Anualmente a campanha do Novembro Azul tem como objetivo informar a população sobre o que é o câncer de próstata. Um dos focos da mobilização mundial é incentivar os homens a manterem consultas de rotina com urologista. O especialista é capaz de realizar uma avaliação individualizada sobre o risco de desenvolvimento do câncer de próstata. O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. No Brasil, anualmente, mais de 61 mil pacientes são diagnosticados com a doença, segundo o Instituto Nacional do Câncer. Por ano, são mais de 13 mil mortes: uma a cada 40 minutos. A campanha Novembro Azul tem o objetivo de orientar a população masculina sobre a doença e sobre os exames que o homem deve fazer. Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. O medo, o preconceito, o constrangimento e o desconhecimento que rondam a realização do exame de toque de próstata não devem superar os cuidados com a saúde do homem. O mais importante é lembrar que a detecção precoce do câncer de próstata pode significar a cura da doença. Alguns pacientes podem apresentar o PSA (Antígeno Prostático Específico), exame que detecta o câncer de próstata, dentro da normalidade para o volume da próstata e sua idade, porém, a realização do toque retal pode detectar alterações na glândula como, por exemplo, nódulo ou área suspeita de doença pelo endurecimento percebido à palpação, levando a suspeita de câncer de próstata. Nesta situação o paciente deve realizar a biopsia da próstata, podendo confirmar-se ou não o diagnóstico. O objetivo do Novembro Azul é diagnosticar casos no início, quando as chances de curam beiram 90%. Homem de atitude, cuida da saúde! (Data de Publicação: quarta-feira, 01 de novembro de 2017). FONTE: Prefeitura-Ibiraçu/ES. POSTADO POR Repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel, de Colatina/ES, na rede social facebook.com/paulomacieldaradio e no blog reporterpaulomaciel.blogspot.com (3-11-2017)
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