O impresso "O Dia do Senhor - Celebração Dominical da Palavra de Deus", da Diocese de Colatina/ES, é utilizado nas celebrações da Palavra em igrejas de sua jurisdição. Ano A - XXX - Nº 1798. 3º DOMINGO DO TEMPO COMUM. 26/01/2020. Cor verde. Ano Jubilar Missionário. "Chamado do Senhor para o serviço missionário na evangelização.". 1ª Leitura: Leitura do Livro do Profeta Isaías (Is 8, 23b- 9,3). Salmo Responsorial: (Sl 26 (27), 1. 4. 13-14 (R: 1a. 1c) ): "R: O Senhor é minha luz e salvação. O Senhor é a proteção da minha vida.". 2ª Leitura: Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios (1 Cor 1,10-13.17). Evangelho: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 4, 12-23).
- O documento traz a reflexão da Liturgia da Palavra no item 'Meditando a Palavra de Deus", onde diz: "As leituras deste domingo nos colocam na dinâmica do amor de Deus, revelado nas profecias e na pessoa de Jesus Cristo. Isaías profetiza dias de glória para seu povo. A região à qual se refere é tomada por trevas, porque ali impera a lógica do chicote opressor do capataz, e as relações humanas são oprimidas e destruídas pela violência. A profecia não é uma imaginação vazia, mas um sonho que brota do coração dos que confiam em Deus. A esperança viva é base para profetizar dias melhores, nos quais a luz divina transformará as relações opressivas em vínculos de fraternidade. Em Jesus, todas as promessas encontram seu cumprimento definitivo. Em Cafarnaum, à beira do Mar da Galileia, o Salvador faz reacender a luz da fé no coração daquele povo. Nele, reencontra o sentido de sua vida e a Ele acorre, pois encontra acolhida e consolo. Sua luz não ofusca, mas faz abrir os olhos e caminhar em modo renovado. Seu anúncio atrai porque chega ao coração das pessoas por meio de seus gestos de compaixão e misericórdia para com os marginalizados. A cada encontro com Cristo, o reino de Deus vai sendo construído no coração das pessoas. O mundo tecnológico é movido à luz: a dos postes, que rompem as trevas da cidade e das casas; a dos celulares, que nos prendem cada vez mais a atenção; a dos outdoors, chamando-nos a atenção para propagandas etc. mas existe também a luz de muitos astros da música, das novelas e dos filmes. O que impressiona é que, neste mundo “iluminado”, tantas pessoas ainda careçam da luz essencial: a do amor, da harmonia e da paz nos relacionamentos humanos. Paulo faz um pedido à comunidade de Cristo como o centro da comunidade, o qual todos devem amar e servir, pois Ele é a Palavra viva, que se fez carne. Ele é a Luz verdadeira! Olhemos para as nossas comunidades e percebamos se as divisões não estão minando a força de nosso testemunho. Busquemos no Cristo a luz, o centro de nossa vida de fé e nele caminhemos, vencendo as trevas do mundo “iluminado” em que vivemos. É tempo de iluminar o mundo com a luz da fé, do amor e da caridade! Estamos dispostos a ouvir a Boa Nova e atender a proposta de conversão?" (Deus Conosco - Reflexões e Sugestões Litúrgicas)
-- Animador(a) - "Jesus chamou seus discípulos para anunciar a Boa Nova do Reino. Hoje, Ele continua convidando por meio de Sua Palavra: idosos, adultos, jovens e crianças, para dar continuidade à missão que Ele nos confiou no dia em que recebemos o Espírito Santo, no Sacramento do Batismo e da Crisma. ..."
-- "São Cirilo de Alexandria, doutor da Igreja (séc. V): Fomos verdadeiramente renovados em Cristo pela santificação recuperando o esplendor originário da natureza, a saber: a imagem daquele que nos criou por ele e nele, renunciando ao pecado e a inveterada corrupção, somos ensinados a reiniciar uma vida nova; despojemo-nos do homem velho corrompido pelas seduções do erro, e nos revestimos do homem novo, renovado à imagem daquele que nos criou. Ademais, este renascimento ou, como costuma dizer-se, esta nova criatura, efetuou-se em Cristo; portanto, a recebemos não de uma estirpe corrupta, mas em virtude da Palavra do Deus que vive e permanece.(Lecionário Patrístico Dominical)"
Leituras da Semana: 2ª feira: 2Sm 5,1-7.10; Sl 88; Mc 3,22-30. 3ª feira: 2Sm 6,12b-15.17-19; Sl 23; Mc 3,31-35. 4ª feira: 2Sm 7,4-17; Sl 88; Mc 4,1-20. 5ª feira: 2Sm 7,18-19.24-29; Sl 131; Mc 4,21-25. 6ª feira: 2Sm 11,1-4a.5-10a.13-17; Sl 50; Mc 4,26-34. Sábado: 2Sm 12,1-7a.10-17; Sl 50; Mc 4,35-41. Domingo: Ml 3,1-4; Sl 23; Hb 2,14-18; Lc 2,22-40; Lc 2,22-32.
- Fonte: ImpressoODiadoSenhordaDiocesedeColatina. SERVIÇO: "O DIA DO SENHOR" (DIOCESE DE COLATINA). CÚRIA DIOCESANA DE COLATINA. Rua Santa Maria, 350, Edifício João Paulo II, CEP 29700-200 - COLATINA/ES. Telefone (0xx27) 2102-5000. E-mail: diadosenhor@diocesedecolatina.org.br - site: www.diocesedecolatina.org.br - site do Santuário Nossa Senhora da Saúde (Ibiraçu/ES): www.maedasaude.org.br .- TEXTO, PESQUISA, FILMAGEM E NARRAÇÃO: REPÓRTER, RADIALISTA E BLOGUEIRO PAULO MACIEL, DE COLATINA/ES, PARA OS ENDEREÇOS DA WEB: paulo roberto maciel (canal no youtube), reporterpaulomaciel.blogspot.com e facebook.com/paulomacieldaradio (24-01-2020)
Nenhum comentário:
Postar um comentário