sexta-feira, 21 de setembro de 2018

"JUVENTUDE E SUPERAÇÃO DA VIOLÊNCIA" É O TEMA FINAL DA SEMANA TEOLÓGICA

A Semana Teológica 2018, realizada pelo Centro de Estudos da Diocese de Colatina (CEDIC) será encerrada nesta sexta-feira (21-9-2018), com uma palestra do professor e coordenador da Faculdade Salesiana, Paulo Cesar Delboni. Ele abordará o importante tema "Juventude e Superação da Violência".
Na quinta-feira (20-9-2018), o tema "A Missão da Família no Mundo de Hoje" foi defendido pelo padre Paulo Sérgio Ribeiro Barbosa, coordenador da Pastoral Familiar Diocesana e titular da Paróquia Nossa Senhora da Glória (Vila Lenira-Colatina). O sacerdote falou, entre outras coisas, sobre o mundo da pós-modernidade, o capitalismo neoliberal, o individualismo exacerbado, a cultura do hedonismo, o egoísmo radical e o delírio consumista das pessoas. "O mais marcante é um desinteresse por tudo; seria como se não acreditasse mais numa possibilidade de mudança social", disse. Tudo isso, segundo ele atingiu profundamente a instituição denominada 'família'. Segundo um dos tópicos da palestra, "A FAMÍLIA ESTÁ EM DESORDEM. NÃO É MAIS FAMÍLIA. HOJE É UNIÃO TEMPORÁRIA, OU NÃO". O clérigo tocou também em pontos nevrálgicos do ser humano na atualidade: angústia, infelicidade, insatisfação, vulnerabilidade emocional. Citou um paradoxo das pessoas hoje em dia: "Viver sozinho e, ao mesmo tempo, não suporta conviver; família, sociedade, sofremos com aquilo que criamos. Produzimos, com isso, novos sofrimentos...". Lembrou que há um ideal de família que não se tem mais, uma modernidade líquida em oposição à modernidade sólida, conforme Zygmunt Bauman (1927-2017). Enfatizou que a "liberdade" é a marca do mundo atual. "Onde havia segurança, não existia liberdade; hoje temos a liberdade e não temos segurança", pontuou. Alertou para o fato de que as crianças de hoje "não podem sofrer", sendo que "o sofrimento faz parte da vida e nos ajuda a desenvolver resiliência". Observou que foi perdido o "monopólio da educação", pois na atualidade "todos educam" (a mídia educa, o trânsito educa, a família educa...) e "ninguém educa" verdadeiramente. Em outra parte da palestra, alertou que "todo mundo quer casar, mas ninguém fica casado. A família se espalhou, saiu do modelo que conhecemos, saiu da casinha, saiu do seu habitar". Num segundo momento importante, deu a visão da Igreja sobre o tema, inserindo como modelo de família cristã a "Família de Nazaré", formada por Jesus, Maria e José. "A família de Nazaré se compromete em redescobrir a vocação e missão da família". Citando o Papa Francisco, asseverou que "A vocação natural da família é educar, a fim de que cresçam na responsabilidade por si mesmos e pelo próximo". A ENTRADA para o evento É FRANCA. Basta comparecer, pouco antes das 19h, ao 'hall' do Edifício João Paulo II, assinar a lista de presenças e ouvir atentamente a palestra, que será ministrada no seu auditório. Mais informações pelo telefone (0xx27) 2102-5000, por meio do e-mai: areadecolatina@gmail.com ou nas secretarias paroquiais da Diocese de Colatina.
TEXTO E FOTOS: REPÓRTER, RADIALISTA E BLOGUEIRO PAULO MACIEL, DE COLATINA/ES, para suas páginas na web: reporterpaulomaciel.blogspot.com e facebook.com/paulomacieldaradio (21-9-2018)

Nenhum comentário: