quinta-feira, 30 de outubro de 2014

ENCONTRO SOBRE CAFEICULTURA E PECUÁRIA NESTA SEGUNDA-FEIRA EM COLATINA



Nesta segunda-feira (03/10/2014), acontece o encontro Café com Leite em Colatina. O evento que é uma realização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural em parceria com o Incaper, tem como objetivo incentivar a cafeicultura e a pecuária leiteira, que são as duas principais fontes de renda da região.
A programação começa as 8 horas, no auditório do Sanear, onde os participantes serão recebidos com uma tradicional café com leite. As 9 horas será apresentada a palestra “Qualidade do café” tendo como palestrante Elivelton de Oliveira, em seguida a segunda palestra do dia: “Visão da Coopeavi para o conilon de qualidade”, com Daniel Piazzini Neves.
Dando sequencia ao ciclo de palestras, as 9h50 é a vez do Coordenador Estadual do Projeto Balde Cheio e Professor IFES Campus Santa Teresa, Ismail Ramalho Haddade, falar sobre o projeto Balde Cheio.
As 10h40 acontece a Premiação do V Concurso de Qualidade Café Conilon de Colatina. O Concurso que teve inicio em julho deste ano, tem como objetivo reconhecer, e incentivar a produção de café Conilon do município. As amostras foram selecionadas, classificadas e divididas em duas categorias. Via seca (Café Natural), e via úmida (Café, Lavado e selecionado por via úmida, e descascado). Entre os critérios avaliados estavam o teor de umidade e condições de bebida.
Em seguida, será a vez da premiação do II Concurso Leiteiro de Colatina, que foi realizado entre os dias 25 de agosto e 19 de setembro, nas propriedades dos criadores inscritos. Os animais participantes do Concurso Leiteiro deviam se encaixar em três categorias de acordo com o regime de ordenhas e com o tipo de alimentação: Categoria uma ordenha pela manhã para animais a pasto; Categoria duas ordenhas, manhã e tarde para animais a pasto; Categoria duas ordenhas, manhã e tarde para animais alimentados com silagem.
A premiação para os dois concursos será em dinheiro. Maiores informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Colatina(27)3177-7059 ou no INCAPER:(27)3722-5996.

(FONTE: Prefeitura de Colatina)

Nenhum comentário: