sexta-feira, 9 de abril de 2010

Notícias de Colatina/ES. Ceasa Noroeste, Chuva, Calçadão, Idiomas, Colatina, CTE






Imagens da região rural atingida por tromba d´água

Inserida por Paulo Roberto Maciel para o blog reporterpaulomaciel.blogspot.com


CEASA NOROESTE FECHOU MÊS DE MARÇO COM NÚMEROS SATISFATÓRIOS

A Ceasa Noroeste fechou o mês de março com um quadro satisfatório, comparado aos primeiros meses do ano. O faturamento foi de 830.142,60 quilos contra 660.013 em janeiro e 598,519 em fevereiro. A movimentação registrou alta nas segundas-feiras, significando 52,9% do total do mês.
O coordenador da Ceasa Noroeste, Olmeris Auer, explicou que o crescimento do mês de março se deu devido ao aumento do número de produtores e compradores. “O mês foi muito satisfatório e a tendência é crescer a cada dia”, ressaltou.
APESAR DA CHUVA FORNECIMENTO DE ÁGUA PERMANECE NORMAL
O Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental (Sanear), informou na quarta-feira, dia 07, que as chuvas ocorridas nas noites de segunda e terça-feira não afetaram o abastecimento de água da cidade, que continua a operar normalmente, sem interrupções significativas.
De acordo com a direção do Sanear, tanto a captação, quanto a distribuição, estão em pleno funcionamento, operando na sua capacidade normal. O nível e a vazão de água para o sistema estão satisfatórios, havendo apenas alterações pontuais em alguns bairros da cidade.
No bairro Carlos Germano Naumann, o Sanear informou que houve interrupção do abastecimento, terça-feira, por volta das 9 horas, mas que o problema foi resolvido. A falha no abastecimento teria sido causada por uma manutenção na rede da região. Uma equipe de técnicos esteve no local e solucionou o problema restabelecendo o fornecimento ainda pela manhã.
Na manhã de hoje, houve paralisação em outros dois bairros para manutenção corretiva da rede. Dois pontos com problemas foram detectados no bairro Moacir Brotas e um no Ayrton Senna. As intervenções foram provocadas pela chuva dos dois últimos dias, mas a empresa informou que técnicos já foram para os locais e a previsão de regularização da rede é o final da tarde.
Alguns outros episódios pontuais localizados em residências, também foram registrados e atendidos prontamente pelo Sanear. A empresa informou que mesmo o sistema de captação e tratamento da água, que geralmente sofre quando há chuvas intensas, foi mantido sem alterações.
O Sanear pede aos usuários do sistema que informem sobre qualquer vazamento ou interrupção de abastecimento para que as providências sejam tomadas de forma imediata. O telefone para contato é 2102-4303 ou 2102-4304 ou ainda pelo telefone 0800-2839733.

PREFEITURA DESENVOLVE AÇÃO CONJUNTA NO CALÇADÃO

As Secretarias de Assistência Social, Saúde, Obras e o Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental (Sanear), desenvolveram uma ação conjunta para o atendimento dos moradores de rua e limpeza do novo trecho da Avenida Beira Rio e do calçadão da rua Geraldo Pereira.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Maria Júlia Deptulski, a ação tem como objetivo minimizar os transtornos causados por moradores de rua. A secretária informou que está sendo feito um trabalho de identificação destes moradores, dentro do Programa de Abordagem de Rua. Os que têm família residente em Colatina serão encaminhados para casa, e os que são de outras cidades serão encaminhados para a Associação Jeriel.
A partir deste levantamento, a secretaria desenvolverá um processo de atendimento integral das famílias de acordo com as suas necessidades específicas. Segundo o relatório preliminar, até o meio dia de hoje, foram abordados aproximadamente 40 moradores de rua.
Já por parte do Sanear a atividade, durante todo o dia, será de limpeza da orla do rio, realizada por duas equipes, com a poda da vegetação acumulada na margem, o recolhimento do lixo, varrição e lavagem do calçadão.
A ação tem o apoio das polícias Civil e Militar, do Ministério Público Estadual e da Justiça, que estão dando apoio e orientação às equipes da secretaria durante o desenvolvimento das abordagens aos moradores de rua.

SELEÇÃO DE ALUNOS PARA CENTRO ESTADUAL DE IDIOMAS

Foi realizada no auditório do Senac, em Colatina, a cerimônia de assinatura do edital de seleção de alunos para o curso de Inglês do Centro Estadual de Idiomas (CEI), que vai funcionar no Colatina Shopping, a partir de maio. A cerimônia oficial contou com as participações dos secretários de Educação, Haroldo Corrêa (do Estado) e Maria Auxiliadora Torezani de Oliveira (de Colatina) e da subsecretária de Educação Básica e Profissional, Adriana Sperandio, e de outras autoridades, além de professores, diretores e estudantes.
Também teve as participações de três alunas dos Centros da Grande Vitória, que estudam no segundo ano e que fizeram uma apresentação cultural, conversando e cantando em inglês, para demonstrar aos alunos de algumas escolas que estavam presentes o que já aprenderam.
A unidade de Colatina é a primeira do interior capixaba a ser implantada fora da Grande Vitória. Criado pelo Governo do Estado, por meio da Sedu, em abril do ano passado, para fortalecer e difundir a língua inglesa entre os alunos da rede estadual, o curso foi implantado primeiramente nos municípios de Cariacica, Vila Velha, Serra e Vitória, e atende hoje a 4.500 alunos.
Em Colatina serão 510 vagas direcionadas aos alunos do ensino médio. Para concorrer a uma das vagas, o aluno interessado precisa estar matriculado no ensino médio regular da rede estadual, ter sido aprovado e ter tido frequência igual ou superior a 80% da carga horária total em 2009, e ter média final igual ou superior a 70, nas Línguas Portuguesa e Estrangeira. O processo seletivo é uma avaliação objetiva em Língua Portuguesa, com 40 questões. O curso tem duração de um a três anos, com carga horária de até 300 horas/aula, com duas aulas semanais de 1h15, ministrado no contra turno, ou seja, no horário inverso ao das aulas regulares do estudante. No ambiente tecnológico, os alunos têm acesso aos equipamentos e metodologias mais modernos, inclusive também com aulas extras, de reforço e de apoio, incluindo ainda uma série de atividades e eventos.
Além do benefício de aprender um novo idioma sem nenhum custo, os estudantes dos Centros têm também a oportunidade de participar do Programa de Intercâmbio que oferece bolsas de estudos para o exterior por um período de seis meses. Dentro deste Programa há um grupo de seis alunos hoje morando no Canadá.
As inscrições para a prova serão de 12 a 14 deste mês, e a prova será aplicada no dia 27, na própria escola na qual o aluno estuda. O resultado final será no dia 1º de maio e as aulas começam no dia 5 de maio. Em Colatina, pertencem à rede estadual as escolas Rubens Rangel, Aristides Freire, Geraldo Vargas Nogueira, Lions Clube, Néa Monteiro Costa, Profª Carolina Pichler e Honório Fraga.

COLATINA EMPATA CLÁSSICO COM CTE E GARANTE CLASSIFICAÇÃO

O Colatina garantiu a classificação para as semifinais da Série B do Campeonato Estadual ao empatar em 0 a 0 com o CTE. O jogo foi disputado no estádio municipal e teve todos os ingredientes de um grande clássico como nervosismo, polêmica, expulsão e muita emoção. O goleiro Mello, do CTE, esteve em noite inspirada praticando boas defesas, enquanto o atacante Tiego criava as situações de perigo no ataque.
O Colatina, mesmo beneficiado pelo empate, se mostrou mais ofensivo e seus atacantes desperdiçaram várias chances de gols, especialmente Junior Rosa e Gedeon. A rigor, o CTE só criou uma oportunidade com Tiego num chute de fora da área obrigando o goleiro Digão fazer boa defesa. No segundo tempo o técnico Naia optou por um esquema mais ofensivo e o time arriscou alguns chutes de média distância.
A expulsão do meio campista Fernando Prado, aos 28 minutos, contudo, complicou o esquema tático e o Colatina passou a ter mais espaço pra jogar. Desta forma, mesmo com os atacantes não conseguindo finalizar com sucesso, o Colatina dominava as ações, comandados principalmente por Edson Careca.
Com o empate, o Colatina segue na competição, mas aguarda a definição sobre quem será o seu adversário, que pode ser Estrela, de Cachoeiro de Itapemirim ou Castelense, de Castelo. O primeiro confronto será no dia 19, no estádio municipal. Já o CTE, mesmo eliminado, enfrenta o Aracruz, sábado, às 16 horas, no estádio municipal, para cumprir tabela.

TROMBA D´ÁGUA ATINGE ZONA RURAL DE COLATINA

Uma tromba d'água atingiu a região norte do município, nas áreas de Graça Aranha e Ângelo Frechiani, na madrugada do dia 7 de abril, levando prejuízos e transtornos aos moradores de várias localidades nestas regiões que ficou praticamente inundada devido ao grande volume de água registrado.
O secretário de Interior, Agildo Costa, disse que esteve no local e pode constatar os estragos causados pela enxurrada, que inundou casas, e destruiu plantações, criações e interditou estradas deixando algumas localidades inacessíveis por algum tempo.
Na manhã de hoje o secretário teve uma reunião com o prefeito Leonardo Deptuski e logo após seguiu para Vitória, onde pretende uma audiência com o governo do Estado, buscando recursos para ajudar na solução dos problemas.
De acordo com Agildo, a situação em algumas localidades é preocupante e o município sozinho não teria provisão de recursos suficientes para encaminhar as soluções necessárias. "Alguns produtores tiveram prejuízos imensos, perdendo quase tudo que tinham", assegurou.
Os alunos das unidades escolares municipais e estaduais também foram prejudicados, pois não têm condições de sair de casa e o transporte escolar não tem como chegar a algumas localidades. As aulas na região estão suspensas até que a água baixe, cessando o risco para os alunos, e as estradas tenham condições de trânsito, informou o secretário.
Dentre as localidades atingidas estão os distritos de Paul de Graça Aranha, Boa Esperança, Timbuí, Bela Aurora, Limão, Graciano Neves e Santa Catarina, todos enfrentando alagamentos e prejuízos. Agildo conta com a sensibilidade do Governo do Estado, no sentido de propiciar os recursos necessários ao município para que possa minimizar o sofrimento daquelas famílias.










Nenhum comentário: