Liturgia Diária da Palavra,26-05-2019,Domingo. Dia de SÃO FILIPE NÉRI.Voz:repórter Paulo Maciel-Colatina. VI SEMANA DA PÁSCOA.Cor dos paramentos litúrgicos: Branca. (Glória, Creio, II Semana do Saltério). 1ª Leitura: Leitura dos Atos dos Apóstolos (At 15,1-2.22-29): "'Nós, os apóstolos e os anciãos, vossos irmãos, saudamos os irmãos vindos do paganismo e que estão em Antioquia e nas regiões da Síria e da Cilícia.'" Salmo Responsorial (Sl 67,2-3.5.6.8 (R: 4)): "R: Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem!". 2ª Leitura: Leitura do Livro do Apocalipse de São João (Ap 21,10-14.22-23): "A cidade não precisa de sol nem de lua que a iluminem, pois a glória de Deus é a sua luz, e a sua lâmpada é o Cordeiro.". Evangelho de Jesus Cristo segundo São João (Jo 14,23-29): "'Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada'" Fonte: www.novaalianca.combr . TEXTO, edição, filmagem e narração: repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel, de Colatina/ES, para seus endereços na web: paulo roberto maciel (canal no youtube), reporterpaulomaciel.blogspot.com e facebook.com/paulomacieldaradio (24/05/2019)
SANTO DO DIA: 26 DE MAIO DE 2019 - SÃO FILIPE NÉRI (Fonte: www.a12.com )Nascido em Florença, Itália, em 21 de julho de 1515, Filipe Néri pertencia a uma família rica. Junto com a irmã Elisabete, foi educado pela madrasta. Filipe surpreendia pela alegria, bondade, lealdade e inteligência. Cresceu na sua terra natal, estudando e trabalhando com o pai, sem demonstrar vocação para vida religiosa, mesmo frequentando regularmente a igreja.
Em 1535, aceitou o convite para ser o tutor dos filhos de uma nobre e rica família, estabelecida em Roma. Nessa cidade foi estudar Filosofia e Teologia com os agostinianos. No tempo livre praticava a caridade junto aos pobres e necessitados, atividade que exercia com muito entusiasmo e alegria, principalmente com os pequenos órfãos de filiação ou de moral.
Somente aos trinta e seis anos de idade ele se consagrou sacerdote, sendo designado para a igreja de São Jerônimo da Caridade. Tão grande era sua consciência dos problemas da comunidade que formou um grupo de religiosos e leigos para discutir os problemas, rezar, cantar e estudar o Evangelho.
Filipe se preocupou com a integração das minorias e a educação dos meninos de rua. Com bom humor, ele dizia aos que reclamavam do barulho das crianças: "Contanto que os meninos não pratiquem o mal, eu ficaria contente até se eles me quebrassem paus na cabeça".
Viveu até o dia 26 de maio de 1595. São Filipe Néri é chamado até hoje de: Santo da alegria e da caridade. Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR
Reflexão:
A alegria é a grande virtude dos santos. Uma alegria serena e
confiante no amor do Cristo Ressuscitado. Ser alegre não significa dar
risadas o dia todo, mas conservar o semblante calmo e tranquilo. A
tristeza enfraquece o coração e provoca desânimo. Peçamos ao bom Deus
que nos alimente sempre com a virtude cristã da alegria.
Oração:
Ó Pai, pela vossa misericórdia São Felipe Néri anunciou as
insondáveis riquezas de Cristo. Concedei-nos, por sua intercessão,
crescer no vosso conhecimento e viver na vossa presença segundo o
Evangelho, frutificando em boas obras. Por Cristo nosso Senhor. Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário