quinta-feira, 30 de maio de 2019

Liturgia Diária,31-05-2019,6ªf.Visitação de Nossa Senhora.Santa Camila Batista da Varano

Liturgia Diária da Palavra,31-05-2019,6ª-f, Visitação de Nossa Senhora. Dia de SANTA CAMILA BATISTA DA VARANO.Voz:repórter Paulo Maciel-Colatina.VI SEMANA DA PÁSCOA.Cor dos paramentos litúrgicos: Branca. (Glória, Prefácio de Maria, Ofício da Festa). 1ª Leitura: Leitura da Profecia de Sofonias (Sf 3,14-18):"Canta de alegria, cidade de Sião; rejubila, povo de Israel! Alegra-te e exulta de todo o coração, cidade de Jerusalém!" Salmo Responsorial (Sl (Is 12,2-3.4bcd.5-6 (R:6b)): "R: O Santo de Israel é grande entre vós." Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 1,39-56): "'Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre!” 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?'" Fonte: www.novaalianca.combr . TEXTO, edição, filmagem e narração: repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel, de Colatina/ES, para seus endereços na web: paulo roberto maciel (canal no youtube), reporterpaulomaciel.blogspot.com e facebook.com/paulomacieldaradio (31/05/2019)  

SANTO DO DIA 31 DE MAIO DE 2019: SANTA CAMILA BATISTA DA VARANO (Fonte: www.a12.com) - Camila era filha primogênita do príncipe Júlio de Varano, fruto de uma aventura amorosa com uma nobre dama da corte. Nasceu em 09 de abril de 1458. Cresceu bela, inteligente, caridosa e piedosa. Tinha uma personalidade sedutora e divertida, apreciava dançar e cantar.

Ainda criança, depois de ouvir uma pregação sobre a Paixão de Jesus Cristo fez um voto particular: derramar pelo menos uma lágrima todas as Sextas-feiras, recordando todos os sofrimentos do Senhor. Porém, tinha dificuldade para conciliar o voto à vida divertida que levava, quando não conseguia vertê-la sentia-se mal toda a semana.
Aos dezoito anos sentiu o chamado para a vida religiosa, mas seu pai não permitiu. Camila ficou sete meses doente por causa disso. Seu pai fez de tudo, mas ela não desistiu. Após dois anos, acabou consentindo. Assim, aos vinte e três anos, em 1481, ingressou no mosteiro das Clarissas, e tomou o nome de Irmã Batista.
Os anos que se sucederam foram de grandes experiências místicas para Camila Batista, sempre centradas na Paixão e Morte de Jesus Cristo. Escreveu o famoso livro "As dores mentais de Jesus na sua Paixão", que se tornou um guia de meditação para grandes Santos.
Morreu com fama de santidade, em 31 de maio de 1524.
Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR
Reflexão: Santa Camila nutria especial devoção pela Paixão de Cristo e pela Eucaristia. É dela a meditação que aconselha os fiéis a comungarem o corpo de Cristo como verdadeiro alimento do corpo e do espírito. “Aquele, pois, que deseja saborear a Paixão de Cristo não deve se contentar com as chagas e o sangue que aderem a esse vaso sagrado da humanidade de Cristo. Que entre dentro do próprio vaso, quero dizer, dentro do coração do Cristo bendito, e ali será saciado até mesmo além de seus desejos”.
Oração: Querido e bom Deus, dai-nos, pela intercessão de santa Camila, a graça de perseverar no vosso amor e ser instrumento de paz e de amor no meio da humanidade. Concedei-nos ser fervorosos participantes da Eucaristia e zelar pelo anúncio do Reino. Por Cristo nosso Senhor. Amém!

Nenhum comentário: