sábado, 16 de março de 2024

ATUALIDADES I (Reflexões, Mensagens de Lucidez, Sensatez e Verdade). POR repórter Paulo Maciel, Colatina/ES, 16/03/2024

 ATUALIDADES I (Reflexões, Mensagens de Lucidez, Sensatez e Verdade). - 16/03/2024

- Texto, pesquisa, filmagem e narração: REPÓRTER, RADIALISTA E BLOGUEIRO PAULO MACIEL, DE COLATINA/ES, NOS ENDEREÇOS NA WEB: @paulorobertomacielmaciel7919 - Paulo Roberto Maciel Maciel (CANAL Youtube), facebook.com/paulomacieldaradio (PERFIL),  reporterpaulomaciel.blogspot.com (BLOG)  E  instagram.com/paulorobertomaciel6/

Catedral. Casal com 50 Anos de Matrimônio, com bispo. POR rep Paulo Maciel. Colatina, 9-3-24
- HISTÓRIA da Igreja. A Patrística é o pensamento e a vida da Igreja transmitida logo após os Evangelhos, os escritos inspirados. É toda a literatura, a partir do I ao VII e VIII século, para o Ocidente e Oriente. Santo Isidoro e São João Damasceno se destacam como grandes Padres da época. Há Padres Apostólicos, os Apologetas (como Santo Irineu, primeiro grande teólogo e Doutor da Igreja, no fim do II século). Há ainda Santo Agostinho, São Jerônimo, Santo Ambrósio, Santo Atanásio (Doutores da Igreja), os capadócios. No Oriente há São Basílio, São Gregório Nazianzeno, São João Damasceno... Santo Irineu foi também um grande escritor em Lyon, na França. Ele destacou que a diversidade solidifica a unidade da Igreja, em documento enviado ao Papa da época. Santo Inácio de Antioquia classificou o bispo como sinal de unidade na caridade. Unidade não é uniformidade, ou seja não é para todos serem da mesma forma. Unidade é cada um ser ele mesmo na unidade. Santo Agostinho diferencia em seus escrito o livre arbítrio da liberdade. O livre arbítrio é  escolher uma coisa ou outra; já a liberdade é escolher uma coisa ou outra, mas descobrir que não era aquilo que queria e, mesmo assim, crescer cada vez mais nos horizontes de Deus, ser mais forte a partir da abertura para compreender e ver o outro. -  (Redig. por PRM após pesq. em entrevista de Dom Fernando Antônio Figueiredo, na web ("SantoFlow") - 24/2/2024)

....

- TÓPICOS ESPIRITUAIS: 1) Ira de Deus = Justiça de Deus. 2) Todo pecado possui atenuantes e agravantes, que podem minimizar ou maximizar a falta perante Deus. 3) A perfeição de Deus Pai está infinitamente mais alta que a perfeiçao humana, mas a pessoa deve ter a meta de ser santo. 4) O pecado original deixou no ser humano o desejo de vingança, impaciência, intolerância, o "bateu, levou". Só quem está inebriado pela graça de Deus, como os santos, consegue viver a santidade.

ATUALIDADES II. 16/03/2024

- Jesus disse: "Quem come a minha carne e bebe o meu sangue, permanece em mim e Eu nele, viverá por Mim." Ou seja, o fiel agirá com a força de Deus e não pela própria força. E Jesus o ressuscitará no Último Dia. 6) -  (Redig. por PRM após pesq. na web ("Felipe Rinaldo Queiroz de Aquino") - 24/2/2024).  - JULGAMENTO das pessoas. Um documento da Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR) diz para não se julgar a culpabilidade interna da pessoa. Quem julga plenamente é Deus. Há pecados que podem ser perdoados até pouco antes da morte, se houver o arrependimento. A masturbação, por exemplo, é um pecado, um ato desordenado, mas podem acontecer casos de compulsão ou desequilíbrio psicológico e mental. Sendo assim, a culpa é diminuída. A ICAR não emitiu nenhum documento dizendo o nome de alguma pessoa que foi para o inferno. No entanto, há documentos de canonização de mais de vinte mil pessoas, que são os santos, aqueles que fizeram claramente o bem e estão no Céu. - FÉ. A fé tem níveis. A fé dos santos foi maior do que boa parte daqueles que não foram canonizados. Há santos que receberam até as chagas de Jesus. - (Redig. por PRM após pesq. na web ("Felipe Rinaldo Queiroz de Aquino") - Evangelho  e "Pergunte e Responderemos" de 26/2/2024).

- O TEMPO acabará. O tempo é só uma realidade para esta nossa vida na terra. Deus está fora do tempo. Foi Ele quem criou o tempo, e para ele não tem passado e nem futuro, pois isso depende da realidade do tempo. E quando nós morrermos e formos para a outra vida, para a eternidade, também não haverá mais a realidade deste tempo e nem de espaço. Por isso, Deus vai poder reunir toda a humanidade de todos os tempos, no Juízo Final, pois não haverá mais o problema de espaço. A própria Física moderna, de Albert Einstein, mostra que se uma pessoa pudesse viver na velocidade da luz, acabaria o tempo e o espaço. Mas esta experiência não pode ser vivida nesta vida. Einstein provou que ninguém consegue atingir a velocidade da luz na nossa realidade. - SEXO das criaturas. Das criaturas de Deus, somente o homem e a mulher fazem sexo olhando um para o outro. É o mistério da criação.  - (Redig. por PRM, após pesp. CANAL "Felipe Rinaldo Queiroz de Aquino - Pergunte e Responderemos" - 29/02/2024)      

- ADÃO e Eva. A mulher (Eva) foi criada da costela do homem (Adão). E a partir daí, todo homem nasce da mulher, ou seja, é criado no corpo da mulher. -  O PECADO. O pecado mortal, para se concretizar, a pessoa tem que saber, querer e fazer, com liberdade e consciência. 

ATUALIDADES III. 16/03/2024

-  NÚMERO de Salmo. Na Bíblia de Jerusalém, o número de muitos salmos é um a mais da de tradução latina (Vulgata). Exemplo: Salmo 90 na Vulgata é 91 na Bíblia Hebraica.  - CIC. DEUS criou o homem para participar de Sua vida. O Catecismo da Igreja Católica (CIC), Parágrafo I, diz que Deus, em seu desígnio de pura bondade, criou o homem para fazê-lo participar de sua vida bem-aventurada. Em Cristo e por Cristo, chama os homens a se tornarem, no Espírito Santo, seus filhos adotivos e, portanto, herdeiros de sua vida bem-aventurada. 

 - TóPICOS - GRATIDAO. Você entrega (devolve) o dízimo porque já foi abençoado, e não para pedir a benção. - HOSTIA consagrada. "Que o Corpo de Cristo nos guarde para a vida eterna". E assim que esperamos ao comungar, recebendo o corpo e sangue de Cristo Jesus. - (Redig. por Paulo Roberto Maciel, após pesq. própria - Março de 2024)

Nenhum comentário: