segunda-feira, 30 de março de 2015

Moradores de Itabuna/BA são contemplados com rede de acesso à internet

Telecomunicações

Programa Cidades Digitais tem o objetivo de ampliar o acesso a serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio da tecnologia
por Portal BrasilPublicado30/03/2015 13h04Última modificação30/03/2015 13h04
A cidade de Itabuna (BA) foi contemplada com uma rede de fibra óptica prevista pelo programa Cidades Digitais, com o objetivo de ampliar o acesso dos moradores à internet. O anel de fibra óptica de oito quilômetros interliga órgãos públicos e pontos de acesso livre à população.
Itabuna é a nona cidade da Bahia a ser contemplada com redes de fibras ópticas. No balanço geral, o programa beneficiou 45 cidades distribuídas pelo País, totalizando um investimento de cerca de R$ 44 milhões. Lançado em 2012, o Cidades Digitais contemplou 80 municípios na primeira seleção e, no ano seguinte, ao ser incorporado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), selecionou outras 262 localidades com menos de 50 mil habitantes.
De acordo com o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, o programa beneficia o cidadão duas vezes, com o acesso à internet e o retorno nos serviços públicos.
"É importante para aqueles que não têm condições de acesso à internet e podem usar o sinal público e também para a prefeitura, uma vez que esse tipo de projeto cria condições de interligar, por exemplo, o SAMU com a central de saúde, interligar as escolas municipais, as unidades básicas de saúde, enfim, todos os serviços públicos podem estar interligados em alta velocidade."
Saiba mais sobre o Cidades Digitais
O objetivo do programa Cidades Digitais é modernizar a gestão, ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio da tecnologia. As cidades que recebem estrutura de rede são selecionadas por meio de edital.
Em 2012, o Ministério das Comunicações abriu a primeira seleção para o projeto-piloto, em que 80 cidades foram contempladas. Em 2013, o Cidades Digitais foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, selecionando 262 cidades com população de até 50 mil habitantes.
Além do anel de fibra óptica, que interliga órgãos públicos, a rede das Cidades Digitais viabiliza instalação de equipamentos e softwares, suporte técnico e aplicativos nas áreas de saúde, educação e gestão financeira e tributária, e pontos gratuitos de wi-fi para a população.

Nenhum comentário: