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Internet Banking, aplicativos e serviços digitais são aliados no enfrentamento à crise do coronavírus
Pagamentos, transferências e até empréstimos, são uns dos serviços que podem ser acessados pela internet
- Foto:
Marcello Casal- Agência Brasil
Diante
do avanço do novo coronavírus, as instituições financeiras do País
decidiram modificar e restringir o acesso de clientes às agências.
Tendo em vista os novos horários de atendimento nas agências bancárias e
as limitações dos serviços prestados por telefone, a recomendação é que
a pessoas busquem cada vez mais utilizar os serviços e operações nos
canais eletrônicos e on-line. Basta o cidadão utilizar o internet
banking ou os aplicativos dos bancos disponíveis para uso nos celulares.
No WhatsApp as pessoas podem enviar
mensagens via chat com dúvidas e solicitações de informações dos
serviços prestados. Atualmente o Banco Central conta com o Din,
assistente virtual disponível no site da instituição ou pelo canal do Twitter.
Outra atividade bancária que pode ser
feita sem sair casa, são as transferências entre contas do mesmo banco
ou via TED/DOC. Cabe o cliente do banco checar se o serviço já está
disponível no banco onde possui contracorrente ou poupança.
Em caso de pagamentos
evite ao máximo manusear cédulas e moedas. A melhor opção no momento é
utilizar os meios eletrônicos. Prefira pagar as faturas por meio da
leitura de código de barras com a câmera do celular. A opção evita que a
pessoa fique exposta ao vírus ao buscar os caixas eletrônicos das
agências, além de ser mais seguro.
No caso de operações com o cartão de
crédito ou débito, prefira as máquinas que aceitem o pagamento por
aproximação. Com isso, você evita ter contato com os teclados já
manuseados por outras pessoas. Caso não seja possível, evite colocar as
mãos nos olhos e boca após utilizar o equipamento. Lave em seguida as
mãos ou utilize o álcool em gel 70%.
O internet banking e os aplicativos dos
bancos também disponibilizam funcionalidades para contratação de
empréstimos e financiamentos. Via internet as pessoas podem tentar
solicitar e renegociar sem sair de casa. Verifique se o serviço está
disponível.
Com informações do Banco Central
Fonte: www.gov.br - Publicado em
26/03/2020, 12h42
.
POSTADO POR: REPÓRTER, RADIALISTA E BLOGUEIRO PAULO MACIEL, DE
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