quinta-feira, 19 de outubro de 2017

NOVO SISTEMA VAI INCENTIVAR DOAÇÃO DE ÓRGÃOS NO PAÍS, DIZ PRESIDENTE TEMER

Alan Santos/PRPresidente assinou o decreto no Palácio do Planalto
Presidente assinou o decreto no Palácio do Planalto
SAÚDE - Presidente da República assinou decreto que moderniza o Sistema Nacional de Transplantes, reforçando o papel dos familiares na doação 
O presidente da República, Michel Temer, assinou, nesta quarta-feira (18-10-2017), decreto modernizando o Sistema Nacional de Transplantes (SNT). Na visão de Temer, o ato vai incentivar e aumentar o aproveitamento de órgãos no País.
De acordo com o texto, que será publicado no Diário Oficial da União (DOU), o papel dos familiares de um possível doador é fortalecido. Como já está previsto na legislação brasileira, cabe aos parentes próximos a autorização para a coleta dos órgãos.
“Hoje, o aproveitamento dos órgãos não é tão intenso como deveria ser, e eu penso que esse ato vai incentivar exatamente a utilização desses órgãos para serem transplantados”, afirmou Temer, após assinar o decreto presidencial. “Tenho absoluta convicção de que ele produzirá os melhores efeitos.”
Entre as novidades do decreto, está o atendimento a um pedido feito pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), que retira a obrigação de um neurologista diagnosticar a morte encefálica para poder ocorrer o transplante.
Além disso, o decreto aumenta o prazo de validade das autorizações dos estabelecimentos de saúde e equipes de transplantes no Brasil. Antes, eram dois anos; agora, serão quatro. Também entrou no documento a determinação de Temer para que a Força Aérea Brasileira (FAB) deixe um avião de sobreaviso para o transporte de órgãos. (18-10-2017). Fonte: Planalto. POSTADO POR REPÓRTER, RADIALISTA E BLOGUEIRO PAULO MACIEL, DE COLATINA/ES, NA A REDE SOCIAL facebook.com/paulomacieldaradio E NO BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com (19-10-2017)

Nenhum comentário: