quinta-feira, 26 de março de 2020

1ª FASE DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO VAI ATÉ 15 DE ABRIL E COMPARECIMENTO DEVE SER GRADATIVO

POSTAGEM NA REDE SOCIAL www.facebook.com/paulomacieldaradio , NO CANAL DO YOUTUBE paulo roberto maciel E NO BLOG reporterpaulomacielblogspot.com
---GOVERNO ADQUIRIU MAIS DE 70 MILHÕES DE VACINAS -O calendário de vacinação nacional para idosos e profissionais de saúde contra Influenza (gripe) prosseguirá até o dia 15 de abril. As vacinas chegam em lotes ou cotas diárias. Não há necessidade de todos irem ao mesmo tempo aos pontos de imunização, pois as unidades não comportam o atendimento num só momento. O comparecimento deve ser gradativo, evitando correria, pois ninguém do grupo prioritário ficará sem a imunização. Em Vila Velha/ES, por exemplo, há 45 mil idosos, além dos trabalhadores da área de saúde. Há cinco pontos de vacinação pelo sistema “drive thru” (serviço oferecido dentro do carro). Na Serra/ES, já foram vacinadas 30 mil pessoas e a Secretaria de Saúde espera o repasse de novo lote para dar continuidade ao processo imunizatório. Em Cariacica/ES, foram abertos novos pontos de vacinação, que funcionaram das 8h às 15h. O Ministério da Saúde envia os lotes para a Secretaria Estadual de Saúde, que, por sua vez, faz a redistribuição aos municípios. 
---A partir de sexta-feira (27/03/2020) um novo lote de vacinas deve chegar a Linhares/ES, onde as doses enviadas se esgotaram. A responsável pelo setor informou que algo incomum está acontecendo, pois anteriormente a vacinação dos idosos durava quinze dias, e agora em dois dias a maioria dos beneficiados resolveu comparecer de uma vez só aos postos de vacinação. Ressalta que o medicamento tem um período para o processo de fabricação. Segundo a representante do setor de imunização linharense, as doses necessárias para as dezesseis mil pessoas chegarão normalmente, como sempre ocorreu. 10 mil munícipes já foram beneficiados, faltando apenas 6 mil. Em Colatina, 9 mil doses já foram aplicadas e novo lote chega na sexta-feira (27/03/2020). Assim que chegar a nova cota, o medicamento será distribuído para os quinze pontos, a fim de atender o grupo prioritário dessa campanha antecipada. Como o transporte aéreo está comprometido em razão da pandemia do coronavírus, as remessas deverão ser transportadas via terrestre. A imunização prossegue até o dia 15 de abril nessa primeira fase, mas continuará em maio. Tempos atrás havia idosos que até desdenhavam da vacina, dizendo que o medicamento provocava gripe ao invés de evita-la, chamando-a jocosamente de “mata o véio”. Nesta era de disseminação da Covid-19, todos eles, pelo visto, mudaram de pensamento.
-O Ministério da Saúde informa que adquiriu 75 milhões de doses da vacina contra a gripe influenza. E pede calma aos atuais grupos prioritários - idosos e profissionais de saúde – pois esta primeira fase prossegue até o dia 15 de abril. E depois a campanha continuará numa segunda fase, estando marcado ainda um dia “D” para atender a todos.
-Fonte: NoticiáriosdiversosdeTV (25/03/2020)
---Texto, pesquisa e fotografias (reproduzidas de imagens televisivas): REPÓRTER, RADIALISTA E BLOGUEIRO PAULO MACIEL, DE COLATINA/ES, PARA OS ENDEREÇOS NA WEB: paulo roberto maciel (canal no youtube), reporterpaulomaciel.blogspot.com e facebook.com/paulomacieldaradio (25/03/2020)

Nenhum comentário: