quarta-feira, 8 de novembro de 2017

BAIXO GUANDU/ES EM ALERTA, COM CHUVAS QUE VOLTAM NESTA SEMANA

As chuvas exigiram intervenções diversas no município, entre elas em Mascarenhas
Os serviços de meteorologia continuam prevendo bastante chuva para Baixo Guandu/ES durante esta semana, situação que deixou em alerta as Secretarias de Desenvolvimento Rural, Serviços Urbanos e a Defesa Civil municipal.
 
Com quase 100mm acumulados na semana passada, as chuvas em Baixo Guandu são um grande alívio para o município, que vinha enfrentando forte estiagem desde o mês de maio. Mas a chuva traz também consequências e uma delas é a manutenção das estradas, que está exigindo um esforço extra agora.
 
O prefeito em exercício Eloy Avelino já determinou que as diversas Secretarias do município fiquem atentas para as chuvas, não só recuperando as estradas mas também identificando a necessidade de socorro a pessoas e famílias atingidas pelos temporais.
 
Na semana passada, num único dia (31-10-2017), a sede de Baixo Guandu recebeu 70mm de chuva, o mesmo ocorrendo no interior em quantidade variável, mas com índices elevados.
 
O secretário de Desenvolvimento Rural, Allony Torres, explicou que várias barreiras caíram entre o KM 04 e a Barra do Bananal, exigindo intervenção de máquinas para liberação do tráfego de veículos.
 
“Em alguns trechos as barreiras atingiram mais de um metro de altura, resultado da terra que, com as chuvas, escorre dos barrancos sem vegetação que poderia evitar o problema”, explicou Allony, que vai manter uma equipe atenta para garantir o trânsito de veículos.
 
A Secretaria de Serviços Urbanos, junto com o SAAE, teve que fazer também intervenções em alguns pontos, entre eles no bairro Mascarenhas, onde uma ponte ficou danificada. “O período chuvoso é assim e temos que estar atentos, toda hora existe um dano a ser reparado”, falou o secretário de Serviços Urbanos Waldir Moreira.
 
Mas o município está feliz com o retorno das chuvas. Nesta semana, segundo o Instituto Climatempo, chove entre hoje (06/11) e quarta feira com boa intensidade: estão previstos pouco mais de 40mm de chuva. Já o Instituto Tempo Agora prevê mais de 70mm de chuva até a quinta-feira.
 
Para o secretário de Desenvolvimento Rural Allony Torres, tudo isso é motivo para comemorar, porque o município atravessa longos períodos de estiagem desde ano de 2014, com queda acentuada na produção de leite (entre 60 e 70%) e do café, entre outras culturas. (6-11-2017). Fonte: PMBG. POSTADO POR REPÓRTER, RADIALISTA E BLOGUEIRO PAULO MACIEL, DE COLATINA/ES, PARA A REDE SOCIAL facebook.com/paulomacieldaradio E O BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com (8-11-2017)

Nenhum comentário: