sábado, 28 de março de 2020

REFLEXÃO DA LITURGIA. V DOMINGO DA QUARESMA,29/03/2020. VOZ: PAULO MACIEL - COLATINA/ES

POSTAGEM NA REDE SOCIAL www.facebook.com/paulomacieldaradio , NO CANAL DO YOUTUBE paulo roberto maciel E NO BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com

O impresso "O Dia do Senhor - Celebração Dominical da Palavra de Deus", da Diocese de Colatina/ES, é utilizado nas celebrações da Palavra em igrejas de sua jurisdição. Ano A - XXX - Nº 1808. V DOMINGO DA QUARESMA. Cor: roxa. 29/03/2020. "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá.”" Ano Jubilar Missionário. 1ª Leitura: Leitura da Profecia de Ezequiel (Ez 7, 12-14). Salmo Responsorial: (Sl 129 (130) 1-2. 3-4ab. 5-6. 7-8 (R. 7)): "No Senhor, toda graça e redençao" (bis). 2ª Leitura: Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos (Rm 8, 8-11). Evangelho: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João (Jo 11, 1-45). 

-INSTRUÇÕES PARA A CELEBRAÇÃO: "Durante o tempo da Quaresma, o espaço celebrativo deve ser simples e despojado, sem flores, sem enfeites. Usar poucos instrumentos musicais. Preparar no espaço celebrativo uma cruz de madeira com um pano roxo e o cartaz da Campanha da Fraternidade que deverão permanecer durante os quarenta dias da Quaresma e também a recordação da vida. Para iniciar a celebração, cantar de forma orante até a assembléia ficar em silêncio."

- O documento traz a reflexão da Liturgia da Palavra no item 'Este 5º Domingo da Quaresma, a exemplo do 3° e 4°, quer levar à fé em Jesus Cristo, a verdadeira vida. Por isso, a vivência pascal deste domingo pode ser caracterizada como a vida plena pela fé em Jesus Cristo. O povo de Israel, no cativeiro da Babilônia, sente-se um povo morto e sepultado. Mas revive pelo espírito do Senhor, que o reconduz à sua terra. O que foi anunciado no Antigo Testamento torna-se realidade em Jesus Cristo. A doença e a morte do amigo Lázaro constituem ótima oportunidade para uma profissão de fé em Jesus Cristo, que se apresenta como a ressurreição e a vida. Isso realiza-se pela boca de uma mulher, Marta, irmã de Maria e de Lázaro. Belíssimo o diálogo entre Jesus e Marta: “Disse Marta a Jesus: ‘Senhor, se estivesses aqui, meu irmão não teria morrido. Mas ainda agora sei que tudo o que pedires a Deus, ele te concederá’. Disse-lhe Jesus: ‘Teu irmão ressuscitará’. Sei, disse Marta, que ressuscitará na ressurreição, no último dia!’ Disse-lhe Jesus: ‘Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá. E quem vive e crê em mim jamais morrerá! Crês nisso!’ Disse ela: ‘Sim, Senhor, eu creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo’”Aqui, pela fé em Jesus Cristo, resolve-se a questão mais fundamental do homem: a vida. A pessoa humana busca a felicidade. Ela depende, todavia, da vida após a morte. E Jesus nos garante: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá”. E para dar prova de que podia afirmar isso, ele ressuscita Lázaro. Em vista disso, muitos judeus que tinham vindo à casa de Maria creram nele. O mesmo Espírito de Deus que ressuscitou a Jesus dos mortos habita nos cristãos: “Aquele que ressuscitou Cristo Jesus dentre os mortos dará vida também a vossos corpos mortais, através do seu Espírito que habita em vós” (cf. 2ª leit., Rm 8,8-11). A vida em plenitude após a morte já tem início neste mundo pela fé em Jesus Cristo, celebrada no Batismo. E quem comunica esta vida é o Espírito de Deus, o Espírito que ressuscitou Jesus Cristo dos mortos. A vida pelo Espírito de Deus vem expressa pelos diversos ritos do Batismo: a água, a unção, a luz, a veste, a introdução na Comunidade Eclesial. De tudo isso brota uma consequência: Quem vive pelo Espírito é chamado a pôr-se a serviço da vida. Há muitos Lázaros no sepulcro, esperando por quem grite: “Lázaro, vem para fora!” Quem lhe desate as faixas e o deixe ir. É missão do cristão batizado.(Viver em Cristo - Frei Alberto Beckhäuser, O.F.M.)'.

-Presidente - "...Neste quinto Domingo da Quaresma é o próprio Cristo que afirma: 'Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá.' ... Em Jesus Cristo o Justo que intercede por nós e nos reconcilia com o Pai, abramos o nosso coração ao arrependimento e peçamos perdão por nossas faltas e omissões. ... Ó Deus, por quem tudo existe, não deixeis morrer em nós a vida que nos ofereceis. Dai-nos por Vossa graça caminhar na mesma caridade que levou Vosso Filho a entregar-se à morte por amor a nós, e assim, na alegria, chegarmos até a celebração da Páscoa."

- Oração da Campanha da Fraternidade 2020: "Deus, nosso Pai, fonte da vida e princípio do bem viver, criastes o ser humano e lhe confiastes o mundo como um jardim a ser cultivado com amor. Dai-nos um coração acolhedor para assumir a vida como Dom e Compromisso. Abri nossos olhos para ver as necessidades dos nossos irmãos e irmãs, sobretudo dos mais pobres e marginalizados. Ensinai-nos a sentir a verdadeira compaixão expressa no cuidado fraterno, próprio de quem reconhece no próximo o rosto do vosso Filho. Inspirai-nos palavras e ações para sermos construtores de uma nova sociedade, reconciliada no amor. Dai-nos a graça de vivermos em comunidades eclesiais missionárias que, compadecidas, vejam, se aproximem e cuidem daqueles que sofrem, a exemplo de Maria, a Senhora da Conceição Aparecida, e de Santa Dulce dos Pobres, Anjo Bom do Brasil. Por Jesus, o Filho amado, no Espírito, Senhor que dá a vida. Amém".

--Animador - "Na liturgia de hoje Jesus afirma 'Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá'. Na certeza de que a vida é um Dom e ao mesmo tempo um Compromisso, nós cristãos somos convidados a cultivar na oração, na fraternidade e no serviço um olhar de esperança que irradia para todos a luz da Vitória de Cristo. Apresentemos ao Altar do Senhor os sinais de ressurreição presente em nossas comunidades. ..."

...Gesto concreto: "A Igreja no Brasil conta com 26 Pastorais Sociais que promovem e cuidam da dignidade da vida humana. Você conhece as Pastorais Sociais existentes em sua Paróquia? Procure conhecê-las e colocar a serviço das mesmas."

...
Refletindo a Campanha da Fraternidade 2020: "A compaixão de Jesus - romper com a indiferença. A nossa Santa Dulce dos Pobres nos orienta que: 'O importante é fazer a caridade, não falar da caridade. Compreender o trabalho em favor dos necessitados como missão escolhida por Deus. Se, por um lado, o olhar da indiferença gera tanto mal, o olhar da compaixão pode fecundar o bem no coração humano e conferir verdadeiro sentido à vida. Na parábola do Bom Samaritano, o olhar que Jesus nos ensinou é o olhar daquele que se compromete com o outro. Um olhar interessado, não em si mesmo, mas no bem do próximo, seja ele quem for: simpático ou antipático, de qualquer etnia ou religião, amigo ou inimigo. O olhar da compaixão gera um “permanecer com”, uma presença que salvaguarda, cuida e transforma a vida de quem mais precisa. Esse é o olhar de Deus manifestado em Jesus Cristo. O olhar de Jesus é revelador do olhar Trinitário, de um Deus que gera vida e amor. É por isso que, nesta Quaresma, somos convocados a exercitar esse olhar de Jesus. Somos interpelados a transformar nosso modo de ver, sentir, conviver, conformando-nos à verdade que Ele nos ensinou. Esse novo olhar precisa gerar e promover a vida, defendê-la e dela cuidar desde a fecundação até a plenitude. ”.

--Breves Avisos - Nossa diocese lança um novo canal de evangelização: a Rádio Web Diocese de Colatina. Para ouvir, basta acessar o portal (diocesedecolatina.org.br) ou o aplicativo da diocese. 

--Leituras da Semana:2ª feira: Dn 13,1-9.15-17.19-30.33-62; Dn 13,41c-62; Sl 22; Jo 8,1-11. 3ª feira: Nm 21,4-9; Sl 101; Jo 8,21-30. 4ª feira: Dn 3,14-20.91-92.95; Dn 3,52-56; Jo 8,31-42. 5ª feira: Gn 17,3-9; Sl 104; Jo 8,51-59. 6ª feira: Jr 20,10-13; Sl 17; Jo 10,31-42. Sábado: Ez 37,21-28; Jr 31,10-13; Jo 11,45-56. Domingo: Mt 21,1-11; Is 50,4-7; Sl 21; Fl 2,6-11; Mt 26,14-27,66.
--Fonte: ImpressoODiadoSenhordaDiocesedeColatina. SERVIÇO: "O DIA DO SENHOR" (DIOCESE DE COLATINA). CÚRIA DIOCESANA DE COLATINA. Rua Santa Maria, 350, Edifício João Paulo II, CEP 29700-200 - COLATINA/ES. Telefone (0xx27) 2102-5000. E-mail: diadosenhor@diocesedecolatina.org.br - site: www.diocesedecolatina.org.br - site do Santuário Nossa Senhora da Saúde (Ibiraçu/ES): www.maedasaude.org.br .
- TEXTO, PESQUISA, FILMAGEM E NARRAÇÃO: REPÓRTER, RADIALISTA E BLOGUEIRO PAULO MACIEL, DE COLATINA/ES, PARA OS ENDEREÇOS DA WEB: paulo roberto maciel (canal no youtube), reporterpaulomaciel.blogspot.com e facebook.com/paulomacieldaradio (28-03-2020)

Nenhum comentário: