quarta-feira, 4 de março de 2015

Nomeado novo bispo para diocese de Colatina (ES)

dom-joaquim-wladimir-lopes-dias (1)
Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo de Colatina, diocese vacante desde maio de 2014.
O Papa Francisco nomeou como bispo da Diocese de Colatina (ES) Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, até então Administrador Apostólico da Diocese de Colatina e Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo.
Trajetóriadom-joaquim-wladimir-lopes-dias_brasao
Dom Joaquim Wladimir foi nomeado bispo em 21 de dezembro de 2011, pelo papa emérito Bento XVI. Escolheu como lema “Faça-se em mim segundo a tua Palavra”. Natural de Cafelândia (SP), nasceu no dia 23 de outubro de 1957. Cursou o ensino fundamental em sua cidade e o ensino médio em Bauru (SP). É graduado em administração de empresas pela Faculdade Padre Anchieta de Jundiaí (SP). Estudou Teologia em São Paulo e foi ordenado no dia 12 de dezembro de 1997, em Jundiaí. Foi co-diretor do Cursilho de Cristandade por um ano e diretor até os dias atuais.

Foi vigário das paróquias São Sebastião, em Itupeva (SP) e Nova Jerusalém, em Jundiaí; pároco da paróquia São Francisco de Assis em Campo Limpo Paulista (SP), da paróquia Nossa Senhora da Piedade em Várzea Paulista (SP) e da paróquia São Roque em Jundiaí. Foi presbítero a serviço da Diaconia Territorial Santo Antônio em Campo Limpo Paulista e vice-reitor e reitor do Seminário de Filosofia e Teologia Nossa Senhora do Desterro, em Jundiaí. Dom Joaquim Wladimir também foi administrador diocesano e vigário geral da diocese de Jundiaí.

Em 14 de maio de 2014, foi nomeado administrador apostólico da diocese de Colatina, após a renúncia de dom Décio Sossai Zandonade, conforme prevê o Código de Direito Canônico

E em ação de graças pelos três anos de ordenação episcopal e sua nomeação como Bispo da Diocese de Colatina, Dom Wladimir celebra hoje às 19h na Catedral de Colatina.

A Diocese de Colatina parabeniza Dom Wladimir, e pede que Deus conserve nosso novo Bispo Diocesano, com este espírito generoso, dedicado e atento aos mais necessitados.

Fonte Site da Diocese de Colatina/ESS

Nenhum comentário: