A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) promoveu, no sábado (21/09/2019), a capacitação de mais de 80 voluntários que atuam com assistência religiosa nos presídios capixabas.A capacitação, promovida pelo Grupo de Trabalho Interconfessional do Sistema Prisional (Ginter), aconteceu na Primeira Igreja Batista, em Cachoeiro de Itapemirim, e contou com a presença de representantes de diversas entidades religiosas.
A coordenadora do grupo, Maria Jovelina Debona, disse que a proposta do evento foi socializar com os voluntários alguns fundamentos sobre o sistema penitenciário, com a questão dos protocolos de segurança, além da necessidade da tolerância religiosa.
“Nós queremos garantir que todos os internos que desejam contar com assistência religiosa possam acessá-la. Para isso, frequentemente nos reunimos com os representantes religiosos e os voluntários para que compreendam não só a importância do trabalho espiritual, mas também a metodologia, e a fundamentação legal dos nossos procedimentos. Estamos muito satisfeitos com o trabalho que esses voluntários oferecem e buscamos, através do diálogo, trabalhar em conjunto para aprimorar o nosso serviço, com mais segurança e diversidade religiosa”, esclareceu a coordenadora.
Sobre o Ginter
O Ginter existe desde 2008 e é vinculado à Subsecretaria de Ressocialização da Sejus. O grupo não só qualifica voluntários como também atua na ampliação da assistência espiritual oferecida nos presídios e trabalha pela boa relação entre os voluntários e servidores das unidades.
A Portaria nº 991-s, publicada em 2011 pela Sejus, disciplina a assistência espiritual oferecida nas unidades prisionais do Estado, cumprindo o que determina o artigo 24 da Lei de Execuções Penais.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Karla Secatto
(27) 3636-5732 / (27) 99933-8195 / (27) 98849-9664
imprensa@sejus.es.gov.br
Fonte: Site do GovES . Postado por: Repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel, de Colatina/ES, para seus endereços na web: reporterpaulomaciel.blogspot.com e facebook.com/paulomacieldaradio (24/09
Nenhum comentário:
Postar um comentário