sábado, 25 de julho de 2009

Seag participa de encontro na Escola Agrotécnica de Santa Teresa


A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) participa, neste sábado (25/07), do 9º encontro de ex-alunos da Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa (EAFST), que acontece na própria instituição. O evento, realizado bianualmente, visa manter o forte vínculo criado entre os alunos e a troca de experiência dentre os que estão há mais tempo no mercado de trabalho com os que acabaram de formar.
O encontro, que é uma realização da Associação dos Ex-Alunos da Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa (Asea), prevê uma viagem no tempo para cada ex-aluno, relembrando os bons tempos de aprendizado e convivência. E para reforçar o saudosismo vai ser lançado também o livro ‘Era nos tempos da Escola’ (FOTO), uma publicação que traz crônicas de diversos ex-alunos. Durante a confraternização vai ser apresentado o DVD de fotos ‘Saudosa Escola’, e um CD musical ‘Barracão’, realizado pelos ex-alunos.
A EAFST é de grande importância para o cenário da agricultura capixaba, pois dentre os seus ex-alunos muitos trabalham para o desenvolvimento da área na Seag, e em suas autarquias, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).
De acordo com o subsecretário de Desenvolvimento Agropecuário, da Aquicultura e da Pesca e ex-aluno, Antônio Elias Souza da Silva, a escola fornece uma educação integral que garante além da concepção técnica a formação do cidadão. “A Escola formou profissionais com um excelente gabarito, que ocupam cargos de grande importância nas empresas públicas e privadas, e que tem garantido um bom desenvolvimento tanto da agricultura capixaba quanto a nacional”, afirma o subsecretário.
A Escola
A EAFST teve origem em 1940, quando foi criado pelo Decreto-Lei nº 12.147, de 06 de setembro, do Interventor Federal no Estado do Espírito Santo, João Punaro Bley. Mas o educandário só foi inaugurado no dia 08 de setembro de 1941, sob a denominação de Escola Prática de Agricultura (EPA), com a finalidade de ministrar dois cursos práticos e intensivos a trabalhadores rurais, administrador de fazenda e prático rural.
O nome atual, Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa, foi estabelecido pelo Decreto nº 83.935, de 04 de setembro de 1979, publicado no Diário Oficial da União, de 05 de setembro de 1979, transformada em autarquia por meio da Lei Nº. 8.731, de 16 de novembro de 1993, vinculada à Secretaria de Educação Média e Tecnológica (SEMTEC).
Hoje a escola ministra o Ensino Médio, e os cursos técnicos em Agropecuária, Agroindústria, Agricultura, Zootecnia, Meio Ambiente e Agroturismo.
História da Asea
A Associação dos Ex-Alunos foi criada na década de 80 e, em outubro de 2003, um grupo de ex-alunos residentes na Grande Vitória assumiu a direção da entidade para que pudesse organizar esse reencontro para conversar, relembrar, reviver e impor desafios.
O principal objetivo do evento é a interação dos ex-alunos, o reencontro e a troca de experiências vividas no decorrer dos 67 anos de existência da EAFST, além do cumprimento de extensa agenda social, cultural e festiva dirigida aos ex-alunos e suas famílias.
Programação do evento
Sexta-feira (24/07)
18 horas - Chegada dos participantes, cadastramento e acomodação
20 horas - Seresta promovida pelos ex-alunos
Sábado (25/07)
07 horas - Café da manhã
08 horas - Chegada dos participantes, cadastramento e acomodação
10 horas - Hasteamento das bandeiras
12 horas - Almoço com prosa
13 horas - Abertura da exposição
15 horas - Momento esportivo "Nossos ídolos" (torcida / tempo livre / bate papo)
20 horas - Jantar festivo (traje esporte fino)
21 horas - Lançamento do livro "Era nos tempos da escola" / Apresentação e lançamento do DVD de fotos "Saudosa escola"
22 horas - Noite dançante (traje esporte fino)
Domingo (26/07)
07 horas - Café da manhã
(Inserida por Paulo Roberto Maciel. Fonte: Seag)

Nenhum comentário: