terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Confira notícias: Praias capixabas, feriados em 2012 e curso para feirantes colatinnses


Colatinenses se preparam para férias em balneários capixabas
Como já é tradição, muitas famílias colatinenses já estão se preparando para passar o verão nas praias capixabas mais próximas. Quem já está de férias só espera o tempo firmar para se dirigir às praias. Há famílias que possuem casa de praia e outras que alugam por temporada, a fim de curtir esse que é o período mais alegre do ano. É quando pais e filhos têm mais possibilidade de se divertir e os amigos se encontram com mais descontração, nessa época de recesso dos estudos e do trabalho. As praias mais frequentadas por colatinenses são: Nova Almeida e Jacaraípe (Serra), Praia Grande (Fundão), Barra do Sahy e Coqueiral (Aracruz), Pontal do Ipiranga (Linhares), Guriri (São Mateus), Itaúnas (Conceição da Barra), Camburi (Vitória), Praia da Costa (Vila Velha), Castanheiras (Gurapari), entre outras.
Inclusive já foi iniciada a Operação Verão 2012, com o reforço policial nas ruas. Os policiais militares já estão nas ruas da Região Metropolitana da Grande Vitória e no interior do Espírito Santo. Entre o Natal e o Ano Novo, o reforço maior será nas áreas comerciais para garantir maior tranquilidade à população nos períodos das compras de fim de ano. A partir de janeiro de 2012, o policiamento será destinado às regiões litorâneas do Estado até o dia 26 de fevereiro, quando termina a Operação Verão. Segundo a assessoria de Imprensa da PM, além do efetivo ordinário e das escalas especiais, a Operação Verão contará com 921 policiais militares, incluindo os recém-formados e militares das unidades especializadas (BME, ROTAM, RPMont, BPMA), que atuarão nas regiões litorâneas do Espírito Santo, distribuídos da seguinte forma: CPO Sul: 216;CPO Norte: 193; CPOM: Guarapari: 230; Região Metropolitana da Grande Vitória: 282; Batalhão de Polícia de Trânsito: 72.
...
Feriados nacionais de Natal e Ano Novo caem no domingo. Carnaval será em fevereiro
Você já está pensando nos feriados nacionais nos dias úteis de 2012? Pois bem, para decepção de muita gente o ano já começa com o feriado do dia primeiro (Ano Novo e Dia de Confraternização Universal) caindo no domingo, assim como o Natal de 2011. Vale lembrar que 2012 é ano político, com eleições para prefeitos e vereadores em todo o país. E conforme o novo calendário, no mês de janeiro não há nenhum feriado que caia num dia útil.
O feriado de Carnaval (facultativo) será no dia 21 de fevereiro (terça-feira), mas em muitos estados ou cidades ocorrem vários dias de recesso nesse período por conta da festa momesca, que é tradicional no Brasil. Algumas classes de trabalhadores fazem acordo para folgar nos principais dias da folia.
No mês de março de 2012 não está assinalado nenhum feriado nacional, o que só volta a ocorrer em abril. Confira em que dias da semana caem os outros feriados de nível nacional no novo ano:
Sexta-feira, 06 de Abril: Sexta-Feira da Paixão
Domingo, 08 de Abril: Páscoa
Sábado, 21 de Abril: Tiradentes (Mártir da Independência)
Terça-feira, Primeiro de Maio: Dia do Trabalho ou do Trabalhador
Quinta-feira, 07 de Junho: Corpus Christi
Sexta-feira, 07 de Setembro: Independência do Brasil
Sexta-feira, 12 de Outubro: Nossa Senhora Aparecida (Padroeira do Brasil)
Sexta-feira, 02 de Novembro: Finados
Quinta-feira, 15 de Novembro: Proclamação da República
Terça-feira, 25 de Dezembro: Natal
Fora dessas datas, restam os feriados locais e regionais, que dependem das datas históricas ou religiosas de cada município ou estado. Colatina, por exemplo, tem feriados municipais no dia do padroeiro (Sagrado Coração de Jesus, na sexta-feira, 15 de Junho) e na data magna da cidade (quarta-feira, 22 de Agosto)
...
Feirantes de Colatina terão curso de Higiene, Conservação e Manuseio de Produtos
Representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Semder) se reuniram recentemente com os agricultores que comercializam produtos na Feira Livre de Colatina - realizada aos sábados no Centro da cidade - com o objetivo de discutir estratégias que garantam sempre a qualidade dos produtos oferecidos ao consumidor. Segundo a Semder, a reunião serviu como preparação para a emissão dos alvarás de 2012 para os feirantes. Além de membros da secretaria, participaram da reunião os comerciantes que vendem carnes e embutidos, que definiram as seguintes melhorias: todos os feirantes se prontificaram a usar jalecos ou roupas brancas e um gorro branco. Também ficou proibido o uso da mesa de madeira para o corte de carne, sendo substituída por uma mesa de polietileno para garantir total higiene dos produtos. O ponto considerado mais importante discutido na reunião foi a participação de todos os feirantes no Curso de Boas Práticas de Higiene, Conservação e Manuseio dos Produtos. O curso será oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde por meio da Vigilância Sanitária, com os feirantes recebendo um certificado de conclusão após o término.

Nenhum comentário: