quinta-feira, 28 de abril de 2016

FIM DO VESTIBULAR Ufes adere ao Sisu como única forma de ingresso nos cursos de graduação

Ufes não terá mais segunda etapa do vestibular
Por 18 votos a 10, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Ufes (Cepe) votou nesta quarta-feira (27/04/2016) pela adesão integral da Universidade ao Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação (Sisu).
Com a decisão, a partir do próximo processo seletivo o Sisu torna-se a única forma de ingresso em 98 cursos de graduação da instituição, acabando com a segunda etapa do Vestibular da Ufes, composta por questões discursivas e redação, até então realizada para todos os cursos da Universidade.
A questão foi definida após uma sessão extraordinária do Cepe com mais de cinco horas de duração, da qual participaram 30 dos 33 membros do Conselho.  Durante a reunião, o presidente da Comissão Especial criada pelo Cepe para conduzir o debate sobre a questão, professor Antônio Carlos Moraes, apresentou o relatório produzido sobre a proposta de adesão, o que incluiu o posicionamento dos centros de ensino da Universidade.
O reitor Reinaldo Centoducatte afirmou que a decisão visa ampliar o ingresso de estudantes na instituição: “Temos vagas ociosas na Ufes. O que estamos buscando é a ampliação do ingresso de estudantes e temos um indicativo de que, com a adesão ao Sisu, vamos ter menos vagas ociosas”.
Centoducatte destacou ainda que a adesão ao Sisu vem ao encontro de uma política de inclusão adotada pela Universidade. “Nossa universidade é federal, todos nós somos brasileiros. Nossos estudantes podem participar de processos seletivos em outros estados, porque vamos adotar uma política de excluir? Temos que adotar uma política de incluir”, ressaltou.
Com a adesão integral da Ufes ao Sisu, passa de 139 para 140 o número de instituições públicas de ensino superior (entre universidades e institutos federais) que utilizam o Sisu como processo de seleção. Das 63 universidades federais, agora, apenas três continuam realizando vestibulares próprios: Santa Catarina, Rondônia e Oeste do Pará. Texto: Thereza Marinho. Fonte e mais informações: www.ufes.br

Nenhum comentário: