domingo, 26 de maio de 2019

O QUE DIZ A BÍBLIA SAGRADA SOBRE HOMOAFETIVIDADE (homossexualidade). MENÇÕES DO PROFETA MOISÉS E DO APÓSTOLO PAULO

No Livro do Gênesis (Gn 1,27-28), lê-se este texto: "Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher. Deus os abençoou: 'Frutificai-vos, disse ele, e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a....". Ainda no mesmo Gênesis (Gn 19, 4-5.7-8), escrito atribuído ao profeta  e legislador Moisés, lê-se uma história de seres do sexo masculino pervertidos (jovens e idosos), em Sodoma, que querem manter intimidade sexual com outros seres do mesmo gênero hospedados numa residência: “Mas, antes que se tivessem deitado, eis que os homens da cidade, os homens de Sodoma, se agruparam em torno da casa, desde os jovens até os velhos, toda a população. E chamaram Lot: ‘Onde estão, disseram-lhe, os homens que entraram nesta noite em tua casa? Conduze-os a nós para que os conheçamos (...)’. E disse-lhes: ‘Suplico-vos, meus irmãos, não cometais este crime... Não façais nada a estes homens, porque se acolheram à sombra do meu teto.’”
Numa versão com outras palavras, está redigido assim: "Eles ainda não haviam deitado, quando os homens da cidade rodearam a casa. Eram os homens de Sodoma, desde os jovens até os velhos, o povo todo, sem exceção. Chamaram Ló e lhe disseram: 'Onde estão os homens que vieram para a sua casa nesta noite? Traga-os para que tenhamos relações com eles. (...)'. Disse-lhes: 'Meus irmãos, eu lhes peço: não façam mal... Mas não façam nada a esses homens, porque eles estão hospedados em minha casa.'"
No Livro do Levítico (Lv 18,22-24), obra inspirada por Deus ao profeta Moisés, está escrito: “Não se deite com um homem, como se fosse com mulher: é uma abominação. Não se deite com animal, pois você ficaria impuro. ... Não se tornem impuros com nenhuma dessas coisas, pois assim fazem as nações que eu vou expulsar da frente de vocês.”
Ainda no Levítico, em Lv 20,13 encontra-se a passagem: "Se um homem dormir com outro homem, como se fosse mulher, ambos cometerão uma coisa abominável. Serão punidos de morte e levarão a sua culpa." 
Na Primeira Epístola do Apóstolo São Paulo aos Coríntios (1Cor 6, 9-10.12) lê-se: “Acaso não sabeis que os injustos não hão de possuir o Reino de Deus? Não vos enganeis: nem os impuros, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os devassos, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os difamadores, nem os assaltantes hão de possuir o Reino de Deus. ... Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não me deixarei dominar por coisa alguma.”
Numa outra versão (Edição Ilustrada do Novo Testamento Vivo), o mesmo escrito ficou assim: “Vocês então não sabem que os que fazem tais coisas não têm parte no Reino de Deus? Não se enganem a si próprios. Aqueles que vivem imoralmente – que são adoradores de ídolos, adúlteros ou homossexuais – não terão parte no seu reino. Nem tampouco os ladrões, os gananciosos, os bêbados, os caluniadores e os salteadores. ... Posso fazer qualquer coisa que eu quiser, se Cristo não tiver dito ‘não’, mas algumas dessas coisas não são boas para mim. Mesmo que me seja permitido fazê-las, eu recusarei, se achar que elas poderão ter um tal domínio sobre mim que não poderei facilmente parar quando quiser.” Na mesma carta (1Cor 6,18), vê-se a recomendação: "Fugi da fornicação. Qualquer outro pecado que o homem comete é fora do corpo, mas o impuro peca contra o seu próprio corpo."
Na Epístola aos Romanos Rm 1, 25-27), vem uma outra admoestação de Paulo: "Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura em vez do Criador, que é bendito pelos séculos. Amém! Por isso, Deus os entregou a paixões vergonhosas: as suas mulheres mudaram as relações naturais em relações contra a natureza. Do mesmo modo também os homens, deixando o uso natural da mulher, arderam em desejos uns para com os outros, cometendo homens com homens a torpeza, e recebendo em seus corpos a paga devida ao seu desvario."
TEXTO, PESQUISA E EDIÇÃO: REPÓRTER, RADIALISTA E BLOGUEIRO PAULO MACIEL, DE COLATINA/ES, PARA SEUS ENDEREÇOS NA WEB: reporterpaulomaciel.blogspot.com e facebook.com/paulomacieldaradio (26/05/2019)

Nenhum comentário: