segunda-feira, 22 de junho de 2015

Com previsão de menos chuva e queda na temperatura, começa a estação brasileira do inverno

A estação do ano do inverno brasileiro começou neste domingo (21/06/2015) às 13h38min. No estado do Espírito Santo, a estação mais fria do ano deve ser marcada pela diminuição das chuvas e das temperaturas. Segundo a equipe de meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), os meses de julho, agosto e setembro serão os mais frios e secos do ano.
Sobre o Inverno
A estação do inverno teve início às 13h38min do dia 21 de junho de 2015. Na Região Sudeste do Brasil, se caracteriza pelas temperaturas amenas e diminuição nos índices pluviométricos, com noites mais longas que os dias. No Espírito Santo, os meses de julho, agosto e setembro, que compreendem o período da estação, são os mais secos e frios do ano. O principal sistema meteorológico de atuação são as frentes frias, acompanhadas de massas de ar polar mais intensas que nas demais épocas do ano, que provocam a diminuição nas temperaturas com a sua passagem.
Outra característica da estação são as constantes inversões térmicas e a ocorrência de nevoeiros, principalmente na Região Serrana, que costumam acontecer entre a noite e o início da manhã, causados pela umidade relativa elevada, grande resfriamento da superfície e ar estável, quase sem vento. No período da tarde, a umidade relativa tende a diminuir longe do litoral, algumas vezes atingindo valores críticos (abaixo dos 20%). Os baixos valores de umidade relativa são prejudiciais à saúde e, associados ao baixo índice pluviométrico da estação, favorecem a ocorrência de incêndios.
A média acumulada de precipitação para a estação fica abaixo dos 100 mm na Região Oeste, entre 200 e 300 mm no Sudeste e entre 100 e 200 mm nas demais regiões. As temperaturas máximas médias ficam em torno dos 24°C na Região Serrana e dos 27°C nas demais regiões. As temperaturas mínimas médias ficam em torno dos 13°C na Região Serrana e dos 17°C nas demais regiões.


Fonte: Assessoria de Comunicação do Incaper Juliana Esteves – juliana.esteves@incaper.es.gov.br Tatiana Caus – tatianacaus@seag.es.gov.br Texto: Juliana Esteves Telefones: (27) 3636-3673/ (27) 3636-3689/ (27) 3636-3659/ (27) 98849-6999. (Site do Governo do Estado: www.es.gov.br

Nenhum comentário: