terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

FÉ: Cronograma de confissões, missas e reza do terço nas igrejas católicas de Colatina/ES



Católicos colatinenses têm à disposição missas diárias na Catedral. Nas paróquias há missas todos os domingos e em outros dias programados. Confissões têm dias especiais. O santo terço é rezado todas as segundas-feiras, às 18h15min, na Catedral

Texto, fotos e selfies: Paulo R. Maciel

Quem quiser se confessar a um padre da Igreja Católica deve se informar nas secretarias paroquiais sobre os dias e horários para esse sacramento. A Secretaria da Diocese de Colatina funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, para dar todas as informações. Antes de se confessar, recomenda-se fazer um exame de consciência sobre a própria vida para, então, pedir a absolvição dos pecados ao sacerdote. A Associação Anjos de Resgate, localizada na rodovia de acesso ao bairro Luiz Iglesias (Acampamento), tem em seu quadro de avisos essas informações e outras sobre as suas próprias atividades de apoio à recuperação de dependentes químicos. No mural encontra-se também o cronograma de missas das diversas igrejas em suas respectivas paróquias.

Confissões
Os católicos devem se confessar a Deus e também a um padre, conforme as normas da Igreja. Para isso são disponibilizados horários específicos para atendimento aos fiéis em confissões. Na Catedral do Sagrado Coração de Jesus, as confissões (e atendimento do padre em geral) podem ser feitas às quartas e quintas-feiras, das 8h às 11h e das 14h às 17h. Este é o cronograma das outras igrejas: Paróquia Imaculado Coração de Maria (bairro São Silvano), terça, quarta e quinta-feira, das 9h às 17h; Paróquia Nossa Senhora da Penha (Honório Fraga), terça-feira das 19h às 21h, e sexta-feira das 13h às 17h; Paróquia Nossa Senhora da Glória (Vila Lenira), quarta e quinta-feira, das 8h30min às 10h30min e das 13h30min às 16h30min; Paróquia Divino Espírito Santo (Maria das Graças), terça e quinta-feira das 8h às 11h.

Missas
Os católicos dispõem de uma grande diversidade de dias e horários para participarem de missas e se comungarem. Na Catedral, são celebradas missas todos os dias, às 19h, inclusive no domingo, quando também há outras duas missas: às 7h e às 9h (esta com a participação de crianças). Às sextas-feiras tem missa também ao meio-dia. E todo dia 21 de cada mês, às 6h30min, é oficiada a missa em homenagem a Nossa Senhora da Saúde, com a unção dos enfermos.
Na Igreja Matriz de São Silvano, as missas são celebradas às 19h no domingo, segunda-feira, sexta-feira e sábado. No domingo, também há missas às 7h e 9h. Na Igreja de Vila Lenira, a missa das 19h é celebrada no domingo e na quinta-feira. No domingo tem missa também às 7h. Em Maria das Graças, no domingo, tem missa às 7h, 9h e 19h. Na quarta-feira há uma missa às 19h30min. No bairro Honório Fraga, a paróquia oficia missas aos domingos às 19h e 21h, e nas sextas-feiras às 13h e 17h. Na Igreja Sagrada Família (do bairro Maria Ismênia), os católicos poderão participar das missas aos domingos às 7h e às 19h. E na Paróquia Santa Clara (Comunidade São Judas Tadeu) a missa é sempre às 19h de domingo.

Oração do Terço
Quanto à reza do santo terço, todas as segundas-feiras os interessados podem participar do ato nas dependências da Catedral do Sagrado Coração de Jesus. A oração dura cerca de meia hora, começa às 18h15min e é aberta a todos. Na primeira segunda-feira do mês, a direção da reza fica por conta da equipe do Terço das Mulheres. Na segunda segunda-feira do mês, o ato religioso é comandado pela Equipe do Batismo. Na terceira segunda-feira do mês, o comando é da equipe do Terço das Famílias, e na quarta segunda-feira do mês quem dirige é a equipe do Terço dos Homens.

Para mais informações os católicos devem se dirigir ao Edifício João Paulo II, localizado na Praça Frei José, 26, Centro, CEP 29700-230, Colatina/ES, sede da Mitra Diocesana. O número do telefone para contatos é (0xx27) 2102-5010.

Nenhum comentário: