segunda-feira, 25 de março de 2019

LITURGIA DIÁRIA,3a-F.,26/3/2019. III SEMANA DA QUARESMA. SÃO BRÁULIO

LITURGIA DIÁRIA DA PALAVRA,3a-F.,26/3/2019. III SEMANA DA QUARESMA. COR DOS PARAMENTOS LITÚRGICOS: ROXA. SÃO BRÁULIO. 1ª Leitura: Leitura da Profecia de Daniel (Dn 3,25.34-43): "Trata-nos segundo a tua clemência e segundo a tua imensa misericórdia; liberta-nos com o poder de tuas maravilhas e torna teu nome glorificado, Senhor”. Salmo Responsorial (Sl 25,4bc-5ab.6-7.8-9 (R: 6a)): "R: Recordai, Senhor, a vossa compaixão!". Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 18,21-35): "'Não devias tu também, ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?'". FONTE: Sitenovaalianca.com.br .
TEXTO, PESQUISA, FILMAGEM E NARRAÇÃO: REPÓRTER, radialista e blogueiro Paulo Maciel, de Colatina/ES, para seus endereços na web: paulo roberto maciel (canal no youtube), reporterpaulomaciel.blogspot.com e facebook.com/paulomacieldaradio (25/03/2019)

DIA 26 DE MARÇO: DIA DE SÃO BRÁULIO (Fonte: Sitea12.com )
São Bráulio nasceu na Espanha, por volta de 585. Vinha de família religiosa e teve dois irmãos também com vocação religiosa. Um deles foi bispo de Saragoça, e a irmã, abadessa. Estudou em Sevilha, teve como mestre e grande amigo Santo Isidoro, que era bastante reconhecido por sua sabedoria. Isidoro dirigia-se ao amigo chamando-o de "amadíssimo senhor meu e caríssimo filho".
Aos 20 anos entrou na abadia de santa Engrácia. Nessa abadia são Bráulio fez os estudos elementares, ajudado pelo seu irmão João, na vida ascética. Dez anos depois foi para Sevilha aperfeiçoar-se com santo Isidoro.
Quando em 631 faleceu o bispo João, foi nomeado arquidiácono e lhe confiaram a administração dos negócios eclesiásticos. E num tempo terrível de pestes, flagelos, carestias, Bráulio, pedindo conselhos e ajuda, foi superando tanta crise. Foi nomeado bispo no lugar do irmão. Participou do quarto, quinto e sexto concílios de Toledo. Correspondia com o Papa Honório I. Sua primeira preocupação foi com a cultura, incentivou os estudos e formou bibliotecas.
Por volta dos anos 650 estava praticamente cego e esgotado e morreu no ano seguinte, provavelmente aos 66 anos.
São Bráulio foi um grande bispo, nascido numa família de santos que ajudou e muito na consolidação da Igreja no reino espanhol.
Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

Nenhum comentário: