segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PEDE FIM DA PARALISAÇÃO DA PM DO ES E TROCA COMANDO DA CORPORAÇÃO

O secretário estadual de Segurança do Espírito Santo, André Garcia (foto), concedeu entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (06-02-2017) sobre o movimento dos "amigos e familiares" dos policiais militares, que vem impedindo os serviços ostensivos de segurança pública no estado, mais incisivamente nos municípios da Grande Vitória. O Governo diz que o movimento, que entra no terceiro dia, é ilegal e ingressou na Justiça para possibilitar a volta à normalidade. As Forças Armadas poderão ser acionadas, assim como a Força de Segurança Nacional.
Uma onda de violência espalhou-se por algumas das maiores cidades capixabas, com arrastões, fechamento de lojas e shoppings por insegurança, carros roubados e algumas unidades de saúde com funcionamento irregular ou fechadas, prejudicando vacinações e outros atendimentos.
Desde o último fim de semana, "mulheres, parentes e amigos de PMs" estão impedindo que os profissionais de segurança saiam às ruas, fazendo protestos em portões de unidades, principalmente no Quartel de Maruípe, em Vitória/ES, o principal do estado. Mas há também manifestos em Cariacica e Serra. Aulas foram suspensas em algumas cidades.
Segundo as notíciais, os policiais, através de representantes do movimento, reivindicam valorização da categoria, dizendo, entre outras coisas, que recebem um salário muito baixo. Também na sede do Batalhão de Missões Especiais há movimento.
"Enquanto não tivermos a policia na rua, está suspensa a negociação", disse o secretário em vídeo publicado na internet.

Ele classificou o caso de "greve branca e movimento ilegal" e que as entidades envolvidas serão penalizadas. Já houve, inclusive, troca de comando na PM.
Estão sendo feitas investigações sobre as responsabilidades pela "greve", uma vez que trata-se de serviço essencial, que não pode parar. Garcia disse que são "interesses corporativos" e que o ministro da Justiça já colocou a Polícia Federal à disposição do Estado do Espírito Santo. O governador em exercício César Colnago também manteve contato com o ministro da Defesa, Raul Julgman, para acionar a Força de Segurança Nacional.
"O gesto que a gente quer é a retomada da normalidade", disse o secretário, admitindo que houve aumento da criminalidade no fim de semana, principalmente de homicídios. A Justiça já teria determinado a "desobstrução" das entradas dos quartéis, classificando o movimento de ilegal, e haverá multa para as entidades envolvidas nas irregularidades. Policiais Militares são proibidos de fazer greve, por se tratar de atividade essencial à órdem pública.
Texto e foto reproduzida de imagens da TV: Repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel (06-02-2017)
Fonte: Noticiários e entrevista coletiva do secretário de Segurança(foto)

Nenhum comentário: