje a prevenção quanto ao uso de drogas é ruim e complicada pois o Governo Federal “não tem uma política e diretriz” para o setor.  Informou ainda que foi criado o Conselho Estadual sobre Drogas e que em três meses serão criados conselhos municipais. Giuberti reconheceu que “a falta de espiritualidade” tem fragilizado a juventude e “as escolas informam mal e formam pouco”, com os professores acuados como vítimas pelo “medo” diante dos alunos usuários de drogas. Admitiu falhas também na educação familiar, “pois os jovens estão muito mais bem aparelhados de informações, pelo menos tecnologicamente, que os adultos.” Mesmo assim colocou-se à disposição para agendar um encontro com os representantes das entidade em seu gabinete no Governo Estadual.
Detentos  

Na quinta-feira (25/06/2015) acompanhei agentes da Pastoral da Sobriedade em uma palestra para os detentos da Penitenciária Semiaberta Masculina de Colatina, no bairro IBC. Na ocasião foram apresentados aos participantes os doze passos da pastoral, que visam, através da oração e perseverança, dar apoio a quem se interessa em deixar os vícios. Na Diocese de Colatina há grupos de autoajuda da pastoral  em várias paróquias, levando palavras de conforto e otimismo para dependentes químicos e seus familiares (co-dependentes). As reuniões ocorrem semanalmente nas igrejas ou outros locais pré-estabelecidos. No Edifício João Paulo II (sede da Diocese de Colatina) os encontros acontecem na quinta-feira, às 19h30min. 


Nenhum comentário: