quarta-feira, 15 de abril de 2015

Viagem de fé para Festa da Penha, em Vila Velha/ES


Texto e fotos: Paulo R. Maciel para o blog REPORTERPAULOMACIEL.BLOGSPOT.COM

Na madrugada de domingo (12/04/2015) viajei para Vila Velha/ES, junto com os fiéis da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, na Romaria de Colatina rumo ao Convento da Penha. A Festa de Nossa Senhora da Penha, Padroeira do Estado do Espírito Santo, estava no seu penúltimo dia. A missa dos romeiros de Colatina, no domingo, foi a partir das 9h no Campinho do Convento, sob a presidência do bispo diocesano Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias e contando com a participação de vários padres e freis. Na homilia de Dom Wladimir, o tema central abordado foi a paz, como também foi o tema da Festa da Penha, “Maria, Mãe da Família, Santuário da Paz”. Após a missa, Dom Wladimir foi bastante requisitado pelos fiéis católicos, que pediam bênçãos e faziam poses para fotografias junto ao religioso paramentado. Os romeiros colatinenses retornaram à “Princesa do Norte” no mesmo dia. Eu resolvi ficar na cidade “Canela Verde” para assistir à missa de encerramento da Festa da Penha na segunda-feira, na Prainha, que foi celebrada pelo arcebispo de Vitória, Dom Luís Mancilha Vilela. Assisti também, após o ato religioso, ao show do padre Fábio de Melo. Foram momentos de muita fé, alegria e pedidos de paz para o estado do Espírito Santo, considerado um dos mais violentos do país.
Mais informações
Nos diversos eventos foram distribuídos aos fiéis, entre outros objetos, livros de canto, encartes com a programação da festa e santinhos diversos. Num dos panfletos, constava este texto do Papa Francisco: “A família é a fonte de toda fraternidade, sendo, por isso mesmo, também o fundamento e o caminho primário para a paz, já que, por vocação, deveria contagiar o mundo com seu amor.”
De acordo com as informações passadas aos fiéis, “A Festa de Nossa Senhora da Penha é, sem dúvida, um momento de fraternidade. É realizada no Convento da Penha, fundado e mantido pela fraternidade franciscana. Tendo São Francisco como modelo de paz e a Senhora das Alegrias como a MÃE que acolhe e indica o caminho, os fiéis e romeiros da Penha tornam-se mensageiros da paz e missionários da alegria. Na casa da Mãe os filhos aprendem que a paz, o respeito, a fraternidade, a comunhão e a partilha começam na casa e nas atitudes de cada um. Festa da Penha 2015! Romeiros da Penha rumo à fraternidade e à paz. A PAZ É A GENTE QUE FAZ!”

A programação começou no dia 5 de abril (domingo) com a Romaria dos Cavaleiros, início do oitavário e missa, e foi concluída no dia 13 de abril (segunda-feira) com  missa da CRB e Seminário, Romaria dos Ciclistas, apresentação de bandas de congo, missa das pastorais, missa de encerramento e show com o padre Fábio de Melo. De 6 a 12 de abril houve atendimento de confissão com os padres na Capela da Penitência.  A realização da festa foi da Mitra Arquidiocesana de Vitória (Igreja Católica) e Convento da Penha, sob o patrocínio da Vale e prefeituras de Vila Velha, Vitória e Cariacica. 

Nenhum comentário: