quinta-feira, 15 de abril de 2010

Notícias de Colatina: Provinha Brasil, Vila Literária, Seminário Conilon, Ceasa Noroeste, Fazenda da Esperança...





PROVINHA BRASIL SERÁ APLICADA EM ESCOLAS MUNICIPAIS

Os estudantes do 2º ano do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino realizarão nesta sexta-feira, em Colatina, a Provinha Brasil, instrumento de avaliação elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), com o objetivo de diagnosticar o nível de alfabetização das crianças, após um ano de escolaridade. A provinha tem o intuito de oferecer aos gestores públicos e professores informações sobre o nível de alfabetização dos alunos, ainda no início do processo de aprendizagem, permitindo assim intervenções com vista à correção de possíveis insuficiências apresentadas nas áreas de leitura e escrita. No município a prova será realizada por alunos das 32 escolas da zona urbana e cerca de 43 escolas da zona rural no segundo ano. Este é o quarto ano da prova em todo Brasil.

5ª VILA LITERÁRIA SERÁ NESTE SÁBADO

Neste sábado, das 17h30 às 21h30, acontecerá a 5ª Vila Literária, na Praça Sol Poente, com várias atrações como oficinas, sucata, arte indígena (pintura em vasos de cerâmica) e origami; e também poemas, restauro de livro e a campanha "Adote um livro". Haverá também, pintura facial, bingo literário, visitação à casa do Sítio do Picapau Amarelo e um show de mágica e contação de histórias com o escritor capixaba Rodrigo Campaneli. A iniciativa do evento é da Prefeitura de Colatina, através da Secretaria de Educação, e faz parte do Projeto Colatina Cidade Leitora, reunindo alunos de escolas municipais, mas estará aberta a participação do público. Segundo a secretária Municipal de Educação, Maria Auxiliadora Torezani de Oliveira, nos últimos anos Colatina deu um salto importante na área cultural, graças à atuação da administração municipal. "A promoção de festivais, concursos de poesias, teatro e principalmente da leitura, vem proporcionando a todos a oportunidade de resgatar o hábito de ler e conhecer histórias e culturas diferentes. É uma forma de tirar os alunos dos muros da escola e levá-los ao mundo mágico da leitura", disse.

I SEMINÁRIO DE QUALIDADE DO CAFÉ CONILON EM COLATINA

A Prefeitura Municipal de Colatina, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca (Seag) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), realizam nesta quinta-feira, no Ifes (Instituto Federal de Ensino Tecnológico do Espírito Santo) campus Itapina, o I Seminário de Qualidade do Café Conilon. No seminário, pesquisadores e especialistas em cafeicultura irão abordar as tecnologias necessárias para se obter um produto de qualidade, além das vantagens mercadológicas para o produtor que apresenta um café diferenciado. A programação terá início às 8 horas, com a realização de um café da manhã. Às 9 horas, acontecerá uma palestra com o tema “Eficiência de Irrigação e Impactos na Sustentabilidade”, ministrada pelo engenheiro agrícola, pesquisador do Incaper e coordenador do Centro Capixaba de Meteorologia e Recursos Hídricos (Cecam), José Geraldo Ferreira da Silva. Em seguida, o presidente do Incaper, especialista em cafeicultura empresarial e degustação de cafés especiais, Evair Vieira de Melo, vai falar sobre “A Qualidade do Café”. O ciclo de palestras, com Carlos Renato Alvarenga Theodoro, representante da Cafesul (Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do Estado do Espírito Santo), que vai falar sobre “Mercado de Sustentabilidade Econômica”, seguido de uma mesa redonda aberta para debates, e o anúncio da realização do 1º Concurso de Qualidade do Café Conilon em Colatina. “Com o início da safra do café Conilon no mês de abril, é importante que os produtores rurais estejam atentos às tecnologias indicadas pelo Incaper para esta etapa da produção”, afirma o engenheiro agrônomo do Incaper, José Carlos Grobério. Segundo ele, os principais enfoques da reunião são instruir os agricultores do município para o uso adequado da água no processo de irrigação e capacitá-los para melhorar a qualidade do fruto nas propriedades. “No seminário, os técnicos irão orientar os produtores sobre os métodos de secagem do café, chamando a atenção para o procedimento de operacionalização. Ainda assim, é importante que saibam do estágio de maturação do grão e quando se deve colher para se obter um produto de qualidade”, afirma o engenheiro agrônomo.
No município, o café Conilon é a principal atividade econômica. São aproximadamente 3.500 propriedades rurais e 80 produtores familiares. A área de produção em Colatina atinge cerca de 15 hectares, com produtividade média de 30 a 40 sacas por hectare. Os produtores que quiserem participar podem efetuar as inscrições até amanhã (dia do evento). A participação é gratuita. Para mais informações sobre o curso os interessados podem ligar para: (27) 3722 5996.

