terça-feira, 26 de março de 2019

LITURGIA DIÁRIA, 27 DE MARÇO DE 2019, DIA DE SANTA LÍDIA

Liturgia Diária da Palavra, 27 de março de 2019, QUARTA FEIRA DA III SEMANA DA QUARESMA. Cor dos Paramentos Litúrgicos: Roxa. DIA DE SANTA LÍDIA, COMERCIANTE DE PÚRPURA. 1ª Leitura: Leitura do Livro do Deuteronômio (Dt 4,1.5-9): "Qual é a grande nação cujos deuses lhe são tão próximos quanto o Senhor nosso Deus, sempre que o invocamos?". Salmo Responsorial (Sl 147B,12-13.15-16.19-20 (R: 12a)): "Glorifica o Senhor, Jerusalém!". Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 5,17-19): "'Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento.'"
TEXTO, PESQUISA, FILMAGEM E NARRAÇÃO: REPÓRTER, radialista e blogueiro Paulo Maciel, de Colatina/ES, para seus endereços na web: paulo roberto maciel (canal no youtube), reporterpaulomaciel.blogspot.com e facebook.com/paulomacieldaradio (26/03/2019)

27 DE MARÇO: DIA DE SANTA LÍDIA, COMERCIANTE DE PÚRPURA

Santa Lídia era judia e se converteu ao cristianismo. Foi batizada por São Paulo em Filipos. Comerciante de púrpura era natural de Tiatira, na Ásia. Hoje em dia o fato de ser comerciante pode não significar muito, mas no século primeiro isto significava que ela era uma mulher muito rica.
Entre os anos 50 e 53, os apóstolos Paulo, Silas, Timóteo e Lucas foram a Filipos como missionários. Esperaram o sábado para irem à procura de judeus que provavelmente se reuniriam para ler a Escritura. Foi quando encontraram Lídia, uma negociante de púrpura, em meio a um grupo de mulheres.
Lídia ouviu com tal adoração as palavras de Paulo, que logo usou seus dotes de comerciante, fazendo com que não só ela, como seus familiares pedissem o batismo. Logo os apóstolos foram abrigados na própria casa de Lídia, que abandonou a profissão e foi recolher-se na "prosêuca" - um lugar de oração - com outras mulheres.
No Atos dos Apóstolos lemos o testemunho de São Paulo:
“Quando chegou o sábado, saímos fora da porta, à um lugar junto ao rio, onde parecia-nos haver oração. Sentados, começamos a falar às mulheres que se tinham reunido. Uma delas, chamada Lídia, negociante de púrpura da cidade de Tiatira, e adoradora de Deus, escutava-nos. O Senhor lhe abrira o coração, para que ela atendesse ao que Paulo dizia. Tendo sido batizada, ela e os de sua casa, fez-nos este pedido: ‘Se me considerais fiel ao Senhor, vinde hospedar-vos em minha casa’. E forçou-nos aceitar seu convite”. (At 16, 11ss)
Este fato ocorreu por volta do ano 55. Santa Lídia foi uma das primeiras cristãs na Europa.
Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

Nenhum comentário: