terça-feira, 5 de abril de 2016

Carnês de IPTU de já começam a chegar às residências dos colatinenses

Começaram a ser distribuídos neste mês de abril os carnês de IPTU/TSU (Imposto Predial e Territorial Urbano e Taxa de Serviços Urbanos) do município de Colatina. A primeira parcela vence no dia 30 de abril, e para pagamentos de até R$ 101,57 a quitação deve ser em cota única. Os demais valores podem ser divididos em até oito parcelas sendo a última para o dia 30/11. O contribuinte que pagar em cota única poderá obter desconto de até 25% conforme a Lei nº 072/2013. DÍVIDA ATIVA - O pagamento do atual carnê não quita débitos de exercícios anteriores e o não pagamento implicará na inclusão do nome do contribuinte na Divida Ativa do município. A segunda via do carnê do ano de 2016 pode ser impressa no site: www.colatina.es.gov.br. APOSENTADO - Os aposentados e pensionistas que preenchem os requisitos da lei 12/94 e 030/04 (isenção do pagamento de IPTU/TSU) devem comparecer ao S.A.C para mais informações. Os que já foram beneficiados com a isenção em anos anteriores devem renovar o pedido preenchendo o formulário disponível no site da prefeitura de Colatina. ARRECADAÇÃO - Para este ano, a previsão de arrecadação é de aproximadamente R$ 19 milhões devido a atualização na Planta Genérica de Valores do município, que há 19 anos não era atualizada. O estudo foi realizado por empresa de engenharia especializada neste ramo, juntamente com uma comissão composta por servidores de vários setores da Prefeitura Municipal de Colatina, e será efetivada ao longo de quatro anos. A atualização foi realizada com base em pesquisa de mercado de valores atuais de m2 de terrenos e edificações, levando em conta fatores como: conservação do imóvel, localização e serviços ofertados na localidade. DESTINAÇÃO - O recolhimento do imposto tem grande importância na receita da prefeitura, visto que contribui para o desenvolvimento econômico e sustentável da cidade. Parte deste recurso é investido em unidades de saúde, escola, creches, trânsito e muitos outros. FONTE: www.colatina.es.gov.br

NOTA DO BLOG: Muitos contribuintes reclamam que houve reajuste muito alto em seus carnês, alguns de aproximadamente 200%. Para alguns colatinenses, não há o retorno desse imposto em obras na sua rua ou região. Mas, conforme informação da Prefeitura, novos reajustes ainda serão feitos nos próximos anos, com a chamada atualização da planta genérica de valores. 

Câmeras de videomonitoramento em Colatina
Foi inaugurada a Central de Videomonitoramento de Colatina. No total são 20 câmeras que monitoram 24 horas por dia, otimizando a atividade dos profissionais de Segurança Pública e resultando em uma melhor prestação de serviço à população. A iniciativa é uma parceira entre a Prefeitura e o Governo do ES. Os equipamentos são importantes no apoio ao trabalho de policiamento ostensivo, além de auxiliar na identificação de conflitos no trânsito, por exemplo. O local de instalação das câmeras é definido a partir de critérios como maior concentração de pessoas e necessidades das comunidades.
Por meio da Central é possível a prevenção de crimes, contravenções e violência contra pessoas e contra o patrimônio, monitoramento de grandes concentrações e fluxo de pessoas e de áreas de atividades comerciais. Além disso com o auxílio das câmeras haverá um melhor monitoramento e controle de acessos à cidade, principais corredores e vias e onde há maiores concentrações de ocorrências de trânsito.
Inicialmente a Central funcionará com 20 câmeras que fazem o monitoramento de regiões como Centro, São Silvano, entradas e saídas da cidade e bairros com maior índice de violência. Até o fim do ano a previsão é de que sejam instaladas mais 20 câmeras em toda cidade. Segundo Renan Bragatto, secretário Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança Pública, em áreas monitoradas pelos equipamentos, a redução do índice de ocorrências gira em torno dos 60%. Além disso, com o monitoramento das vias públicas é produzido informações para as ações preventivas, repressivas e investigativas. FONTE: www.colatina.es.gov.br 

Nenhum comentário: