quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Novo presidente da Ales continuará com gestão austera de presidente anterior

Na sessão para eleição da Mesa Diretora realizada nesta quarta-feira (1º-02-2017), o novo presidente da Assembleia Legislativa (Ales), Erick Musso (PMDB), afirmou que a Casa continuará com a trajetória de austeridade e meritocracia, marca da gestão do ex-presidente Theodorico Ferraço (DEM). Antes mesmo de ser eleito, entretanto, Musso ouviu críticas sobre o modo como sua eleição foi conduzida. 


Segundo Erick Musso, a seriedade do trabalho realizado pela Assembleia Legislativa tem ajudado o Espírito Santo a se destacar dos demais Estados durante um cenário de crise nacional. Nesse contexto, elogiou o empenho do governador Paulo Hartung (PMDB) e o agradeceu pelas oportunidades enquanto vice-líder do governo na Casa. 

Além de reconhecer o trabalho da mesa anterior, Musso enalteceu o trabalho dos servidores da Casa para alcançar os resultados positivos. “Vamos continuar na trilha já aberta, da valorização da meritocracia da produtividade, mostrando que nossa Assembleia continuará a ser instrumento de desenvolvimento do Espírito Santo”, projetou.

Inspirado em seu avô Heraldo Musso, ex-prefeito de Aracruz e ex-deputado estadual, Musso falou que acredita na política feita com P maiúsculo e agradeceu a confiança dos colegas. Com 29 anos de idade e tornando-se o presidente mais novo da Ales, foi humilde ao reconhecer que tem muito a aprender, mas ressaltou que ouvirá os mais experientes e lançará mão de sua firmeza e determinação para compensar. 

Críticas e elogios

Sergio Majeski (PSDB) e Rodrigo Coelho (PDT) foram os únicos que votaram contra a nova mesa. O tucano pediu a palavra ainda antes da eleição para destacar que não participou da construção da chapa. “Sem personalizar” suas críticas, explicou que não poderia apoiar os candidatos por desconhecer as propostas. “Trocar pessoas de lugar não significa evolução, nem mudança nem transformação”, pontuou. 

Já durante o pleito, o pedetista enfatizou as observações do colega de plenário, alegando que o método de discussão para composição da chapa única não seguiu as regras da democracia e da transparência. “A política a gente faz com muitas concessões, mas valores a gente não concede”, completou. 

Apesar dos posicionamentos contrários, Erick Musso, destacou em seu discurso após eleito que o processo eleitoral “em momento algum deixou de ser republicano, leal e democrático”. Sem entrar em mais detalhes, considerou que como presidente é preciso superar as divergências eleitorais, afirmando que os interesses do Espírito Santo devem estar no “nosso norte”.  

Por outro lado, Bruno Lamas e Freitas (ambos PSB), Sandro Locutor (Pros), Euclério Sampaio (PDT), José Esmeraldo e Esmael de Almeida (ambos do PMDB), Amaro Neto (SD) e Dr. Rafael Favatto (PEN) aproveitaram para desejar sucesso à nova mesa e se colocaram à disposição para ajudar, sem esquecer os bons resultados da gestão passada. Locutor, por exemplo, salientou que Musso alia juventude e experiência, ao passo que Esmeraldo considerou como competentes os eleitos.

Com início às 15 horas, a sessão preparatória para eleição da Mesa Diretora terminou exatamente às 16h06. Na próxima segunda-feira (6) será realizada uma sessão solene e abertura dos trabalhos da mesa eleita, às 15 horas. As votações retornam no dia seguinte. 

Marcos Bonn/Web Ales
(Reprodução autorizada mediante citação da Web Ales)

Nenhum comentário: