quarta-feira, 3 de junho de 2015

Celebração de Corpus Christi em Colatina será na Praça Sol Poente, às 17h

Fonte: Site da Diocese de Colatina
No mês de junho a Igreja celebra o Mistério da Eucaristia, o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. Nesta comunhão, a Área Pastoral de Colatina convida todo povo de Deus para Celebração Eucarística presidida pelo bispo diocesano, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, que acontecerá nesta quinta-feira (04/06/2015), às 17 horas, na Praça do Sol Poente.
“A vida cristã consiste em viver em Cristo, com Cristo e por Cristo, como discípulo missionário, ou seja, fazer da vida uma Eucaristia para os irmãos. É comprometimento pessoal e comunitário com a vida de Cristo, dada por amor até a morte. Que Jesus, visibilizado pelo dom  da Eucaristia, abençoe nossas famílias e todas comunidades eclesiais da Diocese de Colatina. “
Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias  – Bispo da Diocese de Colatina
Saiba mais:
A festa de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade,recordando a quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue. Por meio da Eucaristia, Jesus mostra a todos que está presente, e se faz alimento para dar a todos força para continuar. A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Em 1264, o Papa Urbano IV através da Bula Papal “Trasnsiturus de hoc mundo”, estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. Compôs o hino “Lauda Sion Salvatorem” (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes. A procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças.
Fonte: http://noticias.cancaonova.com

Nenhum comentário: