POSTAGEM NA REDE SOCIAL www.facebook.com/paulomacieldaradio
E NO BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com
Foto: Ademir Ribeiro/Secom
Além da apresentação do quem já vem sendo feito para ajudar as pessoas e os municípios atingidos pelo desastre, os participantes da reunião também discutiram a busca de parceiros para auxiliar a reconstrução das cidades. “A ação planejada é fundamental para que os recursos sejam bem empregados, com transparência e a agilidade que o caso requer”, afirmou o secretário de Estado do Governo, Tyago Hoffmann.
Com base no diagnóstico da situação registrada em cada um dos 27 municípios afetados pela chuva, o Governo do Estado está definindo uma série de ações envolvendo, entre outros órgãos, as Secretarias de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), da Fazenda (Sefaz), da Saúde (Sesa), da Educação (Sedu), do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), de Desenvolvimento (Sedes), de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), da Casa Militar (SCM), de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), além do Corpo de Bombeiros, Departamento de Edificações e de Rodovias (DER-ES), Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Instituto de Defesa Agropecuária do Espírito Santo (Idaf), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan), Banco de Desenvolvimento do Estado (Bandes), Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) e Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).
Presentes na reunião, os representantes da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), da ES em Ação, Vale, ArcelorMittal, e EDP se colocaram à disposição para também ajudar na reconstrução dos municípios capixabas.
Metodologia
Para obter mais resultados nas entregas previstas no Programa de Reconstrução do Espírito Santo, o Governo do Estado está aplicando a mesma metodologia do Programa Realiza+ na realização das ações previstas. O programa está sob coordenação das Secretarias do Governo (SEG) e de Economia e Planejamento (SEP). Ele visa restabelecer as necessidades básicas da população, bem como das atividades econômicas, garantindo moradias às famílias desabrigadas e o reestabelecimento da logística e mobilidade com a limpeza de vias e a reconstrução da infraestrutura dos municípios.
O Realiza+ é uma ferramenta de gestão que compõe o modelo de governança do Estado, com foco em resultados. “Com o Realiza+ acompanhamos e monitoramos a execução de cada uma das ações, projetos e programas prioritários do Governo”, explicou o secretário de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc.
Duboc lembrou que a mesma metodologia já havia sido aplicada na primeira gestão do governador Renato Casagrande, na ocasião das chuvas registradas no final de 2013. Naquela época, 55 municípios capixabas foram atingidos e 99,6% de todas as ações previstas pelo Governo foram realizadas, totalizando quase R$ 400 milhões em investimentos.
“Por acreditarmos que a união faz a força, a pedido do governador, fizemos essa reunião e ela foi muito positiva. Ver entidades, empresas, bancos... todos de mãos dadas e em prontidão para ajudar os capixabas atingidos pela tragédia é uma alegria e um acalento. Não vamos parar por aqui. As ações já estão acontecendo e vamos continuar buscando ajuda com entes locais e federais para reconstruirmos as vidas dos capixabas”, afirmou Hoffman.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação da SEG
Ana Luiza Freitas
(27) 99949-8105
anafreitas@seg.es.gov.br
Assessoria de Comunicação da SEP
Claudia Feliz
(27) 3636-4258 / 99507-4071
claudia.feliz@planejamento.es.gov.br
Fonte: Site Governo-ES. 28/01/2020 -19h13 - Atualizado em
29/01/2020 - 10h08
POSTADO POR REPÓRTER, RADIALISTA E BLOGUEIRO PAULO MACIEL, DE
COLATINA/ES, NOS ENDEREÇOS DA WEB: reporterpaulomaciel.blogspot.com e
facebook.com/paulomacieldaradio (29/01/2020)
Nenhum comentário:
Postar um comentário