COINTER FAZ AVALIAÇÃO DOS CINCO MESES DA CEASA NOROESTE

Em reunião, na quarta-feira, os representantes dos municípios que formam o Cointer (Consórcio Intermunicipal) avaliaram como positivo os cinco meses de funcionamento da Ceasa Noroeste. Foram apresentados números que comprovam a evolução no volume de produtos comercializados neste período, apesar das dificuldades iniciais de sua implantação. Ao todo foram vendidas 3.098 toneladas de mercadorias. Segundo Marcos Antonio Magnago, técnico do setor de estatística da Ceasa/ES, os números mostram uma tendência de melhora, mas é preciso um maior envolvimento dos municípios e produtores da região. Disse que uma das principais dificuldades foi a de convencer produtores e comerciantes a fazerem da Ceasa o local de negociação. Além disto, em Colatina havia a cultura de realizar esta comercialização em caminhões que ficavam estacionados nas ruas centrais da cidade. O técnico afirmou que outra importante ação adotada são as visitas a produtores e comerciantes dos municípios vizinhos. Nestes encontros são mostradas as vantagens e as potencialidades da Ceasa Noroeste e o resultado esta sendo positivo, mas constatou a necessidade de aumentar o número de mercadorias para atender especialmente os grandes compradores. O coordenador da Ceasa Noroeste, Olmeris Auer, anunciou que na próxima segunda-feira, 20, haverá reunião com uma grande rede de supermercado, em Linhares, interessada em adquirir os produtos da Ceasa. Falou também que outras negociações estão sendo feitas, visando aumentar o volume de negócios, e que, produtores estão diversificando seus produtos e aumentando a área de plantio. Informou ainda que o governo do estado pretende calçar o pátio e ampliar a cobertura da área onde é feita a comercialização para dar maior conforto a todos. Também um carro será disponibilizado para facilitar o trabalho de visitas. A Ceasa Noroeste foi inaugurada no início de dezembro com objetivo de atender 2.400 produtores e 1.300 estabelecimentos da região. A administração é feita por um consórcio formado por 18 municípios, tendo como presidente o prefeito de Colatina, Leonardo Deptulski.
CENTRO E SÃO SILVANO TEM NOVO HORÁRIO DE COLETA DE LIXO

Moradores e comerciantes do centro da cidade e da Avenida Silvio Avidos, em São Silvano, estão sendo informados sobre o novo horário da coleta de lixo. Na tarde de hoje, o Sanear realizou no Calçadão da rua Geraldo Pereira um mutirão de conscientização e a entrega de panfleto contendo todas as informações sobre a mudança. A novidade da campanha é o apelo para que as pessoas separem o lixo seco do lixo úmido, com objetivo de facilitar a coleta e a reciclagem. O lixo seco é o que contém papel, garrafa, metal e plástico. Já o lixo úmido contém resto de comida, papel higiênico, entre outros. Pelo novo horário, a coleta acontecerá de segunda a sexta-feira, a partir das 17 horas, e no sábado, a partir das 13 horas. O Sanear chama atenção dos moradores para que observem os horários e as orientações fornecidas, pois, isto vai contribuir para um melhor aspecto nestes locais, além de evitar doenças e a proliferação do mosquito da dengue.

COLATINA TERÁ FAZENDA DA ESPERANÇA PARA TRATAR DEPENDENTES QUÍMICOS

A noite de terça-feira entrou para a história de Colatina, com a audiência pública, realizada na Câmara Municipal, às 19 horas, para a implantação de uma instituição de tratamento para a recuperação de dependentes de drogas. Será a Fazenda da Esperança, gerida pela Obra Social Nossa Senhora da Glória, ligada à Igreja Católica. A cerimônia contou com as participações do vice-governador Ricardo Ferraço, do prefeito Leonardo Deptulski, do bispo Dom Décio Zandonade, do presidente da Amunes (Associação dos Municípios do Espírito Santo), Gilson Amaro, de secretários municipais, lideranças políticas, religiosas, jurídicas, militares e comunitárias e ainda de dezenas de pessoas. O vereador Genivaldo Lievore conduziu os trabalhos, que foi dividido entre os discursos das autoridades, debates com os presentes, depoimentos e revelações de quem foi recuperado graças à Fazenda, fundada há 27 anos em Guaratinguetá (SP), e que hoje atua em mais de 60 locais em todo o Brasil e ainda em vários países. O padre Evaldo Ferreira fez um relato sobre o projeto, enfatizando que ele visa resgatar a auto-estima do cidadão e reintegrá-lo à sociedade. “No local ele vai participar de atividades agropecuárias, além do aprendizado de novas profissões. Cada interno poderá ficar até um ano na unidade. A instituição já ajudou a tirar das drogas 15 mil pessoas, nesse período de existência, apontando um índice de 80% de recuperação, com orientações dentro de três princípios básicos, como o trabalho, a família e a espiritualidade, a convivência com a palavra de Deus”. Segundo ele, não há interferência de medicamentos, na recuperação, e sim trabalho, oração e convivência familiar. “Contamos também, com a ajuda de profissionais, empresários e voluntários, e com um modelo auto- sustentável”. O vice-governador Ricardo Ferraço, disse que os poderes públicos e a sociedade estão conjuntamente, enfrentando um desafio, para um processo de recuperação e ressocialização. Ele informou que estão sendo montadas mais três Fazendas no Estado, Alegre, Guaçuí e Serra. “Colatina terá duas unidades, uma para os homens e outra para as mulheres. Os recursos estão disponíveis para a compra da área na zona rural, que esperamos adquirir até maio. Precisamos definir os valores. Esperamos que já tenhamos conseguido para começar as obras necessárias para acolhimento dos nossos irmãos, que com muita fé, possam retornar às suas famílias totalmente recuperadas. Frei Hans, que fica em Guaratinguetá, é muito criterioso e nós estamos conseguindo atender as premissas exigidas para implantar a Fazenda aqui”, disse Ferraço. O juiz Jaime Lievore afirmou que a Fazenda será muito necessária em Colatina também, numa realidade, que ele descreveu como “dura”, pois segundo ele, 80% dos que passam pelos presídios saem e acabam retornando a eles. “Nossa juventude está atrás das grades; o que é muito triste para a nossa sociedade. Ninguém é viciado porque quer. Na Fazenda da Esperança não tem que pagar, é o amor em primeiro lugar”. Ele também fez um apelo aos seus companheiros de profissão, para que trabalhem com um olhar social, e que reservem um pouco de seus tempos para que também realizem atividades de prevenção, em projetos que envolvam a juventude, para mantê-la longe das drogas. E falou de um projeto que participa no bairro Ayrton Senna, que está sendo desenvolvido em parceria com a Prefeitura, de atividades artísticas e esportivas, com crianças e adolescentes. Dom Décio disse que estava muito feliz com a implantação da unidade em Colatina, que a noite era muito especial para ele e para todos os colatinenses e moradores da região. “É uma graça de Deus. O dia de hoje entra para os calendários da minha vida e da igreja. Estou extremamente emocionado com esta conquista para o nosso povo”. A secretária Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, Júlia Deptulski, disse “que 100% de dependentes químicos estão nas ruas, principalmente a juventude, pois a maior faixa está entre 12 e 18 anos de idade. Os nossos adolescentes estão se matando entre eles, por causa do crack No Brasil, as unidades para adolescentes nessa faixa são absurdas, não funcionam. São 10 anos conhecendo esta realidade aqui”. Ela ressaltou ainda a importância dos trabalhos de espiritualidade e também da equipe de profissionais para a recuperação dos dependentes. O prefeito Leonardo Deptulski disse que a Câmara Municipal e todas as pessoas presentes, estavam colocando os seus nomes de uma maneira muito bonita, fazendo parte de um fato marcante para o município e a região. “Concordo com o juiz Jaime Lievore, quando ele diz que os juízes devem sair de suas salas para contribuir com atividades para a recuperação de vidas. Todos nós devemos nos envolver, porque é duro ver a sociedade civil lutando sozinha contra as drogas, contra o tráfico”, ressaltou. Para o prefeito, a Fazenda da Esperança “traz esperança para a nossa cidade. E nós só precisamos arrumar o espaço físico, pois a gestão já está pronta, para retirar as pessoas do flagelo das drogas. Agradeço a todos vocês que estão se entregando a este projeto de vida. Colatina se orgulha muito da rede social que estamos construindo”. Ele frisou ainda, que existe um preconceito muito grande com as pessoas que usam drogas. “A sociedade tem a cultura de querer ver presas as pessoas que usam drogas, mas nós precisamos mudar essa cultura para a cultura do acolhimento, do amor, do ajudar o outro, do contribuir. E se é possível construirmos uma Fazenda com acolhimento, amor, trabalho, dignidade, espiritualidade, podemos ter um mundo melhor para os nossos jovens e nossas famílias. E se Deus quiser, Colatina vai sair na frente, não para disputar, mas pela importância do projeto”, finalizou.

JARDIM PLANALTO E REGIÃO TERÃO CAMPO DE FUTEBOL SOCIETY

Crianças, adolescentes e adultos do bairro Jardim Planalto, e também dos bairros adjacentes, Moacir Brotas, Vista da Serra, Operário e Perpétuo Socorro, serão beneficiados com um campo de futebol society que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes, e a Prefeitura, estão implantando no local. É o projeto Bom de Bola que consiste no aproveitamento de áreas nas comunidades para desenvolver modalidades esportivas. Será construído numa área onde já existe uma quadra antiga, na praça local. O campo terá grama sintética, iluminação e alambrado, e tão logo fique pronto, a Prefeitura pretende promover competições da modalidade e implantar escolinhas que beneficie toda a região, para estimular a prática de esporte. A primeira intenção é realizar o Campeonato Municipal ainda neste ano.

Nenhum comentário: