sexta-feira, 17 de abril de 2015

Semana Santa louvando a Deus. Jesus Cristo Ressuscitou

                              (Fotos do interior da Igreja da Comunidade Nossa Senhora da Penha)
Texto e fotos: Paulo R. Maciel para o blog REPORTERPAULOMACIEL.BLOGSPOT.COM

O período da Quaresma e mais especificamente a Semana Santa foi, para mim, de muita oração e fé. Refleti sobre a perseverança, o equilíbrio, a parcimônia e o AMOR DE DEUS por todos nós. Na Sexta-feira Santa (03/04/2015), às 15h, fui à Solene Celebração da Paixão e Morte do Senhor e Adoração da Santa Cruz, na Catedral do Sagrado Coração de Jesus.
         (Interior da Catedral do Sagrado Coração de Jesus na Celebração da Sexta-Feira Santa)

O ritual foi presidido pelo novo bispo diocesano, Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, e teve a participação também do pároco, padre Devaldo Lorençutti. 
À noite assisti à encenação da Paixão de Cristo  (fotos acima) no bairro Carlos Germano Naumann, que começou por volta das 19h e terminou perto das 22h. No Domingo de Páscoa (05/04), assisti à Missa da Ressurreição, na Catedral, com o padre Malvino. A programação da Semana Santa da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus (Catedral de Colatina) começou no sábado e domingo (28 e 29/03/2015), com a Bênção dos Ramos em várias igrejas das comunidades, sendo concluída no Domingo de Páscoa, com missas e celebrações da Ressurreição de Jesus Cristo. A Igreja Católica refletiu na Semana Santa 2015 sobre o tema e lema da Campanha da Fraternidade: “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e “Eu vim para servir” (cf Mc 10,45). O roteiro cumprido na Semana Santa foi organizado pelo padre Devaldo Lorençutti (pároco), padre Malvino Xavier da Silva (vigário paroquial), Conselho Pastoral Paroquial e Secretaria Paroquial. Na quarta-feira (08/04/2015) participei de uma celebração na Igreja da comunidade Nossa Senhora da Penha (situada no entorno do bairro São Silvano), atendendo convite da comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que levou sua equipe de oração e música.


(Acima, fotos de cartazes com estampa e mensagens do Papa Francisco e uma fotografia da imagem de Nossa Senhora da Saúde, que fica na Catedral de Colatina)

Em sua mensagem sobre esse importante período para os católicos, o Papa Francisco disse: “A Quaresma é um tempo propício para nos deixarmos servir por Cristo e, deste modo, tornarmo-nos como Ele. Verifica-se isto quando ouvimos a Palavra de Deus e recebemos os sacramentos, nomeadamente a Eucaristia. Nesta, tornamo-nos naquilo que recebemos: o corpo de Cristo. Neste corpo, não encontra lugar a tal indiferença que, com tanta frequência, parece apoderar-se dos nossos corações; porque, quem é de Cristo, pertence a um único corpo e, n’Ele, um não olha com indiferença o outro. ‘Assim, se um membro sofre, com ele sofrem todos os membros; se um membro é honrado, todos os membros participam da sua alegria’ (1 Cor 12, 26)”. A Paróquia da Diocese de Colatina destacou ainda estas palavras do Sumo Pontífice: “...cada comunidade cristã é chamada a atravessar o limiar que a põe em relação com a sociedade circundante, com os pobres e com os incrédulos. A Igreja é, por sua natureza, missionária, não fechada em si mesma, mas enviada a todos os homens.”
(Foto de divulgação: Catedral)

Nenhum comentário: