sábado, 23 de janeiro de 2016

ARTIGO Reflexão sobre o juízo final e a vida eterna com Jesus

Texto: Paulo R. Maciel p/o blog WWW.REPORTERPAULOMACIEL.BLOGSPOT.COM
Andei pesquisando na Bíblia Sagrada sobre o Juízo Final e encontrei textos que nos esclarecem muito sobre a vida após a morte terrena, ou seja, a vida eterna. Em Mateus (3, 12), disse João Batista: “Ele terá na mão uma pá: vai limpar sua eira e recolher seu trigo no celeiro; mas a palha ele vai queimar no fogo que não se apaga.”
E Jesus disse (em Mt 7, 21): “Nem todo aquele que diz ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino do Céu. Só entrará aquele que põe em prática a vontade do meu Pai que está no céu. Naquele dia, muitos me dirão: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos tantos milagres?’ Então eu vou declarar a eles: Jamais conheci vocês. Afastem-se de mim, malfeitores!” Em Mt 24, 13...: “Mas quem perseverar até o fim, será salvo. E esta Boa Notícia sobre o Reino será anunciada pelo mundo inteiro, como um testemunho para todas as nações. Então chegará o fim.” E em Mt 24, 27...: “Porque a vinda do Filho do Homem será como relâmpago que sai do oriente e brilha até o ocidente. Onde estiver o cadáver, aí se reunirão os urubus. ... E verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu com poder e grande glória. Ele enviará seus anjos que tocarão bem alto a trombeta, e que reunirão os eleitos dele, desde os quatro cantos da terra, de um extremo do céu até o outro. ... Quanto a esse dia e essa hora, ninguém sabe nada, nem os anjos do céu, nem o Filho. Somente o Pai é quem sabe. ... Portanto fiquem vigiando! Porque vocês não sabem em que dia virá o Senhor de vocês.” Em Mt 25, 13...: “Então, fiquem vigiando, pois vocês não sabem qual será  o dia, nem a hora. ... Quando o Filho do Homem vier na sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda... E dirá aos que estiverem à direita: ‘Venham vocês que são abençoados por meu Pai. Recebam como herança o Reino que meu Pai lhes preparou desde a criação do mundo. Pois eu estava com fome, e me deram de comer; eu estava com sede, e me deram de beber; eu era estrangeiro, e me receberam em sua casa; eu estava sem roupa, e me vestiram; eu estava doente, e cuidaram de mim; eu estava na prisão, e vocês foram me visitar.’... Depois dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastem-se de mim, malditos. Vão para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. Porque eu estava com fome, e vocês não me deram de comer; eu estava com sede e não me deram de beber;  eu era estrangeiro, e vocês não me receberam em casa; eu estava sem roupa, e vocês não me vestiram; eu estavam doente e na prisão, e vocês não foram me visitar...’ Portanto estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna.”
Em Lc 20, 34...: “Nesta vida, os homens e as mulheres se casam, mas os que Deus julgar dignos da ressurreição dos mortos e de participar da vida futura, não se casarão mais, porque não podem mais morrer, pois serão como anjos. E serão filhos de Deus, porque ressuscitaram.” Em Lc 21, 27...: “Então eles verão o Filho do Homem vindo sobre uma nuvem, com poder e grande glória. Quando estas coisas começarem a acontecer, levantem-se e ergam a cabeça, porque a libertação de vocês está próxima. ... Tomem cuidado para que os corações de vocês não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vocês. Pois esse dia cairá  como armadilha, sobre todos aqueles que habitam a face de toda a terra. Fiquem atentos e rezem todo o tempo, a fim de terem força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficarem de pé diante do Filho do Homem.”
Em Jo 2, 3...: “Se você não nasce do alto, não poderá ver o Reino de Deus... Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nasce da água e do Espírito. Quem nasce da carne é carne, quem nasce do Espírito é espírito.” (Exemplo: nascer de novo pelo batismo, conversão, nascer de novo guiado pelo Espírito Santo)
Em Rm 5, 19: “Assim como, pela desobediência de um só homem (‘Adão’), todos se tornaram pecadores, do mesmo modo, pela obediência de um só (‘Jesus’), todos se tornarão justos.  Rm 8, 18: “... Os sofrimentos do momento presente não se comparam com a glória futura que deverá ser revelada em nós.”
Em 1ªCor 15,20...: “Cristo ressuscitou dos mortos como primeiro fruto dos que morreram... Como em Adão todos morrem, assim em Cristo todos receberão a vida: Cristo como primeiro fruto; depois aqueles que pertencem a Cristo, por ocasião de sua vinda. A seguir, chegará o fim, quando Cristo entregar o Reino a Deus Pai, depois de ter destruído todo principado, toda autoridade, todo poder. Pois é preciso que ele reine até que tenha posto todos os seus inimigos debaixo dos seus pés. O último inimigo a ser destruído será a morte, pois Deus tudo colocou debaixo dos pés de Cristo. Mas quando se diz que tudo lhe será submetido, é claro que se deve excluir Deus, que tudo submeteu a Cristo. E quando todas as coisas lhe tiverem sido submetidas, então o próprio Filho se submeterá àquele que tudo lhe submeteu, para que  DEUS SEJA TUDO EM TODOS. ...Nem todos morreremos, mas todos seremos transformados, num instante, num abrir e fechar de olhos, ao som da trombeta final. Sim, a trombeta tocará e os mortos ressurgirão incorruptíveis; e nós seremos transformados. De fato é necessário que este ser corruptível seja revestido da incorruptibilidade, e que este ser mortal seja revestido da imortalidade.”
Em 2ªCor 4, 16...: “...Embora o nosso físico vá se desfazendo, o nosso homem interior vai se renovando a cada dia. Pois a nossa tribulação momentânea é leve, em relação ao peso extraordinário da glória eterna que ela nos prepara. Não procuremos as coisas visíveis, mas as invisíveis; porque as coisas visíveis duram apenas um momento, enquanto as invisíveis duram para sempre.” Em 2ªCor 5, 10: “Todos devemos comparecer diante do tribunal de Cristo, a fim de que cada um receba a recompensa daquilo que tiver feito durante a sua vida no corpo, tanto para o bem, como para o mal.”
Em 2ªPd 3, 8ss: “... Para Deus um dia é como mil anos e mil anos são como um dia. O Senhor não demora para cumprir o que prometeu, como alguns pensam... é que Deus tem paciência com vocês, porque não quer que ninguém se perca, mas que todos cheguem a se converter. O Dia do Senhor (‘Juízo Final’) chegará como um ladrão, e os céus se dissolverão com estrondo, os elementos se derreterão, devorados pelas chamas, e a terra desaparecerá com tudo que nela se faz. Em vista dessa desintegração universal... o que esperamos, conforme a promessa dele, são NOVOS CÉUS e NOVA TERRA, onde habitará a justiça. ...Durante este tempo de espera, esforcem-se para que Deus os encontre sem mancha e sem culpa, vivendo em paz. ... A Jesus Cristo, Nosso Senhor e Salvador,  pertence a glória, desde agora e até o dia da eternidade. Amém!”
E em Ap 22, 12: ”Eis que venho em breve, e comigo trago o salário para retribuir a cada u conforme o seu trabalho. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e Último, o Princípio e o Fim. Felizes aqueles que lavam suas roupas para terem poder sobre a árvore da Vida, e para entrarem na Cidade pelas portas. Vão ficar de fora os cães, os feiticeiros, os imorais, os assassinos, os idólatras e todos os que amam ou praticam a mentira.”

A vida eterna está em Jesus 
Jesus disse que quem quiser achar sua vida aqui na terra, vai perdê-la no Céu; mas quem perdê-la aqui por causa do seu nome, vai achá-la no Céu. Não se deve procurar a vida mundana fácil e infrutífera e sim procurar a Cruz de Cristo. Estamos aqui de passagem. Foi o próprio Jesus que também disse que de nada vale o homem ganhar o mundo inteiro - nos prazeres passageiros - e perder a sua alma na vida eterna. Devemos ficar atentos para nossas atitudes egoístas, individualistas, egocêntricas, pois o próprio Deus acenou em Ezequiel (36, 26) que tirará de nós o coração de pedra e nos dará um coração de carne. Isto nos dá a entender que Deus quer transformar a nossa vida, desde que o amemos e amemos o próximo, sem esperar retorno, sem visar nada em troca, nem mesmo um favor divino. Devemos amar simplesmente porque amamos, perdoar como Deus nos perdoa, mesmo que alguns não concordem ou não entendam a nossa atitude generosa desinteressada. Tome a decisão de amar, amar incondicionalmente, pois é somente isto que Deus quer. E aí certamente virá a cura de nossa alma, a transformação, a conversão total que nos encaminha para a vida eterna com o Pai Celeste. Como bem orienta o carismático padre Antônio Maria, devemos estar sempre em oração, em espírito orante em meio às nossas atribulações e ações cotidianas. Se você está na cozinha, peça a Deus: - Senhor, ajude-me a fazer uma boa refeição, uma boa faxina. Se está lavando roupas: - Senhor, ajude-me nessa tarefa. Se está à frente da TV: - Senhor, ajude-me a tirar desse programa algo de positivo para minha vida. Se está viajando: - Senhor, ajude-me a chegar bem ao meu destino. Ao se deparar com seu filho que diz que vai para a escola e não vai, que está perdido ou envolvido nos vícios, no álcool, nas drogas: - Senhor, ajude-me a enfrentar essa situação. O pedido pode demorar para ser atendido, mas um dia o será, pois o tempo de Deus não é igual ao nosso. E Deus tem os seus motivos para demorar. Como conta uma passagem bíblica que um juiz iníquo atendeu a uma viúva para se ver livre da sua grande insistência, Deus, muito mais, nos atende em seu tempo porque é AMOR. Vamos adorá-lo na Eucaristia, adorá-lo no Santíssimo, adorá-lo na igreja, adorá-lo no santuário, adorá-lo na capela (Jesus ia ao templo rezar, ia à sinagoga, ia às festas religiosas). Vamos adorá-lo no cruzeiro, adorá-lo na procissão, adorá-lo em casa... Acredite que Deus está com você, como aconteceu quando Nossa Senhora viu pela primeira vez o rosto de seu filho Jesus na campestre gruta de Belém. Que sentimento sublime de amor Maria deve ter sentido ao ver a manifestação do Criador! Que adoração dever ter feito, juntamente com José, antes de receber os pastores e os reis magos!. Só o Criador merece nossa adoração, e ele atende as nossas preces, demore o tempo que demorar. Santa Mônica rezou tanto, anos a fio, por seu desviado filho... A espera parecia uma eternidade: Vinte anos. Até que, finalmente, no tempo de Deus (‘kairós’), ele se converteu e virou um santo e doutor da Igreja: Santo Agostinho. Portanto, rezemos, não nos cansemos de rezar por quem está no descaminho. Rezar é estar em permanente contato com o transcendental, em comunhão com o Divino. E não se esqueça de que há também os momentos escolhidos para as orações próprias do dia a dia, como, por exemplo, o Terço Sagrado. Quantas graças são alcançadas por meio dessa oração, que nos é estimulada por Nossa Senhora do Rosário de Fátima! O coração do fiel fica cheio de gratidão ao rezar o Terço. E ao término da contemplação dos mistérios da vida de Jesus Cristo, sente-se aquele bem-estar, aquela paz, aquele alívio de dever cumprido para com o Senhor e de fé interior. Como diz o padre Antônio Maria, rezar o Terço é uma boa opção, pois em vez da oração poderíamos estar fazendo algo de ruim, de nefasto, ou mesmo não fazendo nada. E escolhemos a melhor parte: Louvar, por intercessão de Maria,  o Senhor Jesus, que é exemplo para o mundo, é o Deus que veio à terra para nossa redenção. E já disse um santo da Igreja que Jesus é “humanamente divino e divinamente humano”, ou um ser humano plasmado à imagem do Divino Criador. Jesus nos salva! 
(OBS,: Pode ser reproduzido, citando a fonte)

Nenhum comentário: