quinta-feira, 19 de outubro de 2017

SANTA EDWIGES, PADROEIRA DOS POBRES E ENDIVIDADOS

No dia 16 de outubro foi celebrado o Dia de Santa Edwiges, a padroeira dos pobres e endividados. Muitas igrejas católicas receberam fiéis que foram agradecer ou pedir a intercessão da santa, que se entregou a Deus pela causa dos mais humildes. Veja abaixo a história e a oração de Santa Edwiges. 
TEXTO E FOTOS (a partir de imagens da RedeVida): REPÓRTER, RADIALISTA E BLOGUEIRO PAULO MACIEL, DE COLATINA/ES, PARA A REDE SOCIAL facebook.com/paulomacieldaradio  E O BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com (19-10-2017)
SANTA EDWIGES - Santa Edwiges nasceu na Bavária, por volta do ano 1174. Aos 12 anos casou-se com o duque da Silésia, Henrique I. Foi mãe de seis filhos. Uma mulher marcada pelo sofrimento diante da morte, pois viu seus filhos morrerem um a um, ficando viva apenas uma filha, Gertrudes. Dedicou-se inteiramente ao serviço dos necessitados: protegia os órfãos e as viúvas, visitava hospitais, amparava a juventude carente, educando-a e instruindo-a na fé cristã, cuidando dos leprosos. Quando seu marido morreu, ela se retirou para o convento, onde sua filha Gertrudes era abadessa. Passou os restos de seus dias na austeridade. Morreu no mosteiro de Trebnitz, no ano 1243.
ORAÇÃO - Ó Santa Edwiges, vós que na terra fostes o amparo dos pobres, a ajuda dos desvalidos e o Socorro dos Endividados, e no Céu agora desfrutais do eterno prêmio da caridade que em vida praticastes, suplicante te peço que sejais a minha advogada, para que eu obtenha de Deus o auxílio de que urgentemente preciso: (fazer o pedido). Alcançai-me também a suprema graça da salvação eterna. Santa Edwiges, rogai por nós. Amém. (Texto enviado ao repórter Paulo Maciel por Nino Naumann)

Nenhum comentário: