sábado, 4 de fevereiro de 2017

ES: Sesa atualiza dados de febre amarela (03-02-2017)

Até o dia 2 de fevereiro, a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa) recebeu 76 notificações de suspeita de febre amarela. Duas notificações foram descartadas. Do total de 74 casos, 14 foram confirmados para febre amarela silvestre, sendo que quatro casos evoluíram para óbito – Ibatiba (03) e Pancas (01) – oito receberam alta hospitalar e dois estão internados com quadro estável. Os dados foram atualizados pelo secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, em entrevista coletiva concedida à imprensa, na tarde desta sexta-feira (03), em Vitória.
Os casos confirmados são de moradores de Ibatiba (07), Baixo Guandu (01), Brejetuba (01), Colatina (01), Conceição do Castelo (01), Itaguaçu (01), São Roque do Canaã (01) e Pancas (01). Com isso, há 60 casos em investigação com quadro indicativo também de leptospirose, febre maculosa, dengue e outras doenças com sintomas semelhantes.
Total internados
Estáveis: 24
Graves: 04
28
Confirmados
14
Alta hospitalar
34
Descartado
02
Óbitos
12
Total de notificações
76
O secretário ressaltou que, conforme programado, mais 300 mil doses da vacina contra a febre amarela chegaram ao Espírito Santo, nesta sexta (03), e outras 500 mil devem ser enviadas pelo Ministério da Saúde na terça (07). 
“Com esse quantitativo, os 60 municípios que estão com vacinação cautelar ficam 100% abastecidos. Isso porque desde o início estamos usando parte das vacinas para as áreas de vacinação cautelar e parte para os demais municípios. Então, as doses que restarem desse montante poderão reforçar a vacinação nesses municípios. Nesses locais nós não vamos fazer campanha porque não são áreas de risco. As vacinas serão disponibilizadas nas unidades básicas de saúde para quem for viajar para área de risco dentro e fora do Estado”, esclareceu Oliveira.
De acordo com o secretário, na próxima semana a Secretaria de Estado da Saúde vai avaliar se será necessário ou não solicitar mais vacinas ao Ministério da Saúde. Ele lembrou que, por segurança, o cálculo sempre considera um percentual de doses a mais e que, por isso, é necessário aguardar os municípios com vacinação cautelar concluírem a vacinação para informar se houve sobra de vacina.
Efeitos adversos
A vacina contra a febre amarela é feita de vírus vivo atenuado, e pode ocasionar efeitos adversos que geram desde sintomas simples, como dor local, até quadros que necessitam maior atenção, como dor de cabeça, febre e dor no corpo. O secretário de Estado da Saúde informou que três casos de suspeita de reação ao vírus vacinal foram notificados à Secretaria de Estado da Saúde.
Segundo o subsecretário de Regulação da Sesa, Mayke Armani Miranda, as três pessoas estão internadas e os casos estão sendo investigados. “Como essas pessoas desenvolveram sintomas semelhantes à febre amarela dias depois de terem recebido a vacina, a investigação também deve considerar a possibilidade de reação ao vírus vacinal, mas não significa que seja. Por isso precisamos investigar”, disse.
Parceria Bombeiros
Um grupo de 55 militares do Corpo de Bombeiros foi capacitado e irá apoiar a ação de vacinação nos 60 municípios que estão realizando a vacinação cautelar. Os militares são todos da área de saúde. Entre eles estão enfermeiros, farmacêuticos e técnicos em enfermagem. O coronel Marcelo Disep, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, participou da coletiva e disse que os profissionais estão prontos e à disposição para auxiliar os municípios nas ações de vacinação.
“Os bombeiros vão oferecer suporte em atividades como triagem da população, registro dos cartões de vacinação, organização das filas, orientação sobre contraindicações da vacina, precauções e critério de indicação, além de transporte de insumos”, explicou o comandante.
Eles vão trabalhar junto com as equipes municipais de saúde e vão atuar tanto nos postos de vacinação quanto nas ações volantes e nas visitas casa a casa nas zonas rurais, de acordo com a demanda de cada município.
Vacina
As 300 mil doses da vacina contra a febre amarela chegaram nesta sexta-feira (03).  Estão sendo enviadas para as Regionais de Saúde e os municípios poderão retirar na segunda-feira (06). As outras 500 mil novas doses solicitadas serão enviadas, na terça-feira (07), de acordo com o Ministério da Saúde. Estas vacinas serão disponibilizadas para os 60 municípios que estão realizando a vacinação cautelar e para os demais municípios vacinarem quem vai viajar para área de risco.
Os 60 municípios que estão realizando vacinação cautelar são: Água Doce do Norte, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Brejetuba, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Laranja da Terra, Mantenópolis, Montanha, Mucurici, Pancas, Afonso Cláudio, Ecoporanga, Colatina, Itaguaçu, Governador Lindenberg, Conceição do Castelo, Venda Nova do Imigrante, São Roque do Canaã, São Gabriel da Palha, Marilândia, Domingos Martins, Itarana, Santa Teresa, Castelo, Iconha, Muniz Freire, Águia Branca, São Domingos do Norte, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Alegre, Apiacá, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Fundão, Ibiraçu, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muqui, Nova Venécia, Ponto Belo, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, São José do Calçado, Sooretama, Vila Pavão, Vila Valério, Vargem Alta, Marechal Floriano, Viana, Alfredo Chaves e João Neiva.
A orientação da Sesa é que os municípios que estão realizando vacinação cautelar vacinem primeiro quem mora na zona rural e depois as pessoas que residem na área urbana. Para o restante do Estado, a recomendação de vacinação continua a mesma: apenas pessoas que vão viajar para regiões silvestres, rurais ou de mata localizadas em áreas de risco para febre amarela, inclusive nestes municípios do Espírito Santo que estão realizando a vacinação cautelar.
Quem for viajar para áreas rurais, a Sesa orienta que utilize roupas que protejam contra picadas de insetos, como blusas de mangas compridas, calças e sapatos fechados, e que use repelente ou vacine-se com, no mínimo, 10 dias de antecedência, caso seja a primeira dose.
Amostra de macacos
Até o momento, saíram os resultados confirmados para febre amarela das amostras de macacos encontrados mortos em Pancas, Afonso Cláudio, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Santa Maria de Jetibá, Castelo, Iúna,  Venda Nova do Imigrante, Itarana, Irupi, Colatina, Santa Teresa e Laranja da Terra.Uma amostra de Vitória retornou e o resultado foi negativo para febre amarela.
Manejo Clínico
Os diretores gerais e técnicos dos Hospitais Estaduais estão sendo orientados sobre o Protocolo de Manejo Clínico. O Protocolo dá as diretrizes sobre como deve ser o acompanhamento diário do paciente; qual paciente deve ser internado; quais devem ser internados na UTI; como proceder com os pacientes durante o período de internação e os critérios de alta hospitalar.
Conselho de Secretários Municipais de Saúde
Nesta quinta-feira (02-02-2017), o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, apresentou a situação da febre amarela no Estado para os secretários municipais de saúde em assembleia do Cosems. Reforçou a importância de vacinar prioritariamente os moradores da área rural, uma vez que até o momento não há confirmação de febre amarela urbana.
Doação de sangue - O Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes) pede o apoio da população para doar sangue. Quem ainda não tomou a vacina contra a febre amarela, pode procurar uma unidade para fazer a doação de sangue e depois se imunizar contra a doença. 
FONTEAssessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde. Jucilene Borges/Juliana Rodrigues/Juliana Machado/Isabel Pimentel. E-mail: asscom@saude.es.gov.br. Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/9 9969-8271/9 9943-2776/9 9983-3246. (03-02-2017)

Nenhum comentário: