quinta-feira, 30 de abril de 2015

Dicas de segurança do Detran/ES para quem vai viajar no feriado

Quem for aproveitar o feriado, em que é comemorado o Dia do Trabalho (01), para viajar deve ficar atento aos cuidados com o carro e com as regras de trânsito para ir tranquilamente até o seu destino e voltar para casa com segurança. O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) alerta para os cuidados que todo motorista deve tomar.
 
Visando não apenas evitar multas, mas, principalmente, para garantir a própria segurança e a de todos no trânsito, é importante obedecer à sinalização e aos limites de velocidade, utilizar equipamentos de segurança, praticar a direção defensiva e sempre respeitar os outros veículos e pedestres.
 
Além disso, enquanto dirige, o motorista deve manter toda a atenção no trânsito. Por isso, nunca se deve utilizar o celular enquanto estiver ao volante. Caso precise fazer ligações ou trocar mensagens, o melhor é estacionar o veículo em local seguro e, só depois, seguir a vigem.
 
Quem quiser ingerir bebida alcoólica, independente da quantidade, deve passar a direção para outra pessoa que não vai beber. Ao dirigir sob efeito do álcool, o motorista coloca em risco a sua própria vida, a segurança dos caronas que estiverem junto com ele e também de todos os que transitam nas vias por onde ele está passando.
 
Manutenção
 
A manutenção do veículo também é fundamental para evitar contratempos e para que o passeio seja feito em segurança. Antes de seguir viagem, o motorista deve conferir a condição dos equipamentos de segurança do veículo e vistoriar itens como pneus, freios, alinhamento e o sistema elétrico do automóvel.
 
O condutor deve conferir, ainda, se o extintor de incêndio está dentro do prazo de validade e verificar se as ferramentas obrigatórias estão no carro, como macaco, chave de roda e triângulo para sinalização. O pneu sobressalente também deve estar em bom estado de conservação e calibrado.
 
“Todas essas medidas garantem o bom funcionamento do veículo. Além disso, lembramos aos motociclistas da obrigatoriedade do uso do capacete, e aos motoristas do cinto de segurança para todos e a cadeirinha para crianças. Além disso, pedimos que não ultrapassem o limite de passageiros. Aqueles que respeitam as leis de trânsito evitam a penalidade da pontuação e multa, e contribuem com a segurança nas vias”, ressalta Maurício Becker.
 
Documentos
 
Antes de pegar estrada, é importante que o motorista confira se está com toda a sua documentação em dia. Ao dirigir, todos os condutores devem estar com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o licenciamento em mãos, já que são documentos de porte obrigatório. 
 
No site do Detran, o condutor pode verificar o calendário de pagamento do licenciamento anual e também do IPVA do carro, que varia conforme o número final da placa. 
 
O motorista também deve conferir a validade e a situação da CNH antes de seguir viagem. Ainda é possível pesquisar pelo nome para ver se a CNH está suspensa, cassada ou cancelada e conseguir informações sobre o que fazer se estiver em situação irregular. 
 
Essas informações estão disponíveis no site do Detran|ES: www.detran.es.gov.br. Em caso de dúvida, o cidadão pode ligar para o Disque Detran 154. (Fonte: Site do Governo do Estado)

Nenhum comentário: